Tablet Asus ZenPad 7 (Z170C) - Review

radarkadafi

Suspenso
29dddza.jpg



Precisava de um tablet pequeno (daí as 7 polegadas) para me fazer companhia em viagem, ou seja, que fosse suficiente para aceder ao mail, ler notícias, ouvir música e eventualmente ver um filme.
Dei com ele por acaso numa loja e achei-o muito elegante, com specs suficientes para o que pretendia e a um preço razoável (120 euros).
Vai daí e toca de espreitar online algumas opiniões. Para minha surpresa, percebi que em comparação a outros equipamentos, não é dos mais comentados. E isso deixou-me de pé atrás.
Mesmo assim, gostei tanto do aspecto dele que arrisquei. Comprei-o, não me arrependi e vim aqui deixar uma modesta review, para lhe fazer justiça.

Aspecto
É bonito como o caraças. Tem uma textura na parte traseira a imitar pele (embora seja plástico) que permite um bom grip e uma moldura prateada para rematar. Os botões, ficha usb e entrada de phones têm um bom acabamento. No geral é muito sólido.

292ptw7.jpg



Ecrâ e resolução
Bem...... é um tablet de cento e poucos euros e não se pode pedir milagres. Embora o ângulo de visão seja muito bom, a resolução está longe de ser perfeita. Estamos a falar de 600x976 e 160 dpi. No entanto, para aquilo que se pretende de um equipamento destes, é mais do que aceitável.

2crsild.jpg


Ram e armazenamento
A equação de 2 gb de Ram e Android 5.0.2 resulta numa experiência completamente fluida. Não senti qualquer tipo de lag, nem mesmo com várias aplicações abertas. Vem com 16 gb de armazenamento (embora só 11 gb estejam disponíveis) com um slot para microSD até não sei quantos gb, confesso. A apontar que vem de fábrica com algumas apps da Asus, incluindo um ambiente gráfico próprio sobreposto ao Lollipop, do qual gosto.

1z3ukh4.jpg

24picl2.jpg

2nk4ew9.jpg


Câmaras fotográficas
Esqueçam. 0,3 mpx na frontal e 1,9 mpx na traseira. Uma sessão de skype ainda escapa, mas nada mais do que isso.

331jbyx.jpg


Bateria
Depois de uma carga completa, no segundo dia de utilização apanhei uma grande seca e dei-lhe um uso intensivo, ou seja, utilização quase ininterrupta (páginas web e dois filmes) e com ligação wifi. Aguentou-se 7 horas e meia, mais coisa menos coisa. Em circunstâncias normais dá-me para dois, três dias.

29kx3j4.jpg


Som
Excelente. O tablet vem equipado com um sistema DTS-HD de 6 speakers e um subwoofer, que tentam criar um efeito surround 5.1. Obviamente que tal não acontece, mas contribui, e de que maneira, para um som muito acima da média neste tipo de equipamentos.

E acho que é tudo.
É certo que cada um precisa de um tablet para coisas diferentes.
Mas para quem, como eu, pretende uma utilização diária ligeira, parece-me uma boa opção.
Espero ter sido útil.
Qualquer questão, disponham.
Abraço! ;)
 
@radarkadafi boas, que tal é a performance do tablet ? é compatível com todas as apps que usas ? e quanto a jogos ?

1 amigo meu pensa comprar um bom tablet para a mãe dele, para usar fb, skype e youtube.
 
Boas, @Nismo90.
Como referi lá atrás, acho a performance muito boa, isto é, com várias aplicações abertas (Flipboard, Skype, Tapatalk, mail e música a tocar é o cenário mais habitual) não apresenta nenhuma lentidão.
Bem pelo contrário, é muito fluido.
Em relação ao Youtube e filmes fiquei surpreendido, pela positiva. Para a categoria (e preço), a imagem é óptima e o som melhor ainda.
Sobre jogos não te posso esclarecer, porque nunca instalei nenhum.
De todas as aplicações que instalei até agora nenhuma se revelou incompatível. Todas se instalaram e funcionam na perfeição.
Eu próprio também o comprei para um uso light, ou seja, Skype, Youtube, filmes, notícias e música (Facebook não há por estes lados).
E para esse objectivo é uma opção a ter em conta, sem dúvida nenhuma.
 
Obrigado pela review, realmente só vejo falar do memopad, e deste nada.
Também estou a pensar comprar um tablet de 7" e estou indeciso entre este e o Samsung tab 4. A grande diferença para o samsung (para mim) é a resolução, este tem "apenas" 1024x600 enquanto o samsung tem 1280x800. Por outro lado este tem lollipop e mais ram e rom, o samsung não deve ter mais nenhum update programado.
O objectivo principal vai ser a consulta de livros, documentos, artigos, basicamemte pdfs, por isso é que ainda estou indeciso devido à resolução. Hoje vi um Asus por mais 10 euros trazia uma capa e um cartão de 16GB.
 
