Análise Asus V1S

AnYGoOd

Power Member
EDIT: ACTUALIZADO OS BENCHMARKS. ADICIONEI TAMBEM BENCHMARKS NO WINDOWS XP E TAMBEM O NOVO RESULTADO DO WINDOWS DE EXPERIENCIA DO WINDOWS.

A NVIDIA LANÇOU A POUCOS DIAS UNS DRIVERS NOVOS O QUE FEZ COM QUE A PERFORMANCE TIVESSE MELHORADO SUBSTANCIALMENTE O QUE FEZ COM QUE OS ANTERIORES RESULTADOS DESTA REVIEW TIVESSEM DESACTUALIZADOS.



Razões para a compra

Depois de cerca de 3 anos com um Asus M6N decide que era altura para entrar no mundo dos Core 2 Duo. Desde logo defini aquilo que procurava. Um computador até 15’, que fosse elegante, robusto, com uma qualidade de construção acima da média e que não fosse mau para jogar. Muito procurei até chegar à minha escolha: Asus V1S


Configuração

• CPU: T7500 2.2ghz, 800mhz FSB, 4MB cache
• RAM: 2x1GB 667mhz
• LCD: 1440x900 + Colour Shine
• HHD: 160GB 5400RPM Sata
• WLAN: 4965AGN 802.11n
• GPU: Nvidia 8600GT w 512mb DDR2
• Battery: 8Cell 5200mAh + 6cell 3600mAh
• DVD-RW
• Outras Portas: 3xUSB, E-Sata / USB combo, FireWire, HDMI, S-Video, Card Reader, ExpressCard /54, VGA, Gigabit Lan + Modem Port, BlueTooth, Stereo In, Stereo / Spdif out


A entrega
O portátil foi encomendado no dia 5 de Setembro de 2007 e só chegou no dia 24 de Outubro. Shame on you POWERON!!! Não recomendo esta “lojazeca” a ninguém. Tinha de estar CONSTANTEMENTE a saber os desenvolvimentos pois parecia que se esqueciam dos clientes…. MUITO MAU.


Performance
Este computador é uma besta. É capaz de ter milhentas aplicações abertas ao mesmo tempo e continua sempre pronto para abrir uma nova janela ou para abrir o photoshop. A diferença em multitarefa do meu antigo Centrino 1.6 para este Core 2 Duo é como do dia para a noite. Jogar pró evolution soccer a 1440x900, ouvindo musica, estando no Messenger isto tudo ao mesmo tempo é algo impensável para mim…. Até agora! :D


Design
Mal se retira o portátil da caixa percebe-se logo que é de top. O portátil é incrivelmente fino e tem um aspecto fabuloso, especialmente quando se liga. Os poucos leds que tem são extremante elegantes e funcionais.

Embora muitos prefiram a Fan na parte de trás do portátil a mim não me faz diferença que no V1S seja do lado direito. As portas USB são mais abaixo pelo que é difícil sentir o calor na mão quando se liga lá algo.

Qualidade de construção
No global o portátil é muito bom. É feito de uma liga de alumínio que lhe empresta muita qualidade e que deixa adivinhar que tenho aqui um portátil para muito tempo. As dobradiças também são muito mais resistentes que as do meu anterior M6N. Espero que aqui a Asus tenha feito o seu trabalho de casa e que passados alguns meses não comecem a ficam com folga….
O sitio onde os pulsos pousam são também feitos da tal liga de alumínio (i guess), por muito que tente dobrar não tenho hipótese.


Software oferecido
Fiquei bastante agradado com as aplicações que vêm pre-instaladas no computador. Trazia uma instalação completa do Office 2007 em Português, uma versão de teste de 90 dias do Symantec Internet security e do Nero Essentials, e outras aplicações da Asus que são bastante úteis.

Portas
O V1S tem um sem número de portas que a maioria dos portáteis não tem. Destaco as portas E-Sata e HDMI. Ter porta HDMI basicamente quer dizer que tenho aqui entretenimento até dizer basta…. Especialmente quando existe cada vez mais filmes em HD para ser…. consultados :D. Finalmente vou tirar proveito da minha TV de Alta Definição. (Shame on you, TV Cabo) :D


Lado esquerdo
26090.jpg

Gigabit Ethernet, S-Video, VGA, 2xUSB, HDMI, Modular bay - DVD



Lado direito
26094.jpg

DC Jack, Modem Port, exhaust port, FireWire, USB, Mic, Spdif/Stereo out, Esata/USB combo port, Card Reader Expresscard/54


Teclado
O teclado é bastante competente. As teclas estão bem espaçadas e as teclas de atalho estão bem arrumadas também. Apenas não gostei dos estalidos da tecla Enter. Mas ainda vou ver se da para reparar…:cool: Muito boas são também as opções de desligar a Wireless e o Bluetooth pelo teclado.:001:

26088.jpg



Touchpad
Não gostei do Touchpad. É difícil de carregar nos botões e a sensibilidade não é a melhor. Aqui talvez se correr o utilitário de configuração (que ainda não o fiz…) possa resolver esta situação.


