Discussão Asus WL-500 Deluxe. Vária informação útil

Amazing_Randy disse:
Já te dou uma ajuda nisso, vou comprar ali só o kit do clix que só me fizeram a desagregação ontem :x2:
Depois fico com uma base semelhante à tua para testes :D

Sim, o modem é na porta WAN e a lentidão a ler e escrever é apenas para os dispositivos USB e é igual neste, não percebi ao certo o porque, mas todos se queixam disso.
Presume-se que mal implementado a parte de USB.
Quando vires fumo negro por aí, já sabes fui eu e o equipamento já não funciona :D

Nice:)

O que podemos fazer é depois colocar screenshots com duvidas. Eu vou ter muitas principalmente a configurar o wireless. Não quero deixar isto aberto para o pessoal navegar às minhas custas.
Eu imagino que receba o router ainda de manha por isso vamos lá a ver como corre:)
 
Ora bem, quanto à tua dúvida se a firmware é a do 500gx , sim, é.
Pelo menos é essa a resposta que obtenho no forum do oleg.

De resto só amanha consigo comprar o modem para o clix em Lisboa, que aqui no Pinhal Novo já não encontrei.
Mas ao menos o voip já bule novamente :x2:
 
Amazing_Randy disse:
Ora bem, quanto à tua dúvida se a firmware é a do 500gx , sim, é.
Pelo menos é essa a resposta que obtenho no forum do oleg.

De resto só amanha consigo comprar o modem para o clix em Lisboa, que aqui no Pinhal Novo já não encontrei.
Mas ao menos o voip já bule novamente :x2:

Parece que ganhei então:x2:

Acabou de chegar. Fiz o quick setup e escolhi encriptação média. Imagino que tenha a minha ligação protegida.
Vou agora ver se vejo mais umas coisas e se consigo fazer o update do firmware para o do Oleg e depois configurar tudo direitinho.

Depois actualizo o post.
Modem ligado à porta WAN e o PC a uma das LANs. O portátil fica para depois.
Até agora 5 estrelas:)

Edit:
Ainda falta ver como se pode fazer para ligar o modem de modo a aproveitar as HH...
 
Última edição:
Um conselho que dou sempre é, darem uma vista de olhos na firmware original, até podes nem ter necessidade de colocar a do oleg.
Ainda assim, só com as do oleg é que se tira real proveito do equipamento.
O meu está só a funcionar como AP ainda.
 
Amazing_Randy disse:
Um conselho que dou sempre é, darem uma vista de olhos na firmware original, até podes nem ter necessidade de colocar a do oleg.
Ainda assim, só com as do oleg é que se tira real proveito do equipamento.
O meu está só a funcionar como AP ainda.

Demasiado tarde:)
Já meti o do oleg. Apareceram mais 549 mil opções que escusado será dizer são mais 549 mil que não percebo quase nada. É engraçado à medida que passamos com o rato abrir uma caixa de texto com a explicação.

No Wireless advanced selecionei Hide SSID e Set AP Isolated. Imagino que esta ultima seja util caso tenha algum problema pq nunca vou ter mais do que 1 dispositivo wireless ligado á minha rede. Nâo sei se dará problemas de partilha com os pcs ligados por cabo.
O AfterBurner está disabled. Não percebo bem todas as implicações.

Vou dar uma vista de olhos pelo manual.
 
Bom, o Hide SSID é muito boa politica. Coloca o AP isolado quer dizer que nenhum cliente wireless pode comunicar com outros clientes.
Convem também colocares no Access Control a lista dos mac address que permites que se liguem ao router.
Não é 100% fiável sem outras regras de segurança, mas em conjunto com o WPA-SK dá uma segurança extra.

Pessoalmente acho que é uma ideia colocar as firmwares do oleg, mas nem todos gostam, em especial pelas milhentas coisas novas que aparecem.
Ainda assim, nada que uma voltinha no forum do oleg nao resolva.

Acho que depois desse router, só mesmo o WL-700, o resto é paisagem (isto para home users, claro).
 
Já comecei a patinar:)

Não consigo meter o portátil a funcionar via wireless. Pelo que eu percebo ele fica com um IP fora do range do router. O sinal é excelente mas mais nada.
Não encontro a opção de Hide SSID. Será que fica invisivel depois do upgrade do firmware?

Depois tem um zilião de opções que não sei que faça.

telnet access: Devo deixar enabled
LPR printing?
RAW printing
Wave Server não sei o que devo meter em nenhum destes.


No sistem setup mudei o nome e a password mas para aceder continua a ser com as default. Estranho.

Onde vejo o Mac adress da placa wirelless para colocar no access control?

Net com fios funca bem. Ubuntu tb funca sem alterar nada para o que tinha.

Depois de martelar aqui um bocado e de aprender mais umas coisas parece-me que a coisa vai.
 
Ora bem, o Hide SSID é no UAIRELÉÇE > Advanced.

