Problema Asus X540LJ lentíssimo

zabonze

Membro
Boa tarde,

Há uns tempos, comprei este PC. Não importa o porquê da escolha, foi o possível na altura face ao orçamento.

Grosso modo, as especificações são estas:

Intel® Core™ i3 5005U Processor CPU @ 2.00GHz
RAM 4GB
NVIDIA® GeForce® 920M
Toshiba MQ01ABD100 1TB

O que acontece é que, se isto há 20 anos se achava uma configuração impossível de obter, este meu PC actualmente tem o desempenho de há 20 anos. Lento a abrir, lento a utilizar, lento na Net, lento em tudo.

Soluções? Dou-lhe uma marretada e compro um novo? Vou à Turbotec fazer uma repro? Que raio posso fazer com isto para acelerar o desempenho?

Obrigado pelas opiniões!
Abraço
 
Se usas windows 10 ve no gestor de tarefas se o uso do disco nao esta a 100%, se tiver ve no google como corrigir, apesar de resultar, volta e meia fica na mesma.
 
É como o mata-pombos disse é meter um SSD no lugar do HDD e instalar o windows no SSD. É mais que normal que com HDD pareça um pc de 2000 independentemente do resto...
 
Em termos de hardware, as causas mais comuns são sobreaquecimento do processador (pó acumulado, ventoinha com problemas) e disco rígido com problemas (podendo tornar-se muito lento).

Em termos de software, é possível que malware cause lentidão acrescida.

Convenhamos, também, que 4GB de RAM são insuficientes para uma utilização típica num SO moderno.
 
Antes de mais, obrigado pelas respostas.

Se usas windows 10 ve no gestor de tarefas se o uso do disco nao esta a 100%, se tiver ve no google como corrigir, apesar de resultar, volta e meia fica na mesma.

Bingo! Uso do disco a 100%!

Mete-lhe um SSD com uma instalação de raíz do windows e vai parecer um PC de 2018

Ora, para leigos como eu, onde devo dirigir-me, o que devo procurar. Quanto custa um SSD que funcione decentemente e faça isto parecer um PC actual? Estamos a falar de uma unidade interna ou externa? Utiliza-se em paralelo com o que tenho actualmente ou faço backup de tudo?
 
Bingo! Uso do disco a 100%!

É normal que o disco esteja a 100% em certas alturas (arranque do Windows, por exemplo). O que não é normal é que esteja constantemente a 100%, por exemplo, após utilização prolongada (horas). E o problema pode ter origem em software (malware), não necessariamente em hardware (disco), ainda que o sintoma seja o mesmo (uso do disco a 100%).


Ora, para leigos como eu, onde devo dirigir-me, o que devo procurar. Quanto custa um SSD que funcione decentemente e faça isto parecer um PC actual? Estamos a falar de uma unidade interna ou externa? Utiliza-se em paralelo com o que tenho actualmente ou faço backup de tudo?

Primeiro deves tentar perceber se o problema é o disco ser lento. Eu tenho um familiar com esse disco e Windows 8 ou 10, e o portátil não é "lento" (no sentido em que não é extremamente lento e permite uma utilização normal do portátil, tendo em conta que o disco é mecânico e não SSD).

A aposta mais barata (que não envolve comprar material) é reinstalar o Windows e verificar se o problema se mantém.


Estão a falar de substituir o disco actual por um SSD. Mas podes sempre colocar o disco actual numa caixa externa e copiar os dados antigos. Também há portáteis onde se pode substituir a drive óptica (CD/DVD) por um caddy e colocar nesse caddy um segundo disco.
 
Ultimamente tenho instalado windows 10 em varios hdd (discos mecanicos) e o bug do uso do disco a 100% ocorreu em todos. Entao uma nova instalacao provavelmente nao resolverá, mas tentar nao custa e seguir alguns tutoriais na net vai resolver. No entanto ssd é uma opcao que da menos dores de cabeca e vai dar um grande boost. Cerca de 30€ ja se arranja novo de 120gb.
 