Benchmarks

3DMARK 06 (Windos Vista)

padrao-48cxopgvf.gif




3DMARK 06 (oVERCLOCKED com Riva Tuner a 610/490)

oc-48cxo6qty.gif



3DMARK 06 (Windos XP)

padraoxp-48cxoxjx2.gif



3DMARK 06 (oVERCLOCKED com Riva Tuner a 610/490)

ocxp-48cxoj1df.gif


Indice de experiência do Windows

vista-48cxp2lwn.gif



Ecrã
A resolução é bastante boa (1440x900) e na minha opinião é a ideal para um portátil de 15’. Existe uma ligeira folga na zona da webcam se tentar dobrar mas nos outros pontos do ecrã não da para dobrar o LCD.
O V1S trás também a tecnologia splendid video que permite ao utilizador mudar as definições padrão do ecrã com apenas um clique.

O ecrã, apesar de ter uma boa resolução, não me parece ter uma qualidade fora do normal especialmente quando comparado com os Sony Vaio. Classificava-o assim com médio / bom.

Calor e barulho
O CPU não gera calor capaz de estrelar ovos. Em idle o CPU chega aos 48-50C e a 100% vai aos 67C.
A fan é praticamente inaudível, na realidade só a oiço quando faço overclock à gráfica :D


Altifalantes
O ponto mais fraco do portátil. Comparando com o resto das características é claramente o parente pobre do computador. O som não é definido e mesmo com o som no máximo é difícil de ouvir com clareza especialmente em ambientes que não o de casa.


Bateria
Podia ser melhor mas para as caracteristicas que o portátil tem acaba por não ser mau. Como tem uma segunda bateria atenua esta situação. Dura 1H30 a jogar ou a executar aplicações pesadas. Dura 2H30 no Word ou a navegar na internet.


Sistemas Operativos
Assim que recebi o portátil, e aproveitando a partição do HDD que já vinha de origem, instalei logo o XP. Para o fazer tive que criar um Windows XP com o N-Lite onde embebi os drivers do disco SATA para que o sistema operativo pudesse “ver” o disco.

O computador com Windows XP ficou ainda mais rápido mas como não existem verdadeiros drivers para XP e há algumas funcionalidades que não funcionam, resolvi voltar ao Vista. Quando houver (a Asus já começou lançar drivers para XP para V1S no seu site oficial) voltarei a instalar.

Avaliação Global
O portátil tem tudo o que preciso e não sou parado na rua pela polícia por suspeitas de ter um dispositivo estranho nas mãos (Asus G1S) :lol: . Claro que tem as suas falhas mas no geral é extremamente competente. É leve, potente e o preço não é assim tão elevado. Recomendo este portátil a quem não abdica da qualidade e do sentido de design discreto.

Pros:
• Boa resolução do ecrã
• Performance brutal do duplo processador Core 2 Duo.
• Grande quantidade de interfaces de comunicação (especialmente a porta HDMI)
• Boa qualidade de construção
• Grande capacidade para correr jogos da ultima geração.

Cons:
• Não gostei do Touchpad (talvez configurando melhor?)
• O ecrã não é de topo
• A bateria podia durar mais… se bem que tem duas baterias… :zzz:
• Não existe suporte official para o windows XP (Se bem que a Asus já começou com este trabalho…)
• O som é sofrível. Quem dá muita importância a este factor vai ter de comprar umas colunas externas


ATENÇÃO:

Esta review teve como base uma anterior avaliação de um outro forum. Como concordava com grande parte, adaptei para a nossa lingua e adicionei aquilo que na minha opinião faltava.

Os benchmarks fui eu que fiz porque tinha resultados bastante melhores que os apresentados na review original. Existem vários Hotfixes e drivers novos que melhoram a performance da gráfica.
 
Última edição:
Parabéns pelo trabalho. Acho que já estava a fazer falta uma review desse portátil aqui na Techzone. ;)

Os resultados da gráfica em overclock também são interessantes. Notem que as frequências default são 475/400 mhz (core/memory). Também convém mencionar que não se nota o calor gerado, excepto na zona do touchpad, mas nada de especial.

Movi a thread para a secção de reviews.
 
Humm então o V1S vendido em Portugal não era suposto ter micro DVI em vez de HDMI ?

Sabes se a powerON foi comprar lá fora ou esse é dos distribuídos em Portugal ?

Uma vez que usaste as imagens do notebookreview, confirma se realmente o teu tem mesmo HDMI.

Qual das baterias é que dura 1h30m a jogar ?
 
Última edição:
Humm então o V1S vendido em Portugal não era suposto ter micro DVI em vez de HDMI ?

Sabes se a powerON foi comprar lá fora ou esse é dos distribuídos em Portugal ?

Uma vez que usaste as imagens do notebookreview, confirma se realmente o teu tem mesmo HDMI.

Qual das baterias é que dura 1h30m a jogar ?



Embora o autocolante que vem no portátil diga dvi, posso confirmar que é mesmo HDMI (testado na minha TV over and over again :) )

A bateria que testei é a de origem, a outra ainda nem saiu da embalagem.... :s

Abraço
 
Quais são todas as resoluções que este portátil suporta? Alguém sabe?

Eu estou indeciso entre este e o G1s porque as características deste ultimo são melhores, para além de oferecerem o disco externo 160Gb, embora tenho um ar de gammer e eu não quero um portátil para isso...

Será que o V1s também dá para funcionar com a mesma resolução do G1s (1440x900)?? Pelo que sei a resolução vai até 1650x1080 mas dá para reduzir para alguma intermédia até 1280?

Era fixe que alguém soubesse isso...
 
Última edição:
A resolução nativa do ecrã do V1S é 1440x900 (WXGA+). Qualquer resolução acima desta vai ultrapassar as bordas do ecrã, e uma resolução mais baixa vai tornar as imagens e o texto desfocados.
 
Back
Topo