Discussão Asus WL-500 Deluxe. Vária informação útil

Biker:

Como o asus tem 2 portas usb será que é possivel? Eu não posso experimentar pq tenho um modem ethernet mas será possivel?


gimfi:
Bemvindo à Techzone :)
 
Amazing_Randy disse:
Não, não dá.
Apenas modems ethernet.
Dá é para ligar ali um hub usb para partilhar / instalar mais dispositivos.
Permitam-me discordar. Pelo menos o modem da Zapp, que é USB, e unicamente USB pode ser ligado a este router. Foi-me confirmado pela Zapp por email e existem por ai firmwares para poderem ser usados os dois em conjunto (penso que ná página do Oleg também lá exista uma firmware que permite isso). Aliás, numa das threads do Zapp aqui no fórum discute-se essa questão (Link).

Em relação a outros modems para acesso de banda larga (cabo, adsl) não sei se será possível também, mas se o USB lá está...

Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe de algum truque, firmware, etc, que permitam acelerar a transmissão de ficheiros usando o FTP. Eu quando comprei o router pensei que poderia utilizar a funcionalidade FTP para armazenar conteúdo multimédia, música, videos, etc, mas com a velocidade que tinha quando testei, é mesmo para esquecer, e não vejo que vantagem pode trazer o FTP com aquela velocidade...
 
Bom se suportar alguns modems usb não é mau.
Ainda assim, conselho de amigo, usb é muito bom... mas ao LONGE, MUITO MUITO ao longe.
Nem com o 500g, que tem usb 1.1 e que de rápido tem pouco ou nada, nem o do Deluxe é grande espingarda para streamings.
Estou para ver o WL-700, nunca mais cá chega... ainda o vou mandar vir é de taiwan :x2:
 
Última edição:
Existem alguns modems USB que funcionam bem, é o caso do speedtouch e o do Zapp, no tal forum que já aqui foi indicado tem lá tutoriais de como fazer.

Nuno
 
É USB 2.0 mas na pratica se lá ligares um disco a velocidade de transferencia é muito baixa. Por isso teoriacamente é 2.0 mas na prática...

Eu agora estou com um problema que é não consigo abrir portas. Nem com o tutorial do cantara. Penso que estou a fazer tudo bem mas como é obvio não estou.
Tb queria ter acesso ao modem de fora de casa mas tb não consigo.
 
Router WL-500G

Boas,

Eu comprei hoje o router WL-500g e gostava de poder partilhar um disco externo USB através do Router. Eu já fiz o upgrade de firmware para o 1.9.2.7 e gostava de saber como configurar o samba de modo a poder aceder. Já configurei o nome no "LAN IP Settings" mas quando tento aceder do meu PC (\\nomedorouter) pede-me credencias e não sei onde configurar as contas de acesso.
Neste momento tenho o disco em NTFS, mas acho que devia pelo menos conseguir ler.

Podem-me ajudar?
 
Hell asus

Router Asus 500 G Print wizard
Configurei a minha impressora canon através do ADD PRINT WIZARD do router asus 500G de luxe e ligada a porta USB do router.
Foi reconhecida pelo router.
Na pagina do router está lá.
Mas não consigo imprimir.
Tambem tenho o Internet Security 2006 do Panda em Português.
Sera barramento do Panda?

Apenas consigo imprimir do portatil para o PC onde tenhoa impressora e o router através da partilha da impressora.

Alguma dica ?
Obrigado
 
kalos disse:
Router Asus 500 G Print wizard
Configurei a minha impressora canon através do ADD PRINT WIZARD do router asus 500G de luxe e ligada a porta USB do router.
Foi reconhecida pelo router.
Na pagina do router está lá.
Mas não consigo imprimir.
Tambem tenho o Internet Security 2006 do Panda em Português.
Sera barramento do Panda?

Apenas consigo imprimir do portatil para o PC onde tenhoa impressora e o router através da partilha da impressora.

Alguma dica ?
Obrigado

Experimenta como eu descrevi uns posts atrás. Dessa maneira funciona aqui, tanto no portátil, como no desktop.
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=918254&postcount=35
 
Help Router Asus Print

Router Asus 500 G Print wizard
Configurei a minha impressora canon através do ADD PRINT WIZARD do router asus 500G de luxe e ligada a porta USB do router.
Foi reconhecida pelo router.
Na pagina do router está lá.
Mas não consigo imprimir.
Tambem tenho o Internet Security 2006 do Panda em Português.
Sera barramento do Panda?

Apenas consigo imprimir do portatil para o PC onde tenhoa impressora e o router através da partilha da impressora.

