Análise Asus RT-N13

amjpereira

Folding Member
Autor: António Pereira (amjpereira)
Produto:ASUS RT-N13
Data : 18-09-2009

Zwame Análise



2h575er.gif

RT-N13 Router


Introdução



Hoje na mesa de testes recebemos o Asus RT-N13. Este equipamento gentilmente cedido pela Asus para análise pode ser considerado um router de entrada de gama, com um preço a rondar os 65/75€. Além das caracteristicas já presentes nos anteriores equipamentos da Asus, nomeadamente o EzQOS, o Dr. Surf na sua versão mais recente (2.0) a possibilidade de configuração por WPS, e claro a velocidade máxima teorica de 300Mbps, este equipamento obedece á norma RoHS.

O que é o RoHS?

RoHS ou Restriction of Certain Hazardous Substances é uma directiva europeia que proibe a utilização de algumas substâncias consideradas perigosas no fabrico de produtos, nomeadamente o Cádmio, o Mercúrio, chumbo entre outros.

Porquê produtos RoHS?

O problema tem a ver com a reciclagem dos equipamentos electrónicos. A maioria dos equipamentos electrónicos passa o final de vida em latas de lixo ou aterros a céu aberto, e muitos deles sem nenhum controle químico. A água da chuva ácida dissolve o chumbo e outras substâncias perigosas dos equipamentos electrónicos, misturando-se com esses materiais indo directos para os lençóis freáticos, indo dar mais cedo ou mais tarde à água que bebemos.

O chumbo pode afectar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, especialmente o sistema nervoso central. Rins e o sistema reprodutivo também são afectados.

Os efeitos são os mesmo caso o chumbo seja inspirado ou ingerido. Em altas quantidades, o chumbo pode reduzir o tempo de reação, fraqueza nos dedos, punhos ou calcanhar, e possivelmente afecta a memória. O chumbo também pode causar anemia.

A outra novidade, não por parte da Asus mas por parte do IEEE que influencia todos os actuais equipamentos da Asus é a aprovação da norma N. A partir deste momento todos os produtos deixam de ser draft-N para passar a ser N apenas.

Aprofundando mais as caracteristicas deste Asus podemos denotar que o mesmo refere ter uma poupança média de 35% comparativamente aos anteriores modelos desta fabricante.

No preciso momento não temos resultados dos consumos para comparar, pelo que neste caso em especifico teremos que ir pela palavra da Asus.
Especificações

adg5di.jpg



Unboxing



Em baixo seguem algumas imagens, onde podemos observar além das habituais indicações as caracteristicas e funcionalidades deste router, o conteudo da embalagem, assim como um zoom da parte traseira da caixa.

No Kit podemos encontrar um cabo de rede 10/100, um manual de instruções, o cd de instalação rápida, o transformador e claro o RT-N13.​


Incluido neste Kit vem também o impresso de garantia/inscrição na área VIP da Asus.​

SDC10071.png





SDC10074.png








SDC10076.png








SDC10078.png








SDC10081.png
 
Última edição:
Primeiras Impressões



A Asus manteve com este router o mesmo padrão que nos tem habituado nos seus mais recentes equipamentos, apesar do aspecto ser diferente dos demais, como podem verificar pelas imagens, este equipamento é enviado para o mercado com um formato de livro, ao contrário dos normais routers, dando a possibilidade de o colocar na vertical ou horizontal, sendo que na parte de baixo do equipamento podemos encontrar um pé ligeiramente rotativo de forma a melhor apoiar o router.

Os Led's desta vez de cor azul rectangular demonstram a actividade do equipamento, contudo a descrição devido á cor utilizada (preto sobre cinza) dificulta em alguns casos a percepção exacta de qual Led se refere a que opção, não sendo este um problema de maior, pois facilmente após algumas horas/dias de uso se consegue entender todo o esquema e mesmo sem ver a descrição perceber exactamente olhando para o Led qual a função a que ele se refere.

Ao contrário da análise efectuada anteriormente ao DSL-N11 também da Asus, em que os testes foram focados apenas recorrendo a ferramentas de teste gratuitas existentes, tentando dissecar as capacidades reais tanto a nivel wireless como lan do router, desta vez o foco da análise foi alterado.

