Problema asus tuf a520m plus + ryzen 5700G

Tec_Fil

Power Member
Boas,

Estou com um problema estranho em mãos.
Montei um media center com uma tuf a520m plus (bios atualizada para suportar o processador) e um ryzen 5700g como base com uma corsair cx400w, sei que não é nada de outro mundo mas não deveria dar stress nenhum.

O que se passa é que fico sem sinal video no arranque do SO (ou mesmo a arrancar por uma pen usb).
Já fiz testes de despiste como usar a ram em dual e single channel (tenho um kit adata xpg 3200mhz) assim como usar uma ram diferente que tenho aqui por casa, SSDs diferentes (M2 nvme e sata) assim como HDDs e cheguei a fazer instalação do SO num outro pc para usar o disco como arranque.

A fonte não aparenta estar estragada que ela funciona bem com o meu outro pc fixo cá de casa com uma aorus elite b450, um 3700x e uma rx570 (só para experimentar utilização normal sem jogar para não puxar pela gráfica).
A motherboard já esteve em utilização no passado com um ryzen pro 2100ge, que utilizei para atualizar a bios para a última versão disponível antes de o vender e trocar pelo 5700G.
O que é que acham que possa andar aqui menos bem antes de me redimir e desmantelar os dois pcs para experimentar a tuf a520m plus com o 3700x e a rx570?
Consigo estar na bios uefi sem problema nenhum e quando vai para arrancar por usb ou por algum disco vai duas vezes ao splash screen de boot e depois fica sem imagem, o resultado é o mesmo com ubuntu e windows
 
E num momento de "desespero" decidi experimentar com um monitor que tinha para aqui arrumado e não é que funciona as expected?

É alguma definição da TV da sala que está a lixar a coisa
 
que teve tens? provavelmente alguma definição da porta de HDMI poderá estar a causar o problema.... a minha antiga panasonic CX700 por exemplo so se dava bem com a box da vodafone se nas definições HDMI da TV colocasse em MODO 1.... é questao de ires experimentando as varias opções que a tua tv tem ate acertares numa....
 
Viva,
Tenho uma Toshiba 43UL3B63DG e aparentemente era mesmo um cabo hdmi mais fraco que estava a ser utilizado, troquei por um mais espesso e não tive stress
 
Back
Topo