1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus WL-500W ou D-Link DIR-655?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por d_only_1, 9 de Novembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2527)

1. d_only_1

d_only_1 Power Member

Boas

É verdade, mais um tópico "qual router escolher".

1. Qual é o orçamento disponível?
    100 e poucos euros

2. Qual o teu ISP?
    ArTel 5Mbits

3. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Estou entre Asus e D-Link

4. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
    Principalmente P2P e streaming de multimedia

5. O aspecto do router é importante para ti?
    Nem por isso

6. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
    Linksys WRK54G. Quanto mais depressa puder dizer adeus a este router melhor.

7. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
    Que permita ligar e partilhar um disco externo USB com velocidade suficiente para fazer streaming de video

8. Protocolo: B, G, N?
    Tendo em conta o que já descrevi, N

9. Distância entre equipamentos
    Huum.. boa pergunta.. digamos uns 15m com 3 paredes pelo meio.

Ora neste momento, e após ler alguns reviews, tenho 2 modelos em mente:

Asus WL-500W

Wireless standard
    - IEEE 802.11b/g
    - IEEE 802.11n (draft)

Encoding standard
    - WEP (64/128bit)
    - WPA
    - WPA2

Antenna
    - 3 external dipole antennas

Signal modulation
    - OFDM
    - CCK
    - DQPSK
    - DBPSK

Operating frequency
    - 2.4 - 2.5 GHz

Nominal data transfer rate
    - 802.11n (draft): up to 270Mbps
    - 802.11g: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54Mbps
    - 802.11b: 1, 2, 5.5, 11Mbps

Transmit power
    - 12~15dBm (g mode),
    - 15~18dBm (b mode),
    - 14~16dBm (n mode).
    (at normal temp. range)

WAN
    1 RJ-45 (10/100 BaseT) Fast Ethernet 10/100Mb/s port
    with auto crossover

LAN
    4 RJ-45 (10/100 BaseT) Fast Ethernet 10/100Mb/s ports
    with auto crossover

Other interfaces
    2 USB 2.0 ports

Additional features
    - Download Master: Download ftp, http and BT (BitTorrent) automatically;
    - FTP Server;
    - WebCAM Server;
    - Printer Server: TCP/IP
    (LPR, supported in Windows XP, Windows 2000 and MAC OS).

D-Link DIR-655

Wireless standard
    - IEEE 802.11b/g
    - IEEE 802.11n (draft)

Encoding standard
    - WEP (64/128bit)
    - WPA (TKIP, AES)
    - WPA2 (TKIP, AES)

Antenna
    - 3 external dipole antennas

Signal modulation
    - OFDM
    - CCK
    - DQPSK
    - DBPSK

Operating frequency
    - 2.4 - 2.5 GHz

Nominal data transfer rate
    - 802.11n (draft): up to 300Mbps
    - 802.11g: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54Mbps
    - 802.11b: 1, 2, 5.5, 11Mbps

WAN
    1 RJ-45 GigabitEthernet 10/100/1000Mb/s port
    with auto crossover

LAN
    4 RJ-45 GigabitEthernet 10/100/1000Mb/s ports
    with auto crossover

Other interfaces
    1 USB2.0 port

Additional features
    - Supports D-Link NetworkMagic
    - WiFi certified
    - Intelligent QoS Engine
    - Shareport (através de update)

O modelo da Asus tem a antagem de ter o DownloadMaster que dava jeito para o BT, para além de ter 2 portas USB. O D-Link tem a vantagem das portas gigabit, embora para já não seja uma prioridade. Quanto à nova tecnologia shareport que permite usar a porta usb para ligar um disco externo ainda não encontrei muita info sobre o assunto.

2. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

sem duvida o asus...apesar de nao ter eperimentado a marca asus nao se compara á d-link!

já agora, por esse preço pk nao compras um belkin? é bastante bom...e com um design espetacular...

aqui

3. d_only_1

d_only_1 Power Member

Boas

Em termos de "marca" penso que a D-link neste momento não deve ficar muito atrás da Asus no que diz respeito a routers. Mas tb estou mais inclinado para o Asus, se o software fizer o que promete.
    Já tinha visto esse belkin, mas como referi no ponto 7 queria mesmo um router com porta usb que permita ligar um disco externo.

cumps

4. amfys

amfys Power Member

eu tb tou na mesma situação. tou a precisar de comprar um router wireless e n queria ultrapassar os 100€.
    estava inclinado para um asus wl-500gp v2, mas dpx de ver esse Belkin N1 fiquei boquiaberto com o design.
    será q a performance está á altura, isto é, será q tenho boa recepção até 15m a passar 3 paredes e no 1º andar? sei q se calhar tou a perguntar demais, e aproveito para pedir desculpa ao d_only_1 por aproveitar o tópico mas pensei q era inútil abrir +1 para a mesma coisa.

q dizem wl-500gp v2, belkin N1 ou outro?

5. d_only_1

d_only_1 Power Member

Penso que vai depender se vais dar uso ao wireless N ou não. O design do router para mim não é mto importante. Em termos de desempenho não sei como se comporta a Belkin, é uma questão de procurar uns reviews na net. Do Asus tenho lido boas coisas.

cumps

6. amfys

amfys Power Member

Pelo q tive a ver na net o q tem melhor performance é sem dúvida o d-link DIR-655, embora se diga q é um pouco complexo de mais a configurar port forwarding, virtual server e etc.

Criei outro tópico para perguntar sobre o Belkin N1 Vision mas até agora ng se pronunciou. Creio q seja por haver pouca gente com este equipamento.

Uma vez q as reviews na net do Belkin N1 Vision n são mto famosas acho q vou mesmo optar por comprar este fds o DIR-655 na *****.

E tu d_only_1? Já decidiste alguma coisa?

7. d_only_1

d_only_1 Power Member

Ainda não mas em principio devo ir para o Asus pelo software de BT. Estava na esperança que aparecesse mais alguma novidade no mercado mas isto anda meio parado...

8. Tens de tomar em conta o que é dito nas reviews:
    Review: http://www.xbitlabs.com/articles/networking/display/asus-wl500w_11.html

Eu acabei de comprar um Asus WL-AM604g.
    Este não possui portas USB, mas o modelo acima, já possuia.

Tenho um colega de trabalho, que não me aconselhou, um router para fazer a partilha de dados com um disco USB, uma vez que existem limitações. Ou seja, no caso do meu colega, ele possui um Asus WL-500g Premium, e tem a limitação de partições Fat32 de 2 ou 4GB.

Resumindo, a melhor opção será utilizar discos USB 3.5, numa caixa alimentada, e liga-los via USB a um Swith de rede com portas USB.

Assim não existirão limitações na formatação das partições.

9. d_only_1

d_only_1 Power Member

Essa limitação, em princípio, pode ser ultrapassada formatando o disco no formato Ext2 (Linux). Embora seja para usar com Linux existe um programa para o windows reconhecer esse tipo de partições automaticamente. Digo em princípio pois não tendo um router desses não posso falar por experiência própria.

A grande vantagem de ligar directamente ao router é, no caso da asus, poder ter Bittorrent a correr directamente no router sem ser preciso ter o pc ligado.

10. Podes sempre usar caixas para discos 2.5 externas como esta:

11. d_only_1

d_only_1 Power Member

Essa solução também parece interessante, e dá mais liberdade na escolha do router. Andei a investigar e tb há soluções com porta lan para discos 3.5, inclusive para 2 discos sata numa caixa.

Mas o router asus continua a parecer a melhor escolha para mim pelo Bittorrent. Isto supondo q funciona como é suposto...

Partilhar esta Página