Acredito que este modelo Z170C até por ja ter o lolipop será uma melhor opçao. Sinceramente, não tenho para mim que a diferença de resolução 1280x800 e 1024x600 num equipamento de 7" faça diferença. Alem disso, a SAMSUNG tem esta resoluçao (1024x768) num tablet de 9,7"...Aí sim, notaria diferença.
 
Boas, estava a pensar em comprar este tablet... para ler artigos cientificos etc... já vi que em bateria se safa bem para aquilo que quero. Achas que o tamanho do ecra é jeitoso para ler pdf's?
obrigado!
 
@ric.moreira, as sete polegadas e a resolução são mais do que suficientes.
Utilizo-o diariamente também para leitura e não sinto quaisquer dificuldades.
No entanto, há quem considere as dimensões do tablet insuficientes para tal.
Deixo-te uma sugestão - se puderes, passa por uma loja e experimenta um equipamento com as mesmas dimensões.
Talvez seja a melhor maneira de perceberes se te sentes confortável com o tamanho do ecrã.
 
Já o vi mas foi um pouco à pressa, de qualquer modo achei-o com um design muito mais apelativo do que os "concorrentes" na mesma gama de preços. Como só poderei comprar na loja da "vortem sempre" por causa de uns vales que tenho, acho que vou optar por este.

Não estou à espera de uma superperformance, mas para o gasto deve dar... Estranhei foi a escassa informação sobre este modelo aqui no fórum.
 
Estranhei foi a escassa informação sobre este modelo aqui no fórum.

Tu e eu...
Aliás, foi por esse motivo que fiz a review.
Estranhei porque, como dizes, o tablet tem um aspecto muito mais apelativo que a concorrência e, não sendo um ipad, tem um desempenho excelente para o preço e características.
Como referi anteriormente, acho que é uma boa compra.
Aproveito para referir outro aspecto positivo - desde que comprei o tablet (há mais ou menos um mês), já fiz três actualizações de sistema.
Cada uma delas contribuiu para pequenos melhoramentos, sendo que o mais relevante foi o aumento substancial da autonomia da bateria (1 hora a mais, aproximadamente).
Isto só vem demonstrar a preocupação e o cuidado da Asus em melhorar os equipamentos, o que para mim é uma mais valia.
 
Já agora, como se comporta em relação ao Wifi? Bom alcance, estável etc?
E pontos assim negativos que te tenham saltado à vista.

Desculpa lá tar a chatear, mas é mais fácil ter uma noção de como é o tablet perguntando te a ti directamente do que confiando em certas reviews que há por aí.
 
Não chateias nada! :)
O wifi tem muito bom alcance. Tenho um router do outro lado da casa (uns 20 metros com paredes pelo meio) e tenho rede quase máxima, ao contrário do pc, por exemplo. E sim, é estável. Nunca tive quebra ou interrupção de sinal.
Pontos negativos? sinceramente nenhum. No primeiro dia notei que o touch não era tão sensível quanto desejava, mas caiu logo uma actualização de sistema que corrigiu a coisa. De resto, para o preço e características, nada a apontar.
 
Boas,
O funcionamento do GPS é estável e fiável?
Tive o Asus ME173X e nunca consegui usar o GPS por este não captar/fixar os satélites.

Existe um Pack com a adição do cartão SD 16Gb + Capa.
A capa vale alguma coisa?

Gracias a quem puder ajudar.
 
@ric.moreira, as sete polegadas e a resolução são mais do que suficientes.
Utilizo-o diariamente também para leitura e não sinto quaisquer dificuldades.
No entanto, há quem considere as dimensões do tablet insuficientes para tal.
Deixo-te uma sugestão - se puderes, passa por uma loja e experimenta um equipamento com as mesmas dimensões.
Talvez seja a melhor maneira de perceberes se te sentes confortável com o tamanho do ecrã.

Boas! Estive novamente a ver o tablet ontem para aproveitar os 20% em talão da loja começada por W... E quando esperava que fosse lá, chegava e comprava... hesitei.
E hesitei porquê? Porque peguei no tablet e achei que para leitura iria ser pouco adequado. Até posso estar enganado, mas tenho um smartphone de 5'' e achei o tablet pequeno para ler artigos, e estar a fazer zoom constantemente seria penoso. No entanto continuo a achar um tablet muito elegante.

Alguma sugestão para 8''? assim até 150€ (máx dos máx 160)
 
Back
Topo