Alguma dica ?
Obrigado
 
Eu tb tenho o ASUS 500 G DE LUXE , tenho tudo configurado como o manual pela porta USB do router, na página do router está lá tudo, reconhece automaticamente a impressora Canon ip5000, mas só consigo imprimir pelo router no PC doméstico ( principal ) no portátil diz que vai imprimir e PUF dá erro. Só consigo imprimir através do portátil pelas configurações antigas, ou seja por partilha da impressora. Alguma DICA? Obrigado.
 
Aquilo que fizeste no desktop tens de fazer igual no portátil.
Se já fizeste, supostamente agora ficaste com 2 impressoras no portátil, a "antiga" e a "nova". De certeza que estás a tentar imprimir pela "nova"?
 
Re:

A dica que posso dar é que a configuração usada no pc é uma e a que está no portatil é outra. Isso agora tens que avaliar. Na pagina do firmware do oleg, tens lá um faq de como ligar a impressora.
*Nota tens que ver nem todas as impressoras são compativeis para serem usadas como printserver, principalmente as impressores multi-funções, essas aparentam ter maior probabilidade de não funcionarem. Tambem existe uma lista de hardware que as pessoas vão introduzindo das impressoras que funcionaram. Se por exemplo a tua não constar na lista isso não significa apenas nada, apenas significa que naquela lista ninguem ainda experimentou o teu modelo. É uma questão de experimentares.

Já agora eu sou novo aqui nestes forums, e gostaria de dizer que estou impressionado com o numero de utilizadores da famosa facta suiça da asus ( wl500g ).

Eu sou detentor de um wl500g que comparadamente com o deluxe tem menos ram e menos portas USB, à alguns anos.

Tambem sou grande utilizador do firmware do oleg. Uma das coisas que eu considero boa nos firmwares dele é que contem a simplicidade da configuração WEB original da ASUS. E acreditem que é bastante simples se forem comparar com firmwares tais como o openwrt. Acho que os do oleg são userfriendly e ao mesmo tempo possui as funcionalidades para "power users".

A questão das WanPort Die , é uma questão que se apresentou principalmente nos modelos antigos e que era uma questão do et module ("pelo que o oleg disse"). Mas que os novos firmware e novos modelos já não tem. O meu por exemplo tinha.

O modelos 520g e 530g da asus, são modelos que para alem de terem o afterburner, são modelos que são baseados noutra arquitectura e são bastante fraquinhos.

Para tirar duvidas istos nos routers, são quase todos os mesmos em termos de specs ( routers wireless comerciais ). Ou tem chipset's da Broadcom ( bufallo, asus, lynksys, etc.. ), ou então tem chipset da atheros ( sorry se escrevi mal, levam da d-link ). Os firmwares feitos por terceiros tem tido bastante desenvolvimento no lado para maquinas com chips da broadcom..
Desde o mais conhecido openwrt até ao dd-wrt ( com radius server incorporado ). Todos estes firmwares suportam multiplos routers, incluindo os do oleg's.
Pelo que tenho visto, os que apresentam melhores caracteristicas são os da buffalo. Mas os da asus o facto de ter aquelas portas USB, torna a maquina um pequeno canivete suiço.

O afterburner é o que eles chamam à funcionalidade de ter os 125MBits (via wireless ). Esta funcionalidade é apenas caracteristica em chipset's da broadcom e so é compativel com placas que as tenham. Como o Wl500g veio apenas com 54g, ouve muitos chipset's que foram metidos neste modelo que conseguem ter 125MBits. É por isso que no firmware do oleg existe possibilidade de desbloquear isso. Para terem essas velocidades tambem é necessario que a placa de ethernet tenha essa funcionalidade. ( Pois é não existem normas standar para toda as marcas :\ ).

Em termos de segurança wireless que o router pode oferecer com o firmware do oleg. Pode ser desde wep até um WPA-PSK+AES aka WPA2. ( Para ter AES é necessario que as placas de ethernet sejam compativeis, se não estou em erro é necessario que o chipset consiga descodificar essa encryptação, ou então, com auxilio de chip externo na placa ).

Em relação ás velocidades de acesso. Pois é o USB que eu tenho é 1.1 no wl500g, e claro para quem tenha um HDD ligado a ele poderá ser um incomodo bastante grande. As velocidades não sao as mais desejadas pois USB já se sabe como é. E o facto de poderem ter multiplos utilizadores a escrever e ler ao mesmo tempo não ajuda. A culpa não ser muito do router mas apenas pelo meio fisico em que ele transmite. Mas se querem mesmo meter um HDD sem terem que esperar pelo WL-700g ( que esse desgraçado virá com muitos bugs como o wl500g e será perciso meses de desenvolvimento para os tirar ), podem sempre optar pelo WL-HDD 2.5 e espetarem o firmware do oleg, que tambem é compativel :). Assim ficam com velocidades mais interessantes por wireless ou com 100mbits ethernet. Pagina do produto: http://www.asus.com/products4.aspx?l1=12&l2=44&l3=0&model=460&modelmenu=1

E ter este tipo de aparelho é quase como ter acesso a uma maquina linux. Onde quase tudo se poderá fazer. ( tudo como quem diz... ).

