1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus XG Station

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 7 de Janeiro de 2007. (Respostas: 43; Visualizações: 15483)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. blastarr

blastarr Power Member

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=5602

Um adaptador externo para ligar placas gráficas de PC a laptops via ExpressCard 54 :D

A primeira versão tem uma 7900GS, mas qualquer gráfica standard deve funcionar, visto que usa um slot PCIe x16.

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

ehh, já posso ligar 1 8800 GTX no meu tátil :D :D

3. mascarilha

mascarilha I folded Myself

yep , mto bom e tb permite visualizar no LCD e controlar clocks , temperaturas , etc, das graficas :

mto bom mesmo

cumps

4. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

Ora aí está uma coisa que já podiam ter feito há muito mais tempo! :D

5. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

qual é a utilidade?

axo k ng vai andar com akilo atras

6. banid0

banid0 Power Member

Isto é uma caixa pa discos,só que para gráficas certo?
    É obvio que não vais ligar aquela turbina quando tiveres a bateria(assim como nao ligas um disco de 300gb ao portatil quando tas a bateria...)

acho uma boa ideia! :D

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Supostamente andas com o portatil durante todo o dia a trabalhar, depois chegas a casa ligas aquilo e jogas qq coisita.

Pelo menos é este o conceito. Aquilo nao será para andar atrás do utilizador estilo portatil.

8. Rudzer

Rudzer Power Member

Epá EXCELENTE, era a melhor coisa que podiam lá anunciar...

Agora ver se funciona em condições, preços e afins :D

yeahhh

9. Raptor

Raptor OC Legend

Finalmente uma invenção de jeito, e a tirar real partido do Express Card 54. :)

Pena o meu portatil não ter um slot desses.

10. QuickFire

QuickFire What is folding?

Grande invenção :D Será que funciona em MacOS ? Seria uma bela forma de andar com um Macbook para trabalhos e afins, e para jogar de noite ter aquilo para jogar :D
    Muito bom :D Espero é que venha a um preço decente...

11. blastarr

blastarr Power Member

Um Macbook (non-pro) não tem slot ExpressCard 54, ou tem ? :D

Até o Macbook Pro só tem um slot ExpressCard 34.

Última edição: 7 de Janeiro de 2007
  12. M4N!4K

M4N!4K Power Member

excelente mesmo!! até que enfim uma invenção decente!! eu que daqui a uns tempos imagino-me a vender portatil e pc para comprar apenas portatil (decente) caso não consiga gráfica decente ou pretenda algo mais fraquito e pequeno sacrificando a gráfica.. sempre posso ter outra gráfica em casa juntamente com o monitor para bombar uns jogos heheheh

ja agora... preços? é que.. vendia so o pc.. comprava isso, e ficava com a minha 6800gt para ligar aqui haha :)

Última edição: 7 de Janeiro de 2007
  13. QuickFire

QuickFire What is folding?

Damn... é o que dá ler isto na diagonal...
    Talvez num futuro upgrade :P

Anyway acho que se mais fabricantes começarem a investir nisso vai ser algo com muito futuro :D

14. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

A ideia é boa e tal mas isso já está morto à nascença, por duas razões:

1- Não usa o monitor do portátil. Ao ligar a interface, é a saída de imagem da placa externa que passa a funcionar, ou seja, precisam de um monitor externo para ter aquilo a funcionar. Lá se vai a ideia da portabilidade (a menos que não se importem de andar com um monitor atrás).

2- Apesar de suportar placas com slot PCI-e 16x físico, o interface de do ExpressCard é PCI-e 1x, 250MB/s. Para quem não sabe, 250MB/s é mais lento do que o AGP 1x. Comprar uma 8800 para a "esganar" num bus PCI-e 1x seria uma burrice de todo o tamanho. Mesmo a performance da 7900GS vai sofrer bastante com esta limitação.

O ExpressCard é apenas uma actualização do PCMCIA e foi feito para se poder ter placas de rede do futuro (ethernet gigabit e futuros formatos wireless) em portáteis actuais, não para se usar placas gráficas topo de gama em portáteis com IGPs da intel.