Desinstala o anti virus de origem, se ainda nao o fizeste, instala todos os updates do windows e da windows store, desinstala o asus hello e giftbox, isto tudo resolve o problema do disco estar constantemente a 100%.
 
tenho o windows 10 pro num portátil com HDD 5400rpm e é tranquilo.
só o superfecth puxa pelo disco raramente, e só durante uns segundos

esses acessos constantes ao disco aposto que é a treta do windows defender e aplicações em segundo plano que podes desactivar.
 
Obrigado a todos por mais comentários. Foram bastante úteis. Depois de os ler acabei por dar uma volta na net e com dois ou três tutoriais o PC ficou com um desempenho bastante melhor. A utilização do disco estabilizou nos 5%-7% e nota-se uma diferença brutal.

De modo resumido:

- desativação das paginações automáticas do sistema
- gerar "inicialização limpa" do PC, através de desativação da maioria dos serviços "não microsoft"
- excluir arquivos temporários
- desativar a proteção do sistema, sendo o “Uso do Espaço em Disco” de 0%

Obrigado a todos.
Um abraço
 
Quarentena, instalação de programas como o teams para trabalho à distância e o problema da lentidão volta.

Vamos à fase 2: troca do HDD por um SSD.

Qual sugeririam como melhor compromisso preço/qualidade até 100€, olhando à minha configuração...?
 
Quarentena, instalação de programas como o teams para trabalho à distância e o problema da lentidão volta.

Vamos à fase 2: troca do HDD por um SSD.

Qual sugeririam como melhor compromisso preço/qualidade até 100€, olhando à minha configuração...?
Não me leves a mal, mas que tipo de programas usas para trabalhar, alguma coisa pessada? é que comprar um portatil com um processador i3-5005U que é um 2c4t é uma má ideia a não ser que uses muito a bateria do mesmo, para não falar dos pobres 4 gb de ram, quando devia ser 8gb.
OK, o teu pc só aguenta um disco, não tem suporte de SDD M.2. Logo estas limitado a arranjar um SSD sata 3.
O teu modelo tem o leitor de DVD ? Caso tenha, podes comprar um ODD candy(20 euros), e substituir o leitor por um adaptador para meteres o disco SDD, tambem é preciso saber se o teu modelo é o que tem a ram soldada há board ou não, tenta dar o modelo completo do portatil ASUS X540LJ-XXXXX, que deveestar escrito debaixo do portatil.

Talvez um SDD de 500gb (60-80 euros) ou 1 tera (100 euros). E depois usas o disco que tens de 1T, numa caixa externa, e ligas ao pc por USB 3.0. No teu caso um disco de 500gb + 8gb DDR4(1333mhz ou 1600mhz) seja uma boa combinação.
Tens alguma ideia do tamanho do SDD que queres ?
 
Última edição:
Não me leves a mal, mas que tipo de programas usas para trabalhar, alguma coisa pessada? é que comprar um portatil com um processador i3-5005U que é um 2c4t é uma má ideia a não ser que uses muito a bateria do mesmo, para não falar dos pobres 4 gb de ram, quando devia ser 8gb.
OK, o teu pc só aguenta um disco, não tem suporte de SDD M.2. Logo estas limitado a arranjar um SSD sata 3.
O teu modelo tem o leitor de DVD ? Caso tenha, podes comprar um ODD candy(20 euros), e substituir o leitor por um adaptador para meteres o disco SDD, tambem é preciso saber se o teu modelo é o que tem a ram soldada há board ou não, tenta dar o modelo completo do portatil ASUS X540LJ-XXXXX, que deveestar escrito debaixo do portatil.

Talvez um SDD de 500gb (60-80 euros) ou 1 tera (100 euros). E depois usas o disco que tens de 1T, numa caixa externa, e ligas ao pc por USB 3.0. No teu caso um disco de 500gb + 8gb DDR4(1333mhz ou 1600mhz) seja uma boa combinação.
Tens alguma ideia do tamanho do SDD que queres ?


ring69, obrigado pelo teu apoio.

