• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Asus Strix Vega 56 ou Sapphire Pulse Vega 56

ArestasM

Power Member
Boas a todos,

Possuo uma GTX 1080 Gigabyte G1 gaming que após dar alguns problemas devolvi à Amazon. Estava a pensar agora trocar para a Vega 56 ou Vega 64 devido as semelhanças de performance com a 1080 mas a preços mais em conta.
Recomendam a Vega 56 ou 64?.
Estava a ver uma Asus Strix Vega 56 a 325€ ou a Asus Strix Vega 64 a 426€...

Obrigado
 
Uma VEGA 64 é uma VEGA 56 com overclock, praticamente. Portanto é ir para a 56 e se quiseres mesmo a performance extra podes fazer overclock.

Pelo que li é recomendado fazer undervolt nas Vega para obter o máximo rendimento e temperaturas e consumos de energia mais baixos.
Sabes dizer me um bom tutorial para aprender a fazer isso e o software que devo usar?
 
Uma VEGA 64 é uma VEGA 56 com overclock, praticamente. Portanto é ir para a 56 e se quiseres mesmo a performance extra podes fazer overclock.
também nao é assim linear.
tem mais musculo e melhores componentes de base. As memorias por default esticam mais do que as que vem as 56.
com parametros default a 64 é cerca de 10% mais rapida que a 56. Com OC a diferença é maior

Se vale os 100€ a mais ? se calhar para a maior parte das pessoas não
 
também nao é assim linear.
tem mais musculo e melhores componentes de base. As memorias por default esticam mais do que as que vem as 56.
com parametros default a 64 é cerca de 10% mais rapida que a 56. Com OC a diferença é maior
Por isso é que eu disse "praticamente"..se fizeres overclock a uma VEGA 56 deves ficar para aí com -5% de performance em relação à VEGA 64 stock...
A meu ver não faz sentido nenhum gastar 30% mais por um incremento de 5/10% na performance...
 
Devido á diferença de 100€ e ao ainda maior consumo energético da Vega 64 vou optar pela Vega 56.
Aconselham a mexer na voltagem da mesma?.
Vi alguns comentarios a defender que isso permite aumentar a performance e reduzir a temperatura da mesma.
Conseguem indicar me um bom tutorial para aprender a realizar o processo e quais os programas mais adequados para o efeito?
 
também nao é assim linear.
tem mais musculo e melhores componentes de base. As memorias por default esticam mais do que as que vem as 56.
com parametros default a 64 é cerca de 10% mais rapida que a 56. Com OC a diferença é maior

Se vale os 100€ a mais ? se calhar para a maior parte das pessoas não


Pois, o problema é que em alguns benchmark que vi a Vega 56 até chegava a debitar mais fps que a Vega 64 e em outros perdia por entre 5-10 fps. Na minha ideia, quando a Vega 56 ficar curta para jogar em 1440p também a Vega 64 o deverá estar por isso mais vale poupar ja os 100€ :joker:
 
Pelo que pesquisei em questões de aquecimento está ao nivel da Asus, que costuma ter optima refrigeração e dos overclock mais altos

O problema da Asus é as temperaturas que podes ter nas VRM isto porque o sistema de cooling da Asus não faz contacto com uma parte das VRM e isso pode causar algum throtling devido ás temperaturas de mais de 100 graus nas VRM mas tambem é verdade que supostamente esse problema das VRM já esta resolvido pela a Asus ao acrescentar uma peça metalica para fazer contacto.
Tambem podes e deves fazer undervolt e assim terias umas melhores temperaturas nas VRM e na placa no seu global.

Agora o que pode acontecer é comprares uma Asus que seja de um batch mais antigo que possa ter esse " problema ".
 
O problema da Asus é as temperaturas que podes ter nas VRM isto porque o sistema de cooling da Asus não faz contacto com uma parte das VRM e isso pode causar algum throtling devido ás temperaturas de mais de 100 graus nas VRM mas tambem é verdade que supostamente esse problema das VRM já esta resolvido pela a Asus ao acrescentar uma peça metalica para fazer contacto.
Tambem podes e deves fazer undervolt e assim terias umas melhores temperaturas nas VRM e na placa no seu global.

Agora o que pode acontecer é comprares uma Asus que seja de um batch mais antigo que possa ter esse " problema ".

Tem alguma forma de verificar se a minha já possui essa peça após receber a mesma?. Ou o numero dos lotes afectados?
 
Encontrei também a MSI Radeon RX Vega 56 Air Boost a um valor abaixo dos 300€.
Como esta placa é do tipo blower e a minha caixa é uma Corsair 400C com três ventoinhas frontais de intake de 120mm, uma traseira de 120mm de saída mais uma no topo de 140mm de saída, conseguiria temperaturas do sistema e placas mais baixas?.
Seria melhor opção em relação à Vega 56 da Asus?
 
As blower são menos sensíveis à ventilação da caixa, até. Logo que tenhas (que tens) ventoinhas a meter ar fresco a nível da gráfica, o resto é um bocado indiferente. De resto, uma 56 abaixo dos 300€, mesmo sendo uma blower, parece-me um bom negócio.
 
Tem alguma forma de verificar se a minha já possui essa peça após receber a mesma?. Ou o numero dos lotes afectados?
Não sei dizer esse problema foi detectado á uns meses atrás e supostamente foi corrigido digo supostamente porque existe pessoal que comprou já este ano e tem problemas agora lá está pode ser de um lote antigo. Mas se fizeres undervolt algo que é obrigatório quase nas Vega as VRM ficam bem mais frescas.
 
As blower são menos sensíveis à ventilação da caixa, até. Logo que tenhas (que tens) ventoinhas a meter ar fresco a nível da gráfica, o resto é um bocado indiferente. De resto, uma 56 abaixo dos 300€, mesmo sendo uma blower, parece-me um bom negócio.

Mas as blower possuem temperaturas de funcionamento bastante mais altas que as outras certo?. Ou seja, a Asus em principio daria temperaturas mais baixas e um clock mais elevado de origem?
 
ArestasM mandei vir uma Strix 56 a ver se tem algum problema a nivel de VRM mas é algo fácil de resolver com undervolt que é obrigtório mas de onde mandei vir tambem tem em stock a Pulse da Sapphire.
 
Consegues ver no gpuz, se tiver temperaturas acima dos 100 nos VRM é porque tem esse problema, mas esse problema é corrigivel até certo ponto fazendo undervolt o que irá fazer baixar as temperaturas nos VRM.
 
Devido á diferença de 100€ e ao ainda maior consumo energético da Vega 64 vou optar pela Vega 56.
Aconselham a mexer na voltagem da mesma?.
Vi alguns comentarios a defender que isso permite aumentar a performance e reduzir a temperatura da mesma.
Conseguem indicar me um bom tutorial para aprender a realizar o processo e quais os programas mais adequados para o efeito?
Alguem aconselha um bom tutorial para esse efeito?
 
Back
Topo