O meu desagrado na gama de produtos wireless da asus, é os seus firmwares oficiais não serem lá grande coisa e principalmente eles nao investirem em placas wireless PCI. Pois levam um chip da tanga ( marvell se não estou em erro ). Para alem do facto de custarem a sair novas placas com as novas funcionalidades como MIMO, 802.11n, penso eu de que...
Espero que quando vier o Wl-700g, mudem de ideias.. nesses aspectos.

Para utilizar o Zapp já totalmente integrado com o Wl500g, se não estou em erro será necessario um firmware que diz CDMA nos forums do wl500g.info. Mas a integração CDMA no firmware é feita por outra pessoa e não pelo oleg.

* Queria deixar a nota que nem todos os router's principalmente os domesticos não são lá grandes maquinas. E que devido ao hardware limitado que tem é normal que não consigam suportar muitas ligações ou mesmo tempo, ou mesmo aguetarem com muitos serviços ligados. Portanto não é de admirar que se andarmos com ele a resolver pacotes de um numero de ligações que vão para alem que ele suporte, é normal que ele venha a tornar-se rapidamente instavel. Para resolver isso basta arranjarem routers que tenham melhor hardware, que existem, agora são é bastante mais caros. Bom mas isto tambem já devem todos saber.

Para finalizar gostaria de dizer que apesar, de não ser expert na materia, eu costumo usar esse produto a algum tempo e para todos aqueles que estão com duvidas ou dificuldades em mecher com a interface web, etc eu tentarei ajudar.
 
Última edição:
Grande post Tomekk:)

A questão da performance USB para quem tem o router com USB 2.0 é a mesma coisa. A performance é miseravel. Não sei pq mas serem USB 2.0 parece-me treta.

Mas eu tinha uma pergunta para fazer que pode ser que saibas.
Quem tem clix tem que iniciar a ligação entre a 1h e as 8H para poder ter HH.
Ando aqui a martelar com isto e já desisti.
Acabei de meter aqui 2 temporizadores destes que fui comprar hoje: http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20060330.p.Temporizador_digital
Um no modem que desliga à 1h05 e volta a ligar às 1:07 e depois às 7H48 e 7H51 respectivamente e outro no router que liga à 1h10 e 7h55 respectivamente. Isto pq ultimamente tinha sempre que reiniciar o router depois de desligar o modem. Assim (espero) que ele faça tudo bem.
Mas se se conseguisse fazer isso com o router (que dá principalemente para quem tem o firmware do oleg) era optimo. Alguma dica?
 
re:

Não sei se existe já algum script feito para isso. ( ou mesmo implementado na interface WEB ).

Sabendo que o wl500g usa o rppoe, basta saber os comandos dele para criares um bashzito para desligar a horas como deve ser. O router tambem tem actualização a NTP server ( tambem é possivel adquirir a hora ).

Agora o firmware do oleg não tem isso implementado no firmware que ele distribui, nem a asus.
Portanto terás que fazer esse bashzinho todo à mão. Acendento ao router por telnet ou ssh. Qualquer das formas não será muito dificil de o fazer. Tambem pode já alguem o ter feito e não sabemos, eu não sei. Tenta consultar a pagina do wl500g.info existe sempre gente a criar novas funcionalidades as mais conhecidas eles registram num wiki.

Para concluir se já tens esse aparelho e tambem não percebes de bash, ou simplemente não queres ter o trabalho de o fazer ( tambem não conheces ninguem que o tenha feito ). Tambem podes continuar com a solução que tens actualmente.


--- Mais informações ---
-Foi bastante perguntado e actualmente pelo que se sabe, não existe suporte de modem usb para o router ( tentem arranjar um com porta ethernet ).
- WaveServer é um daemon que permite criar um servidor para stream de som. Através de uma colunas com USB podes ligar ao router e transmitir a musica que estas a ouvir no computador para a colunas no router. Isto é feito atraves do daemon que está a correr no router e um plugin que se usa no windows media player. Tambem estas funcionalidades foram das ultimas as serem adicionadas pela Asus.
 
Última edição:
Ainda não tive tempo ó Metro, de fazer o tutorial para fazer os timed restarts. Tenho andado a fazer mil e uma coisas e há sempre alguma que fica para trás.
Basicamente é colocar uma entranda no crontab com o comando reboot às 7.45 por exemplo.
Quanto aos modem's usb, já foi aqui falado nesta mesma thread que já existem modem's usb suportados pelo router :x2:
 
Back
Topo