Eu só não consigo perceber se aquilo dá sequer para placas PCI-Express full size.. Pelo tamanho da caixa em relação ao que a rodeia, parece-me que só leva placas half-size, cujos modelos só existem para placas de "baixíssima" gama (tipo esta).
    Não me espantava nada ver a Asus a começar a vender placas de média-gama half-size para poder meter-lhe o sticker "XG Station Compatible".
    Se assim for é só mais outro ponto contra.

Eles deviam era investir na standardização dos módulos MXM tanto em portáteis como em desktops. Vendiam placas adaptadoras MXM para PCI-e 16x e passavam a vender todas as placas gráficas no formato MXM, para se meter tanto no portátil como no desktop.

15. Rudzer

Rudzer Power Member

Looks at his laptop specs and sees...

"One ExpressCard/54 slot (also supports ExpressCard/34)"

smiles... :D

16. blastarr

blastarr Power Member

Falhaste o sítio da notícia onde referiam a 7900 GS de desktop ?
    Se me encontrares uma 7900 GS de desktop em form factor low-profile tudo bem...
    Embora isso significasse provavelmente que teria um bus de 64bit em vez de 256bit, e uma outra GPU que não o G71...

Outra coisa, dizer que o ExpressCard 54/34 é uma mera "evolução" do PCMCIA é o mesmo que dizer que o PCI-Express é uma mera evolução do PCI.
    Não podiam ser mais diferentes em performance e modo de funcionamento.

17. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Apenas falo do que dá a noção de perspectiva nessa foto. O espaço de largura na barra onde está a saída DVI não me parece ser tão largo como o de uma placa gráfica normal.
    Em relação a não existir uma 7900GS half-size, esqueces-te que estamos a falar da Asus que podem fazer as placas deles e se existem chips G71 em módulos MXM então eles podem perfeitamente meter G71s em placas low-profile.

O PCI-Express é, em termos práticos, uma evolução do PCI (a parte do "mera" veio do teu post apenas). Ambos são formatos para interfaces internas e externas/plug&play, sendo a única diferença para o utilizador final a velocidade permitida. Para o utilizador comum a semelhança é tanta que as confusões entre nomes são frequentes. Confusões essas que vão passar para a dualidade PCCard-Expresscard pelos mesmos motivos.

Continuando o que disse anteriormente, aqui está a prova de que isto é um desperdício de dinheiro em placas desktop:

Como vemos nesta review, o desempenho de uma intel 945GM ronda abaixo dos 500 marks05.
    9*500=4500.
    Portanto podemos assumir que uma 7900GS a usar isso dá à volta de 4500marks.

Se virmos o último 3Digest, podemos observar que a 7900GS tem um score à volta dos 7800marks, ou seja, o interface castrado provoca logo uma queda de performance de cerca de 40% na 7900GS.
    4500marks é menos do que dá a 7300GT e a X1300XT, e é uma performance equivalente ao que têm actualmente os portáteis com as mobile X1600 e 7600 Go.

Mais vale dar à partida no portátil mais uns 200€s do que ter que carregar um trambolho e pagar mais para no fim ter a mesma performance.

Última edição: 8 de Janeiro de 2007
  18. blastarr

blastarr Power Member

Então porque não usar logo o MXM ? :rolleyes:
    Seria perfeitamente exequível ter um conector MXM para o exterior num laptop cuja motherboard tivesse sido redesenhada.
    Afinal, até já há motherboards de laptops com suporte para dois conectores MXM, e com suporte SLI...

Não tem nada a ver.
    Para começar, o PCI é um interface paralelo a 33MHz/32bit, cuja largura de banda -133MB/s- é partilhada por todos os dispositivos do bus, enquanto o PCI-Express é um interface em série, em lanes de 1bit de largura cada (upstream, downstream), que não é partilhado e cujas lanes podem ser agregadas (daí o x1, x2, x4, x8, x16 e x32) para aumentar a capacidade até 8GB/s, sempre dedicada a um só dispositivo.

Evoluções do antigo PCI são o PCI-X (de 64bit), ou o PCMCIA, que usa o mesmo protocolo de 32bit, mas em portáteis.

19. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Ésta noticia não é a mesma que esta???

20. timber

timber Zwame Advisor

É uma ideia simpática mas não me parece que tenha grande sucesso.

Isto vai acabar por ser pouco interessante face à perpspectiva de ter um desktop e um portátil.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página