Asus Z92R com Linux [Portatil]

DarkWolfXP

Power Member
Boas!
Pois é hj acordei e disse "Vou m virar po linux!!" Entao subitamente pensei em instalar o linux no meu portatil, nomeadamente o Caixa mágica. Mas antes de instalar, pensei e Drivers?! Eu como utilizador de Windows sei k necessito drivers para o Windows, mas agr para linux so um Amateur... eu gostaria de saber como funcionam essas "Drivers" no linux, e se existe assim uma página que tenha "Termos" especificos do Sistema Operativo :003:

Já agr o Windows XP "chupa" mais bateria que o Linux?:)
 
1º Não aconselho Caixa Mágica, se queres ir para KDE aconselho-te openSuse ou Mandriva, se preferes Gnome: Ubuntu ou Fedora.

2º Se não sabes o que são o Gnome e o KDE lê estas duas threads: Introdução ao GNU/Linux & *nix World e GNU/Linux - A mãe de todas as threads, se já sabes lê na mesma. :P

Depois de escolheres uma distro para te iniciares (se ficares indeciso podes experimentar várias) e de leres as duas threads que te indiquei já deves dissipar grande parte das tuas dúvidas, mesmo assim, se ainda tiveres algumas dúvidas nesse ponto, é só perguntares...
 
Bem ja estou a sakar o Opensuse, será que ao instalar ele reconhece td? placa wireless, leitor de cartao, grafica, som...? Eu vou hj começar a "estudar" o Linux... dps posto como correu a instalação :P
 
Reconhece sempre. Funcionar é outra história :D

Agora a sério. Se o hardware não for demasiado esquesito, deves conseguir funcionar sem problemas de maior ;)
 
Boas, instalei o Opensuse correu tudo bem! Agr como nabo k sou n consigo meter o portatil a dar som... e o NetworkKadapter n consegue ligar ao router :( como resolvo isto?
Já agr... alguma maneira de tornar o meu utilizador como root?
 
Última edição:
Desde já obrigado pelo conselho sobre o OpenSuse :)
Bem, ja consegui ligar-m a rede atraves do cabo ethernet mas estranhamente ñ tenho acesso á internet... O wireless ainda ñ consigo pô-lo a funcionar fica pendente a dizer "A configurar o dispositivo". O brilho do LCD está no máximo e gostaria de o diminuir mas ñ consigo diminui-lo atraves das opções da bateria na parte do Brilho diz-m "O seu Hardware ñ suporta".
Se conseguisse por estas pekenos pormenores a funcionar mudava de vez para o Linux :lol:
Aguardo por uma resposta :001:
Obrigado pela atenção
 
Back
Topo