Tecnicamente não percebo muito daquilo que escreves.

Utilizo o computador de uma forma muito básica, sobretudo processamento de texto, teams, skype... Optei por este modelo por uma questão de orçamento e algum aconselhamento do vendedor, sabendo de antemão que pelo valor não poderia ser nenhum Ferrari.

O modelo deste Asus é A540LJ-35A92PB1.

Quanto ao SSD, iria de encontro ao que sugeres, julgo que 500GB seria suficiente, sabendo também, por diversas opiniões incluindo a tua, que o incremento da RAM (caso possível) seria sempre uma forte possibilidade. Portanto, optaria por um "pacote" SSD+RAM.

Dentro desses valores, à volta de 100€, conseguiria um compromisso aceitável? Esse trabalho de abrir o PC, verificar o que está e instalação de novos componentes teria de ser feito numa loja/agente especializado, não tenho conhecimentos para fazer nada disso...
 
@zabonze
Oi, eu não me esqueci-me de ti.
Ainda bem que deste o modelo completo, porque assim dá para dar uma ideia de que versão é que tens.
Como podes ver, tens tens 4gb de memoria integrada com a board (diz no pdf 4gb onboard), e tens só um slot livre pra ram extra, e no total o teu portátil só aguenta 8gb de DDR3L.
Também diz lá que supostamente o teu portátil tem leitor de DVD ? É verdade ? É importante saber, porque assim tens a opção de ter dois discos no teu pc, o teu disco HDD normal mecânico e também o novo SSD que vais comprar, se assim intenderes.
É triste mas, fazer upgrade ao disco, vais ter de abrir o portátil, e se quiseres meter um ODD candy para substituir o leitor de DVD dá um pouco de mais trabalho.
Mas não te preocupes, basta comprares um kit de ferramenta da loja da china por 5 ou 8 euros, e abres bem o portátil. O teu modelo não tem parafusos especiais. E o melhor é que literalmente tens videos no youtube, que mostram como fazer upgrade da ram e do disco, inclusive a instalação de um ODD candy.
Exemplo de upgrade da ram e instalação de odd candy como te disse, o teu modelo deve ser igual ou parecido como o do modelo abaixo:
Se fizeres insto por ti tens de ter cuidado com os parafusos, e saberes de onde vieram, pois eles não são todos iguais, com os cabos internos, principalmente os cabos flat(cabos finos como o papel) pois não os podes dobrar, principalmente o do teclado (cabo flat grande) e de desligares a ventoinha do cpu e voltares a ligar o mesmo ao montares.
Limpa também a poeira que vais ter no dissipador do cpu, o pequeno pedação de cobre que tens no pc

A nivel de orçamento, vai variar, podes poupar um pouco de mais dinheiro.
O ssd e o oddcandy podem ser comprados na mesma loja, só os portes ficate por 3.90 euros
A memoria ram como vai ser comprado em segunda mão, o os portes fica a 2.50 ou 3 euros
Exemplo 1: SSD + ram + ODD candy

SSD 2.5" Toshiba TR200 480GB 3D TLC SATA por 64,90€
Adaptador Caddy Ewent SATA III SSD/HDD para drive slot CD/DVD/Blu-ray 9.5mm por 7.50
DDR3L 1600mhz 4gb (memoria em segunda mão, que encontras facilmente) por 15 euros

Total: 87 euros + portes total : 93.4 euros

Exemplo 2: SSD + ram

Neste caso trocas só o HDD por o SDD.
SSD 2.5" Toshiba TR200 480GB 3D TLC SATA por 64,90€
DDR3L 1600mhz 4gb (memoria em segunda mão, que encontras facilmente) por 15 euros

Total: 79.90 + portes : 83.90 euros

Tens ainda a opção de mudares a massa térmica do cpu, e gastavas mais uns 5 ou 7 euros numa pasta térmica.

