1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATA, DMA, uDMA, SATA...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Neojag, 9 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 8; Visualizações: 721)

1. Neojag

Neojag Power Member

Alguma boa alma me esclarece exactamente a que correspondem as siglas? Sei que são especificações de dispositivos IDE (se são apenas HDs não tenho a certeza), agora não sei bem é o que designam ;)

Obrigado.

2. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Viva,

de uma maneira geral trata-se de um conjunto de normas criadas pelos fabricantes de hardware para explorarem o povo.

ATAs, PATAs, SATAs e tudo o que vem a caminho (TATAs, VATAs, XATAs, etc)... quando chegar aos ZATAs inventam um novo alfabeto.

3. peter alien

peter alien Power Member

4. Neojag

Neojag Power Member

Então portanto, o UltraDMA corresponde ao Ultra-ATA, estou correcto?
    Ou seja, tendo em conta que a minha board suporta no máximo UltraDMA/100, qualquer disco que use nela (ainda que seja Ultra ATA/133) vai funcionar como Ultra ATA/100. Corrijam-me se estiver errado por favor :D

5. peter alien

peter alien Power Member

Sim é correcto, Neojag

Eu tenho um PC com UDMA66 e um HD com norma superior.

Felizmente ao contrário de outros componentes, quando sai uma nova norma, os preços dos HDs não costumam disparar, assim uma pessoa não gasta dinheiro á toa mesmo que tenha no seu PC uma norma mais antiga, apenas não consegue é fazer com que o HD dê tudo aquilo que poderia dar em termos de desempenho.

Não é assim pessoal ?

6. apoc

apoc Power Member

tudo correcto , em analogia e como na ponte 25 de abril ... 16 faixas de portagem e apenas 3 vias ... tudo passa leva e algum tempo :P

7. peter alien

peter alien Power Member

Brilhante... Brilhante... analogia apoc :D

8. Neojag

Neojag Power Member

Obrigado, estou esclarecido :D

9. peter alien

peter alien Power Member

A grande diferença mesmo assim, apoc, é que o hardware só pagas uma vez, enquanto que na ponte tás sempre a largá-lo :D :puke:

Fica bem, Neojag :)

Partilhar esta Página