Asus x555lj - problema de arranque

Romisio

Membro
O meu portátil Asus X555lj, i7, 5500u, apresenta-se com o seguinte defeito, que não sei como resolver: ligo-o e ele entra direto na Bios; desligo, volto a ligar e acontece o mesmo. Então, desisto, deixo ficar e o que já sucedeu foi, passados uns dias, volto a ligar e ele arranca do disco e trabalha bem, mas, passado algum tempo, dá um "erro de tela azul", nem sempre com o mesmo código de erro, e diz que é preciso reiniciar. Faço isso mas volta a ir direto para a Bios.
No dia 5 de Março, ao ligar de novo, arrancou direito, trabalhou um tempo, deu de novo erro de tela azul, desliguei, voltei a ligar dia 6 e trabalhou de novo, voltou a dar erro e agora, já tenho experimentado diversas vezes, mas vai sempre direto para a Bios. Nesta, verifico, entretanto, que na pestana "boot", nas opções de início, não aparecem descritos quaisquer dispositivos, nem HD nem DVD, só quando introduzo uma pen bootável, ela aparece lá, isolada, e se dou "enter", não acontece nada. Também, ao premir f9, para restaurar os parâmetros de fábrica da Bios, nada acontece; f10 para saír e guardar alterações e volta prá Bios. E estou nisto!...
Peço a algum membro, que, porventura tenha alguma forma de resolver este problema, me dê umas dicas de como fazer. Ficarei muito grato.
Aguardo alguma ajuda.

Romisio
 
Conetor da MB onde liga a placa do HDD, é um problema crónico nesse modelo. A solução é substituir a HDD board e reparar a MB (substituir o conetor). Manda para a assistência da marca (Decsis).
 
Conetor da MB onde liga a placa do HDD, é um problema crónico nesse modelo. A solução é substituir a HDD board e reparar a MB (substituir o conetor). Manda para a assistência da marca (Decsis).
Olá. Esse conector é uma coisa de que tipo? Algo como, por exemplo o dc Jack da alimentação de energia, coisa que seja preciso soldar e que se possa adquirir no mercado?
A placa hdd já vi que existe no *****, só não sei se hei de pedir Rev. 2.0, Rev. 3.1,Rev. 3.3 ou Rev. 3.6. O que é Rev.? Sabe?
Gostava de poder executar esse trabalho eu próprio, sem ter que mandar à assistência, pois são capazes de me cobrar muito caro, quer pelo material quer pela mão de obra, e não sei se compensa. É um equipamento que já está condenado a ficar só com Windows 10, o processador (i7 - 5500U) não é compatível com Windows 11.
Se puder dar-me mais informações, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Aguardo alguma resposta.
Obrigado,
Romisio
 
Basta procurar por X555 HDD connector, é um conetor rectangular, mas se a ideia é substituir/soldar em casa, é má ideia.
A rev é a revisão da placa, idealmente deve ser a mesma, em último caso superior. Existem também dois modelos de placas diferentes, com o conetor em lados opostos conforme o modelo seja de abrir por cima (sair o palmrest) ou por baixo (sair a bottom).
 
Boa noite.
Agradeço a sua resposta. Pelo que me diz, parece-me que não é coisa para fazer em casa. Implica soldadura, não é?!
Terei que mandar à oficina.
Vou pensar.
Entretanto sou capaz de abrir a máquina para ver o tipo de placa e respectiva Rev. bem assim o posicionamento do conector.
Também entrarei em Contato com a assistência que me indicou para explorar sobre o reparo e valores.
Se me surgirem outras dúvidas posso voltar ao seu contacto?
Para já, muito obrigado pela ajuda.
Romisio
 
Back
Topo