1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ASUS S96J(X1600) ou COMPAL HEL80(7600)

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Cuniliguns, 26 de Novembro de 2006. (Respostas: 22; Visualizações: 2141)

1. Cuniliguns

Cuniliguns Power Member

Boas Pessoal!
    Ja tou a procura dum portatil que me enxa as medias ha algum tempo.encontrei numa loja no Campo Grande (*****) k tem dois barebones,Compal(HEL80) e Asus(S96J), e ke podemos escolher a configuraçao que quisermos.Para mim vai ser processador T7200 ,2Ghz Memoria RAM,120Gb SATA 5400 rpm para ambos.Estes portateis so diferem na placa grafica e um tem mais uma entrada usb mas o relevante mesmo é a placa grafica.O Asus tem a X1600 com 256 Mb dedicados+256Mb xupados á Ram, enquanto que o Compal tem a Nvidia 7600 com 256Mb dedicados sem tirar nada á Ram.
    A minha duvida é a seguinte.Com 256 Mb de memoria extra na placa, no caso da X1600, a placa tem de fazer bem a gestao da memoria o que pode atrasar o processamento, assim nao será melhor escolher a Nvidia que tem só os 256 Mb dedicados e nao mexe na Ram?Ja me disseram que a quantidade de memoria numa placa grafica (64 Mb, 128Mb,256 512) tem só a ver com a resoluçao que se vai utilizar ou seja num portatil com 15.4" irei utilizar a resoluçao de 1024x768 ou talvez 1152x864 e 128 Mb xegam perfeitamente para se obter esta resoluçao...será isto verdade? Obrigado a todos!:D
    Ja agora opinem tb em relaçao as dif entre os chassis etc....

2. sl4ck

sl4ck Power Member

2Ghz de RAM? ou 2Gb ? :D

Quanto á resolução, muito provavelmente a que vais usar é a nativa, pois normalmente o resto tem por regra meter nojo aos olhos.

Quanto aos 512Mb Hypermemory vs 256 Dedicados, axo que podes (atenção, nao tenho a certeza) definir apenas os 256 dedicados na x1600 e deixares os outros 256 quietinhos no sistema.

Mas informa-te melhor

3. balute

balute Power Member

A x1600 só usa os 256mb da ram quando for necessário, e não vai baixar a performance.

Quanto a x1600 vs 7600, é ela por ela... a x1600 é melhor em certos jogos, a 7600 é melhor noutros. Há quem diga que a x1600 é ligeiramente melhor, mas a diferença é mínima.

Quanto ao chassis, o do hel80 é mais sólido e resistente, de acordo com várias opiniões/reviews. O hel80 também é melhor em termos de características: leitor de impressões digitais, sintonizador de TV (opcional), expresscard+pcmcia (os dois num só portátil). :D

O que te pode levar a escolher o s96j é o melhor teclado (o do hel80 é um pouco flexível) e a ligeira performance extra da x1600.

4. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

A 7600 é muito melhor.

A X1600 tem 256Mb próprios mas são usados sempre com uma largura de banda de 64bit. Só quando vai roubar memória ao sistema é que passa a ter os 128bits de largura de banda. No entanto, mesmo estes 128bits (64+64) estão limitados à memória mais lenta do conjunto, neste caso, a do sistema.
    Não te preocupes com a quantidade de RAM.

A 7600 tem um bus de 128bits e usa memórias muito mais rápidas (GDDR3), o que se traduz em cerca do dobro da largura de banda.

Tambem a 7600 tem 12 full pipes e a X1600 tem apenas 4 pipes e 12 pixel shaders.

Resumindo, a 7600 Go deve variar entre mais 50% e o dobro da performance da X1600, para o mesmo sistema.
    Em relação à quantidade de memória tambem não há motivo para preocupações. Para as resoluções que o portátil dá eu duvido que a gráfica vá usar mais do que 128Mb na maioria dos jogos, quanto mais 256.

Se é para jogos, não há sombra de dúvidas, o Compal é melhor.

5. balute

balute Power Member

ToTTenTranz, deves estar a falar da Go7600GT. A 7600 tem 8 full pipes e é DDR2, se não estou em erro.

6. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Yap tens razão, o rojakpot é que tem essa informação mal e eu vi por lá.
    No entanto, o facto de não usar memória do sistema ainda a coloca em larga vantagem.

Convem não esquecer que os resultados que andam aí do notebookcheck são da X1600 com memória dedicada, e não hypermemory. Esta versão é a hypermemory o que faz da X1600 muito mais lenta que a do notebookcheck.

