Asus X570-E discos M.2 NVMe não reconhece!!

Kreisler

Power Member
Estou com um problema que julgo ser frequente e recorrente, no entanto não consigo encontrar solução e por isso precisava da vossa ajuda.

Terminei a montagem de um desktop e estava tudo a correr bem até que após ligar o PC e entro na BIOS, deparo que os 2 discos M.2 NVNe que adquiri (WD SN750 1TB) não são detectados na BIOS. A board é uma Asus X570-E gaming e segundo o manual, o tipo de M.2 é compatível, no entanto, não são reconhecidos na BIOS.

O estranho é que quando coloco apenas uma unidade M.2 no primeiro slot, a BIOS já reconhece. Não consigo entender porque é que com os dois M.2 colocados a BIOS não reconhece.
Já testei varias configurações na BIOS (desde CSM desligado e ligado) sem sucesso.

Fiz uma pequena pesquisa sobre este tipo de problema e pelos inúmeros casos que li, parece que as instalações de discos NVMe é um autentico filme de terror.

Alguém que já teve um caso semelhante que possa ajudar?
 
Viva
Mas além dos NVme tens mais algum disco ligado.
Olá,

Não, apenas tenho as dois M.2 conectados nos slots e nada mais. Não tenho nada ligado nas portas SATA.
É muito estranho...até mesmo quando tenho apenas um M.2 ligado, umas vezes a BIOS reconhece, como desligo o PC e volto a ligar e já não reconhece. Não sei mesmo o que fazer. Atualizei a BIOS para a ultima versão e a situação permanece.

Tiveste alguma situação semelhante?
 
A board tem a opção NVMe configuration no entanto não tem nenhuma opção porque o discos não são detectados.
Agora já nem com 1 disco ligado a BIOS reconhece. Vou testar os SSD numa caixa externa e no caso de estarem a funcionar, vou enviar a board para RMA.

Outra situação que pode eventualmente estar a acontecer é existir incompatibilidade especificamente com discos WD SN750, mas em relação a isso não posso saber porque não tenho outro disco para testar.
 
Possivelmente alguma opção na bios que está a criar conflito., verifica o Pcie mode como está.
Com uma Asus, mas B450, também foi uma aventura para conseguir detectar o nvme
 
tenho uma x570-F gaming com 2 nvme, mais 6 HDD em raid0 e nunca tive problemas de algum disco não ser detectado... a mim isso cheira a algum problema a nivel da BIOS ou simplesmente 1 desses nvme não esta bom...

experimenta so com um 1nvme na slot mais perto do cpu... se n for reconhecido tenta na outra...
procede do mesmo modo com o outro nvme... se ambos guncionarem apenas num dos slots provavelmente é problema da board... se so um deles funcionar entao é problema do nvme...

certificate que ficam bem encaixados e com o parafuso no devido lugar... para facilitar nem coloques o dissipador em cima deles... so para descartar que não estejas a aparafusar aquilo mal e que quando coloques o dissipador eles saiam ligeiramente do sitio...
 
Back
Topo