O Telnet access podes desactivar, a não ser que uses telnet para aceder ao router. Os outros podes deixar por defeito.
Para veres no teu portatil o mac da placa de rede, vais a uma prompt e escreves "ipconfig /all" no caso do windoze.
Quanto a acessos wireless nem me digas nada que consigo aceder ao router pelo portatil, por uma placa pci, só uma *** de uma compactflash é que não vai lá nem à lei da bala! >( >(
 
Eu tenho um destes bixos :D! Grande compra. Excelente em quase tudo (tem que ter algumas falhas :D)!

Ainda estou a usar o firmware original, mas gostava de saber se esse firmware "alterado" permite o acesso web? Não sei aonde lí, mas não lembro de ver nenhuma referência a isso, mas apenas ao acesso telnet.

Se assim for, dou uma voltita com o firmware "alterado" :D.
 
Amazing_Randy disse:
Ora bem, o Hide SSID é no UAIRELÉÇE > Advanced.

O Telnet access podes desactivar, a não ser que uses telnet para aceder ao router. Os outros podes deixar por defeito.
Para veres no teu portatil o mac da placa de rede, vais a uma prompt e escreves "ipconfig /all" no caso do windoze.
Quanto a acessos wireless nem me digas nada que consigo aceder ao router pelo portatil, por uma placa pci, só uma *** de uma compactflash é que não vai lá nem à lei da bala! >( >(

telnet desactivada.

Não percebi bem em relação ao portátil. Não me digas que não consegues aceder via wireless. Essa foi a principal razão de ter comprado o router.
A mim quer-me parecer que eu não consigo por não perceber nada do assunto:)



tkm_[pt] disse:
Eu tenho um destes bixos :D! Grande compra. Excelente em quase tudo (tem que ter algumas falhas :D)!

Ainda estou a usar o firmware original, mas gostava de saber se esse firmware "alterado" permite o acesso web? Não sei aonde lí, mas não lembro de ver nenhuma referência a isso, mas apenas ao acesso telnet.

Se assim for, dou uma voltita com o firmware "alterado" :D.

Pelo que li fiquei com essa ideia.
Qto á mudança para o novo firmware eu acho que vale a pena pq aparecem mais opções. O oleg parece que percebe mesmo da coisa:)
Eu acabei de o receber e mudei o firmware:)
 
Tb tenho um bixo desses. Aconselho vivamente. ;)
Quem quiser um router destes que se despache a comprar, se ainda os conseguir arranjar, pq os novos não têm USB. A mim dá-me um jeitão para partilhar a impressora. :D
 
Metro, em relação ao portatil, funciona que é uma beleza.
Aliás, tenho 2 portateis em casa e um desktop com uma wifi pci e todos dão... só o c****** da CF é que nada, não se autentica nem por nada. >(
Já pedi para me testarem a placa, mas fico desconfiado que não vai voltar aqui a casa inteira....
Quando à opção de acesso ao router via web, só amanha vos posso ajudar, já que vou a lx e compro um kit do CLIXE :D
O oleg é aquela máquina. Desde à uns anos que o acompanho nas andanças das firmwares e o gajo chega-lhe com vontade.
 
Biker_ disse:
Tb tenho um bixo desses. Aconselho vivamente. ;)
Quem quiser um router destes que se despache a comprar, se ainda os conseguir arranjar, pq os novos não têm USB. A mim dá-me um jeitão para partilhar a impressora. :D

Já dei aqui um nó ao cerebro com o lan wireless:(

Como configuras-te a impressora?

Amazing_Randy disse:
Metro, em relação ao portatil, funciona que é uma beleza.
Aliás, tenho 2 portateis em casa e um desktop com uma wifi pci e todos dão... só o c****** da CF é que nada, não se autentica nem por nada. >(
Já pedi para me testarem a placa, mas fico desconfiado que não vai voltar aqui a casa inteira....
Quando à opção de acesso ao router via web, só amanha vos posso ajudar, já que vou a lx e compro um kit do CLIXE :D
O oleg é aquela máquina. Desde à uns anos que o acompanho nas andanças das firmwares e o gajo chega-lhe com vontade.

Fico mais descansado mas devo continuar a fazer alguma coisa mal.
Realmente tb achei que seria muito galo o wireless não fncionar bem pq não vi nenhuma queixa especial no forum do oleg.
 
Metro disse:
Já dei aqui um nó ao cerebro com o lan wireless:(

Como configuras-te a impressora?
Exactamente como está no manual, basta seguir as indicações.
De refeir que a minha impressora é uma HP. Já me disseram que as Samsung, pelo menos algumas, não funcionam. A isto ser verdade, talvez outras marcas tb tenham problemas...
 
Também tenho um desses, se bem que ainda é a versão não deluxe (o router já tem uns anitos). Funciona que é uma beleza, e o OLEG é um senhor!!:002:

@Metro,

No portátil, convém usar o software do windows. Tentei usar o da placa pcmcia e só me dava problemas. E que tipo de segurança usas? De momento estou com Wep-128bits.
Quanto à atribuição de IP, se quiseres sempre o mesmo ip para um determinado computador, vais a IP Config>DHCP server, e escolhes o IP manualmente, de acordo com o mac adress (para saber o mac adress basta ir à linha de comandos e escrever ipconfig /all). é só pôr o mac adress e o ip que pretendes para esse computador.