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Errado. Na pratica as coisas sao diferentes da teorica.
    Se fores ver reviews do Compal todos dao fraca performance da 7600GT.

Quer no 3dmark 2005, quer no 3dmark 2006 o Compal é sempre batido pelo Asus.

Compal:
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3060&review=Compal

Cons:
    * 3D performance not as high as other systems with same card

Asus:
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3170&review=Asus+S96j+/+Z96j
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3157&review=Asus+Z96J

Esta versao nao so é hypermemory como tb é dedicada.
    Dos seus 512mb metade sao dedicados (256mb) e so a outra parte é hypermemory. No minimo ela é tao performance quanto uma so dedicada (notebookcheck) e com o hypermemory sempre consegue sacar mais um bocado de FPS a mais.

Última edição: 26 de Novembro de 2006
  8. balute

balute Power Member

Isso tem mais a ver com o facto da 7600 do Hel80 vir underclocked de fábrica.

9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Claro, mas aqui tamos a falar de portateis e nao de graficas.
    Ate pq se ela vem underclocked é pq aquece demais ou gasta demais para o portatil que é.
    E para vir a default necessitaria de melhor dissipaçao e consequentemente mais peso, mais calor e um preço superior.

10. balute

balute Power Member

Se pesquisares no fórum da notebookreviews, vais encontrar dezenas de pessoas com overclocks estáveis acima de 20% na go7600. É por essas e por outras que recomendam este portátil :D

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Pois acredito, mas apesar de ter o meu fixo todo overclockado nao recomendo nada qualquer espécie de overclock em portateis, ainda para mais em modelos 15,4 altamente compactados.

Quer o CPU quer a grafica deste portatil vou sempre manter em default apesar de tb ter margens para overclock ;)

12. ricreis

ricreis Power Member

13. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Mas os 256Mb dedicados usam um endereçamento de 64bit. Logo ou rouba memória ao sistema ou tem uma performance bastante aquém do potencial.

14. balute

balute Power Member

Na prática, a performance das duas placas não deixa de ser muito semelhante. Não em termos de 3dmark, mas sim em FPS que atingem nos jogos.

15. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

No meu caso como tenho 2Gb de ram é sempre a bulir, pode levar a ram que quizer :D

16. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Mas estás limitado à velocidade da memória do sistema, o que castra bastante a largura de banda da gráfica.

17. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Nos 256mb hypermemory tou limitado á velocidade do sistema, mas nos 256mb dedicados nao tou limitado a nada. Ta limitado á velocidade da Vram (370Mhz x2) + bus de 128 bits.

Alias tenho scores bem superiores a todos os das reviews que mostrei em cima.
    3dmark 2005- 4000
    3dmark 2006- 2000

O hypermemory nao é uma killer feature, mas se ajuda um pouco e da mais uns frames extra é de aproveitar.

Última edição: 27 de Novembro de 2006
  18. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Nop. O controlador de memória do RV550 é apenas de 128bits, 2*64 e não suporta velocidades de memórias distintas entre os dois buses de 64bits.

Ou seja, quando usas a memória dedicada tens apenas um bus de 64 bits. Quando usas a memória do sistema tens um bus de 128bits, mas a memória dedicada faz automaticamente downclock para a velocidade da memória do sistema.

Independentemente dos resultados que obtens em 3DMarks e afins.

A placa seria muito mais bem aproveitada se os 256Mb estivessem divididos em 128Mb+128Mb para ter o controlador de memória a 2*64bits como na versão desktop. O Hypermemory é uma porcaria porque dá para os fabricantes dizerem que o gpu tem uma enormidade de RAM mas na prática só lhe tira performance.

Funciona muito bem é no marketing.. mas isso é outra história.

19. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Eu percebi, mas quando lanço um jogo ele nao faz downclock á ram da grafica se abrir um utilitario para ver os clocks. Funciona a 370 a memoria dedicada e a do sistema funciona aos 333Mhz normais.

E mesmo assim as X1600 256Mb sem Hypermemory que supostamente iriam utilizar os 128bits todos so para a memoria dedicada têm score inferiores a uma X1600 512mb Hypermemory (256mb dedicado + 256mb hypermemory) quer em 3dmarks quer em jogos.

20. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Hum? Essa é nova.. fonte disso?
    Estamos a falar de sistemas com o mesmo CPU?

Partilhar esta Página