Irão encontrar alguns testes contudo na sua maioria focamo-nos na utilização do dia a dia mais do que nos testes só por si.

Tivemos em conta que mais do que uma máquina para debitar Mbps um router deve ser um aparelho que consiga em situações de utilização normal, nomeadamente para o uso que foi criado consiga desempenhar as suas funções dando o menor número de falhas possiveis.

Testamos o router no dia-a-dia durante 1 semana, ligado a um modem da Meo, uma vez que o equipamento não tem modem interno e até agora pelo menos a nivel de navegação não foi detectado qualquer problema, a ligação manteve-se sempre bastante estável, tanto a jogar online como na navegação na internet, mesmo com várias ligações em simultâneo (uTorrent a fazer o download de uma distribuição de uBuntu (9.04) não tendo sido detectada qualquer quebra de ligação tanto a nivel da internet, como na conectividade entre o router e o pc, seja a nivel de wireless ou ligando por cabo, nota positiva neste aspecto.

SDC10083.png




SDC10091.png




SDC10112.png



Hardware


Ao contrário do DSL-N11, o RT-N13 vinha ainda com o selo de garantia intacto sendo que em contacto com a Asus me foi pedido para não o abrir, sendo gentilmente cedida a informação do hardware utilizado, referente á ram e rom, mais não nos foi dito senão os valores da mesma.



RAM: 32Mb​

ROM: 4Mb​



Referente ao CPU do equipamento segundo a Asus foi utilizado o Ralink RT2880(imagem em baixo) que segundo a marca (ralink) devido á tecnologia utilizada (MIMObility + processador MIPS) permite que toda a carga de processamento não afecte directamente o processador central da máquina estando todo ele ao encargo do RT2880 composto por um SoC (System on a Chip) onde podemos encontrar além do chip de controlo de acesso de multimédia (MAC - Media Acess Control) o chip de Baseband (termo genérico que descreve o controlador central ou processador de aplicação que gere a maior parte das funções digitais do equipamento) e a tecnologia 2T3R (2 Transmit 3 Receive).​



Segundo a Ralink suporta tanto 5Ghz como 2.4Ghz quando usados em conjunto com o RT2850 ou o RT2820, contudo neste caso segundo as especificações tudo nos leva a querer que seja o segundo chip a ser utilizado pois apenas refere a ligação a 2.4Ghz.​




m9x4dc.jpg
 
Testes

Método de testes
Material Utilizado:
2x cabo UTP cat.6 com saida RJ45
2 pen SMC WUSBS-N2
Pc desktop (Amd Phenom X4, 4Gb de ram)
Portatil (Intel Atom, 1Gb de ram)

Nota: No momento dos testes apenas tive á disposição para testar o equipamento as pen's USB da SMC, pelo que os resultados aqui apresentados podem diferir do resultado final, tendo em conta o bottleneck apresentado pela porta USB.

O que quer isto dizer?

Mesmo que o router suporta-se os 300Mbps teóricos (que não pudemos confirmar) a pen está limitada á velocidade máxima de 150Mbps reais pelo que os resultados obtidos irão ser diferentes caso o teste tivesse sido realizado com um portatil com placa N ou mesmo uma PCI-Express.

Os dados finais devem ser portanto meramente indicativos.

Para testar o router, além dos normais testes de conectividade, nomeadamente ping a determinados sites para confirmar o tempo de resposta do equipamento, foram também utilizadas 2 ferramentas para testar a velocidade de transferência entre equipamentos (PC desktop e portatil).

Qcheck, da Ixia que permite calcular o throughput no momento assim como verificar num broadcast a percentagem de pacotes perdidos.

Jperf de forma a obter um gráfico ao longo do tempo para podermos ter uma leitura mais correcta dos valores obtidos, uma vez que o Qcheck apenas demonstra os valores obtidos através do envio de ficheiro unico e calculando o valor exacto, não nos sendo possivel verificar ou calcular uma média.