Caso não queiras fazer isto todo por ti, vais a uma casa de informática com o material que compraste, mas lembra-te que vais pagar entre 10 a 15 euros pela mão de obra.
 
Última edição:


Sim, é verdade. Tem cá um leitor.

[QUOTE="ring69, post: 16454219, member: 172475"][USER=68556]
É importante saber, porque assim tens a opção de ter dois discos no teu pc, o teu disco HDD normal mecânico e também o novo SSD que vais comprar, se assim intenderes.
[/QUOTE]

Não faço questão de ter dois discos e prefiro manter o leitor porque por vezes tenho tido necessidade dele. Ainda assim vou manter o meu HDD e utilizo-o numa case para armazenamento...

[QUOTE="ring69, post: 16454219, member: 172475"][USER=68556]
É triste mas, fazer upgrade ao disco, vais ter de abrir o portátil, e se quiseres meter um ODD candy para substituir o leitor de DVD dá um pouco de mais trabalho.
[/QUOTE]

Vou preferir não fazê-lo.

[QUOTE="ring69, post: 16454219, member: 172475"][USER=68556]
[SIZE=3]Exemplo 2: SSD + ram
[/SIZE]
Neste caso trocas só o HDD por o SDD.
[SIZE=3]SSD 2.5" Toshiba TR200 480GB 3D TLC SATA por 64,90€
DDR3L 1600mhz 4gb (memoria em segunda mão, que encontras facilmente) por 15 euros [/SIZE]
[/QUOTE]
[SIZE=3]
Sim, vou optar pelo exemplo 2. A norte de Lisboa, tirando as Fn.ac's e Worten's, há alguma loja que possas recomendar? Esse SDD é uma sugestão, certo? Pessoalmente, prefiro comprar material novo. Não tenho particular confiança em coisas 2ª mão ou experiência a comprar usado...

[QUOTE="ring69, post: 16454219, member: 172475"][USER=68556]
Tens ainda a opção de mudares a massa térmica do cpu, e gastavas mais uns 5 ou 7 euros numa pasta térmica.
[/QUOTE]

Qual a finalidade desta mudança?
[/SIZE]

Obrigado!
[/user][/user][/user][/user]
 
Última edição:
@zabonze
O ssd é um exemplo, sim. Porem este ssd por o preço é muito bom, porcausa do custo mas também porque as memorias do sdd são novas. Porem para ti, sinceramente qualquer ssd dá, pois é pra trabalho. Quanto o comprar material em segunda mão, não te preocupes a serio, as memorias ram´s, sáo os componentes que sinceramente minguem estraga, e principalmente memoria de portátil, que nem dão para abusar. A diferença de preço de comprar memoria nova e usada é grande, dai eu te dizer pra comprares por 15 euros, pois nova pode ficar a 40 - 45 euros(que é um abuso lol)
A mudança da pasta termica, é porque o processador -> cpu ao trabalhar aquece, e ao final de 3 a 4 anos, recomenda-se mudar a massa termica que esta entre o dissipador e o cpu, pois esta começa a ficar dura e perder as propriedades de passar o calor do cpu para o cobre. Mas possivelmente podes não precisar disto, o teu cpu aquece pouco, e é de baixo consumo.
 
Bom, cá estou após o update, que tornou o PC "estranho"...

Fui à loja de informática e pedi então para instalar o SDD Kingston 240 com case slim no lugar do leitor de DVD. Mantive assim o meu antigo HDD instalado.

Não utilizei o PC durante algum tempo mas assim que o liguei detectei várias anomalias:

1. Audio não existe, só faz uns estalidos. Fiz update das drivers e nada.
2. Adaptador de vídeo (para ligar à TV/sistema surround) não funciona;
3. Bateria (já estava fraca e aguentava pouco) agora não funciona se não estiver ligada à corrente.

É normal isto acontecer só com a substituição de um disco??
 
Back
Topo