Quanto à impressora. No meu caso instalo os drivers da impressora no computador, e depois acrescento uma nova porta. Para isso:
Vais às impressoras, botão direito do rato em cima da impressora instalada, properties, port, e escolhes Add Port.
Escolhes "standard TCP/IP port" e clicas em new port. Fazes next, e na próxima janela pões o ip da impressora, ou seja, o ip do router (por defeito 192.168.1.1), e fazes next. Em seguida, penso que deixas os valores que lá estão e fazes ok (os valores que tenho são RAW e port number=9100). Comigo funciona assim. Ah! Ao imprimires, ela vai demorar mais tempo a começar a imprimir do que se estivesse ligado directamente ao computador (pelo menos aqui é o que acontece).


BTW, esse Wl-700 é simplesmente uma delícia!! Também vai cair um aqui para o je!:x2:
 
Biker_ disse:
Yep, demora MTO mais tempo...


Sim, mas aí depende em muito do tamanho do ficheiro que pretendes imprimir. se forem duas ou três páginas do word, geralmente é rápido a começar. o problema é quando são ficheiros bem grandes. Mas o que vale é que é só o começar!:002:
 
cantara disse:
No portátil, convém usar o software do windows. Tentei usar o da placa pcmcia e só me dava problemas. E que tipo de segurança usas? De momento estou com Wep-128bits.
Quanto à atribuição de IP, se quiseres sempre o mesmo ip para um determinado computador, vais a IP Config>DHCP server, e escolhes o IP manualmente, de acordo com o mac adress (para saber o mac adress basta ir à linha de comandos e escrever ipconfig /all). é só pôr o mac adress e o ip que pretendes para esse computador.

Tb meti WEP-128 bits.
Quanto ao IP já me lembrei de fazer isso tb. Só vejo vantagens.
Qto ao mac adress tenho uma duvida no portatil fazendo ipconfig /all aparece o mac adress mas é tipo xx-yy-zz.... Quanto temto colocar isso no campo correspondente não dá para colocar. Só dá retirando os "-". Só se colocam os números e letras seguidos tudo junto?

O Software já fiz uma salgalhada no portatil que não sei se consigo sair de lá.

Vi no forum do oleg um tutorial teu (o nick é o teu:D) para colocar o emule a funcionar. Com esta mudança de servidores ainda não tentei.


cantara disse:
Quanto à impressora. No meu caso instalo os drivers da impressora no computador, e depois acrescento uma nova porta. Para isso:
Vais às impressoras, botão direito do rato em cima da impressora instalada, properties, port, e escolhes Add Port.
Escolhes "standard TCP/IP port" e clicas em new port. Fazes next, e na próxima janela pões o ip da impressora, ou seja, o ip do router (por defeito 192.168.1.1), e fazes next. Em seguida, penso que deixas os valores que lá estão e fazes ok (os valores que tenho são RAW e port number=9100). Comigo funciona assim. Ah! Ao imprimires, ela vai demorar mais tempo a começar a imprimir do que se estivesse ligado directamente ao computador (pelo menos aqui é o que acontece).

Obrigado pelas dicas.
Logo à noite qd chegar a casa já tento fazer isto a ver como corre.
Obrigado a todos pela ajuda.
 
Metro disse:
Tb meti WEP-128 bits.
Quanto ao IP já me lembrei de fazer isso tb. Só vejo vantagens.
Qto ao mac adress tenho uma duvida no portatil fazendo ipconfig /all aparece o mac adress mas é tipo xx-yy-zz.... Quanto temto colocar isso no campo correspondente não dá para colocar. Só dá retirando os "-". Só se colocam os números e letras seguidos tudo junto?

Yep. É tudo junto, sem os traços.

Metro disse:
O Software já fiz uma salgalhada no portatil que não sei se consigo sair de lá.

Mais uma vez aconselho-te a desinstalar o software da placa wireless do portátil. Comigo era só problemas. Umas vezes apanhava sinal e atribuia o ip, outras (a maioria) tinha o sinal, mas não conseguia ganhar ip. E a placa era da Asus.
[/quote]

Metro disse:
Vi no forum do oleg um tutorial teu (o nick é o teu:D) para colocar o emule a funcionar. Com esta mudança de servidores ainda não tentei.

Yep, it was me!:007:
Mas agora penso que, se tiveres a opção Upnp ligada no router e no Emule, já não precisas de fazer isso.
 
Nem imaginam a tourada que tive com o router e infelizmente ainda não acabou.
Actualmente não me consigo ligar á net com ele quer seja wired ou wireless.
Tentei configurar a partir do portatil como wireless e acedo na boa ao router net é que nada.
Depois de várias horas o modem perdeu as definições não percebo bem porque.

Agora só mesmo modem directamente ao pc:(

Queria desligar a firewall do modem Huawey mas perdi a thread onde estava isso e não encontro.
A unica dica que vejo não funciona.

Enfim...:(
 
Última edição:
Back
Topo