Para questões de teste foi desactiva a firewall (SPI) assim como aberta uma DMZ para o IP do computador de destino (Portatil) uma vez que existe registo que o Qcheck não se dá bem com portas fechadas ou SPI.
Conectividade


Em baixo 3 testes para testar o tempo de resposta do equipamento pela seguinte ordem:

Google.com
Jolt.co.uk​
nba.com

Para obter estes valores foram feitos vários pings (20) e obtida a média.
google.PNG




jolt2.PNG


nba2.PNG



Transferência de ficheiros

LAN-LAN

10sec.png
30sec.png
velocidade.png

transferencia.png



LAN-WLAN ( 10 Metros c/1 parede cimento)

10sec.png
30sec.png
velocidade.png


transferencia.png



LAN-WLAN ( 20 Metros c/3 parede de cimento)



10sec.png
30sec.png
velocidade.png



transferencia.png



Firmware Descortinado



Não existe muita diferença entre o firmware no que concerne ás configurações possiveis quando comparadas com o DSL-N11 as grandes diferenças estão na Firewall onde as opções de controlo de acesso por horario já não estão disponiveis e o facto deste equipamento ter uma nova opção disponivel nomeadamente a de operation mode, onde permite com 2 simples cliques (seleccionar e salvar) possa-se alterar o estado do modem de router, para acess point ou Home Gateway.

Contudo nesta versão mais recente (UI 2.0) algumas alterações que referi perturbarem o funcionamento anteriormente estão aparentemente resolvidas. O Dr.Surf apenas avisa 1 vez da dificuldade ficando visivel o tempo suficiente para o utilizador poder seguir o conselho fornecido em vez de aparecer várias vezes seguidas desaparecendo logo de seguida.

 
Última edição:
Conclusões

Ultima Nota



Apesar de haverem várias soluções no mercado neste momento, tendo em conta as caracteristicas apresentadas e com um preço a rondar os 60/75€ este produto é definitivamente um produto a ter em conta caso esteja a pensar adquirir um equipamento para montar uma rede. Bastando estar os dois computadores no mesmo grupo de trabalho, a rede é automaticamente criada sem qualquer dificuldade podendo desde logo começar a trocar ficheiros entre os seus computadores.

Peca por não ter portas gigabit mas se tivermos em consideração que não existe neste momento nenhum serviço, cabo ou net que forneça realmente 100Mbps e se for um utilizador doméstico os 100Mbps são na sua maioria dos casos mais do que suficientes para uma utilização no dia a dia. Obtendo valores proximos dos 96Mbps constantes seja qual for o ficheiro a troca realizada entre computadores será feita de certeza num instante!.​

Aspectos positivos




  • Velocidade obtida tanto por Wireless como por cabo apesar das limitações do hardware utilizado para os testes​
  • Interface de configuração melhorada (novo firmware)​
  • EZQoS (permite alterar a prioridade de tráfego com um clique apenas)​
  • Dr. Surf (programa de auto-diagnóstico e ajuda)​
  • WPS​
  • Alterar o modo de funcionamento com apenas um simples clique​
  • Preço​

Aspectos a melhorar

  • Não ter portas Gigabit.​
  • Não ter porta USB (situação resolvida com a versão mais recente N13U)​
Classificação


zwame200.png



Agradecimento



A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia​
 
Última edição:
boa review :D posso tirar ideias para fazer a do RT-N11?

Claro que podes, é uma analise publica, os métodos de teste estão explicados se tiveres duvida chuta ;)

As velocidades deste router por Wireless são iguais ás obtidas por cabo ou ligando por cabo consegue-se maiores velocidades? boa review

Não tive hipótese de testar como indiquei com uma placa que permiti-se a velocidade real, isto porque fiquei limitado pelo bottleneck existente nos adaptadores USB, mas nos testes realizados, por cabo esteve sempre nos 95Mbps enquanto que no Wireles o máximo que consegui foi 60Mbps estáveis próximos do router.

Presumo que se a placa não estiver limitada consigas velocidades próximas da de cabo quando estiver perto do router, e mesmo longe do router, serve perfeitamente para a utilização diária comparando com os actuais routers G, que o máximo que obtém é de 22Mbps reais.

Cumprimentos
 
Está lá a dizer, leste a review ou só viste as imagens? :P

Qcheck, da Ixia que permite calcular o throughput no momento assim como verificar num broadcast a percentagem de pacotes perdidos.

Jperf de forma a obter um gráfico ao longo do tempo para podermos ter uma leitura mais correcta dos valores obtidos, uma vez que o Qcheck apenas demonstra os valores obtidos através do envio de ficheiro unico e calculando o valor exacto, não nos sendo possivel verificar ou calcular uma média.

