Análise Asus X59SL *e-escolas*

p_nobre

Power Member
Boas,

No âmbito do programa e-escolas, abrangido pelo plano tecnológico nacional, a operadora TMN lançou o Asus x59SL series. E é sobre este portátil que trata esta review.
Este portátil apresenta um design moderno e minimalista, onde o seu expoente máximo é visivel na tampa, toda ela com um bonito acabamento em "preto glossy"apenas com um pequeno logótipo da asus. Por ser um portatil que tem como principal função trabalho de escritório (Internet, office, musica, filmes e fotos) e por ter um preço de cerca de 150€ as características deste portátil são bastante modestas, sendo apenas capazes de correr jogos não muito complexos, mas já lá iremos.
Vamos dar inicio à review propriamente dita:

Fiquei bastante impressionado com o design deste Asus, tem um acabamento glossy e espelhado em algumas zonas.
Aqui ficam algumas fotos:
tampa.jpg

vista lateral.jpg

vistageral1.jpg


Analisando detalhadamente:
Lado direito
lado direito.jpg

Apenas a drive de dvd's
Lado esquerdo
lado esquerdo.jpg

Porta RJ-45, porta RJ-11, 3 usb's, wireless, slot pcima, microfone e phones
De frente
vista frontal.jpg

Entrada para cartões de memória e colunas
Na parte de trás
tras.jpg

Outra usb, a famosa dvi, vga e entrada AC

As especificações:
specs.jpg

Apesar de estar inserido na gama low cost ainda corre alguns jogos, obviamente que quem jogar não compra um portátil destes, mesmo assim para jogos aconselho multiplayers.


O touchpad
touchpad.jpg

Agradável ao toque, sensível e silencioso.

Os logótipos
logo.jpg

Bonito efeito.

O carta sd de 2gb
cartao de memoria.jpg


A webcam
webcam.jpg

Rápida e com boa qualidade, o software lifeframe é muito bom também.

Agora que o portátil está apresentado vamos ver como se porta:

Quando o liguei tive uma agradável surpresa, apesar do Everest marca cerca de 65º a jogar o portátil mantêm-se bastante fresco, tanto na temperatura do ar extraído como na zona dos pulsos. O portátil ainda está como veio, mas com undervolting pode ser diminuída a sua temperatura e maximizar a bateria. Em iddle (repouso) a temperatura mantêm-se nos 42º.
Depois de ver quanto o portátil aquecia corri alguns testes.

Cpu
cpu_z copy.jpg


Hdtach do cartão e do disco
hd_tach_disco copy.jpg

hdtach_cartao copy.jpg


Para infelicidade minha não me deixaram jogar ao 3dmark..
3dmark_copy.jpg


Como qualquer produto tem defeitos, este como seria de esperar não é excepção, são eles:

As dedadas, uma constante em todo o manuseamento do portátil
dedadas.jpg


O carregador curto, porque nem sempre há uma ficha a nosso lado..
carregador.jpg

(usei uma moeda de 1€ para escala)

Não tive tempo para fazer gráficos, mas deixo os seguintes valores:

Tempo para ligar-> 1min e 32s
Tempo de bateria (performance mode)-> 1h e 26min
Tempo de Bateria (modo poupança)-> 2h e pouco

Trackmania (testado na net com definições padrão)
Max: 32
Min:17
Média 23

Farcry2 (definições padrão)
Max: 22
Min: 10
Média 17

Source (em awp_india)
Max 58
Min 32
Media 38

Call of duty 5
Max 26
Min 5
P.S. este foi o jogo que pior correu, embora tenha dado 26fps a média é bastante baixa, o jogo corre lentamente..



Após alguns dias com ele digo desde já que é um portátil bastante bom e robusto, apenas as dobradiças da tampa me parecem menos fiáveis (uso portáteis Asus a algum tempo e todos falham aí), é também bastante fresco e o teclado é muito bom também. O pacote de software que é "cliché" da Asus também é bastante útil (Lifeframe, Data security, Splendid..) já a nível de som é apenas satisfatório. A performance em jogos é fraca, para jogadores assíduos é mau, apenas os multiplayer correm melhor, para jogadores ocasionais e não exigentes deve servir.
Dou assim por semi-concluída esta review, que foi a minha primeira também, falta mostrar a webcam em acção e uns testes ao som e a mais jogos.

P.S. A quem não conseguir ver as fotos pode sacá-las em:
http://rapidshare.com/files/186826177/para_upload.rar.html
http://rapidshare.com/files/186830418/para_upload.rar.html


Cumps,
p_nobre @zwame
 
Última edição:
Boas,

usa o http://imageshack.us/ para por lá as fotos, uma a uma, e vais pondo ao longo da review. É má politica colocar as fotos para sacar do rapidshare, eu pelo menos não me dei ao trabalho de sacar, pois ainda tenho que andar a ver os nomes das fotos e associar à área do texto a que pertencem, o que é chato e monótono.

Se puderes põe também as especificações do portátil para os utilizadores não terem que fazer pesquisas.


cumprimentos
 
Última edição:
Boas,

usa o http://imageshack.us/ para por lá as fotos, uma a uma, e vais pondo ao longo da review. É má politica colocar as fotos para sacar do rapidshare, eu pelo menos não me dei ao trabalho de sacar, pois ainda tenho que andar a ver os nomes das fotos e associar à área do texto a que pertencem, o que é chato e monótono.

Se puderes põe também as especificações do portátil para os utilizadores não terem que fazer pesquisas.


cumprimentos

Boas,

as imagens já estavam lá alojadas, mas não sei porquê não apareceram, o download das fotos é por uma questão de tamanho, pois estão a 1600*1200 e têm mais qualidade, as especificações também já estão visíveis e todas as fotos online novamente (obrigado Metro:p).
My bad;)


cumps,
p_nobre
 
Boas,

as imagens já estavam lá alojadas, mas não sei porquê não apareceram, o download das fotos é por uma questão de tamanho, pois estão a 1600*1200 e têm mais qualidade, as especificações também já estão visíveis e todas as fotos online novamente (obrigado Metro:p).
My bad;)


cumps,
p_nobre


Agora sim :P:P:P

Boa review!

cumps
 
Eu também tenho um X59SL e de facto concordo: é muito bom tendo em vista o fim a que se destina.

Acho a qualidade de construção bastante boa e o acabamento brilhante muito atraente, embora seja mesmo um "íman de dedadas".

Infelizmente foi retirado da oferta TMN em Dezembro e duvido que venha a ser proposto novamente.

Bom post p_nobre.

Zee
 
Boas

Parabens pela analise, também tenho um e até agora estou bastante satisfeito.

Parece me que tem pouca autonomia a bateria, mas também não sei quando normalmente dura a bateria de um portátil.

Já agora como posso fazer render mais a bateria?
 
Boas

Parabens pela analise, também tenho um e até agora estou bastante satisfeito.

Parece me que tem pouca autonomia a bateria, mas também não sei quando normalmente dura a bateria de um portátil.

Já agora como posso fazer render mais a bateria?
É verdade a bateria em plena carga não dura mais de 2 horas (optimistas!).

Este post sugere o undervolting e tem um tutorial:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=204177
 
Muito boa review, também tenho um e até agora estou muito satisfeito, apenas aquela cena como já aqui referida de ser um "íman de dedadas", de resto excelente.

Cumps;)
 
Back
Topo