Para questões de teste foi desactiva a firewall (SPI) assim como aberta uma DMZ para o IP do computador de destino (Portatil) uma vez que existe registo que o Qcheck não se dá bem com portas fechadas ou SPI.

Cumprimentos
 
:facepalm: ...
é gratis certo? no site tem la umas versoes coisas :D


O Jperf é uma versão gráfica do Iperf, e ambas gratuitas.

Se estas num site com versões "coiso" então estás no site errado.

aqui

qual a diferença entre este e o RT-N15 ?

Tendo em conta o site da asus a única (e bastante significativa) diferença entre o mesmo parece ser

WAN: 1 x RJ45 for 10/100/1000 BaseT;
LAN: 4 x RJ45 for 10/100/1000 BaseT;

Enquanto que o RT-N13 é tudo 10/100

Não sei quanto a performance mas não deve estar muito longe deste modelo.

Cumprimentos
 
Última edição:
o IxChariot é baratissimo, são só 9000€ a licença para load test de 100 maquinas apenas.

É algo que neste momento não é exequível, se bem que seria um bom teste, poder simular que é isso que essa aplicação faz, vários streams de dados em simultâneo de vários protocolos, além dos testes de velocidade que tens.

O Jperf é mais limitado mas dá para calcular a velocidade máxima de transferência de ficheiros o que já é bom.

Cumprimentos
 
Pelo que dá para perceber á primeira vista é só isso.

O problema aqui é que os fabricantes não colocam informação sobre o Hardware utilizado, nomeadamente o CPU, quantidade de RAM e ROM, assim como o chipset utilizado.

Dou-te o seguinte exemplo.

Segundo a press release da Ralink

The RT2880 is a SoC that integrates Ralink's 300 Mbps 2T3R (two transmit, 3 receive) Baseband and Media Access Control (MAC) chips with a MIPS4K CPU. It also supports both the 5GHz and 2.4GHz bands when used with Ralink's transceivers RT2850 and RT2820, respectively.
Ou seja tu realmente não sabes se é dual-band, ou não porque não tens a informação qual o "transceiver" que vem em conjunto com o RT2880.

Tens sempre que ir pelo que a marca te diz, o que como aconteceu com a Linksys nem sempre é real.

Com a Asus pelo menos dos routers que têm enviado sem contar com as limitações encontradas devido ao hardware que eu tenho para as analises, têm cumprido com o publicitado, mas seria sempre algo a ter em conta na compra de um equipamento que é o hardware utilizado.

Cumprimentos
 
qual a diferença entre este e o RT-N15 ?
Tendo em conta o site da asus a única (e bastante significativa) diferença entre o mesmo parece ser

WAN: 1 x RJ45 for 10/100/1000 BaseT;
LAN: 4 x RJ45 for 10/100/1000 BaseT;
Enquanto que o RT-N13 é tudo 10/100

Não sei quanto a performance mas não deve estar muito longe deste modelo.

Quanto às portas WAN/LAN serem só 10/100 no RT-N13, isso significa que nunca se conseguirá obter + que essa velocidade da Internet nem enviar para 1 pc via cabo, certo? Eu sei que estas velocidades são teóricas, mas isso é hoje...

A outra novidade, não por parte da Asus mas por parte do IEEE que influencia todos os actuais equipamentos da Asus é a aprovação da norma N. A partir deste momento todos os produtos deixam de ser draft-N para passar a ser N apenas.
Só mais 1 coisa que não percebi: aqui diz que a norma N nos Asus já não é draft, mas nas especificações técnicas no site da ASUS, continua a aparecer assim... Na caixa do produto, o que dizia?

Actualmente tenho um ASUS WL-500GPV2 e estava a pensar evoluir para outro router, mas norma N, não querendo perder a porta USB para utilizar o servidor de impressão.

A velocidade da norma N será utilizada mais para transferir ficheiros/streaming entre 1 pc e 1 Media Player (via router e pens USB também norma N)...

O que vos parece? Alguma sugestão ASUS (ou não), mantendo a porta USB/servidor de impressão (eventualmente mantendo o WL-500GPV2 ligado via cabo rede ao novo router)?

Obrigado desde já por qualquer ajuda...
 
Última edição:
Back
Topo