Como sempre nota-se que existem pessoas que não conseguem ver as verdades tudo por causa do seu fanatismo... O mais curioso é que são quase sempre as mesmas...
- Não tem HDMI
- A drive HD-DVD foi lançada "à pressa", depois de muitos meses a atacar a inclusão do Blu-ray na PS3 por considerar que era um erro ter capacidade de ver filmes em HD.
- A consola foi lançada demasiado cedo, os yield's da CPU e da memória eram fracos, e por isso muitas consolas foram lançadas sem ter sido testadas devidamente, dando orígem a sobreaquecimento, crashes ("rings-of-death"), adaptadores de energia que faziam ruído e precisam de ser externos, etc.
Realmente a razão de aproveitamento na fabrica dos cores para a Xbox360 não é muito grande a IBM disse-o publicamente no entanto também disse publicamente que a dos CELL era muito inferior... Na prática produzem-se 100 CELL na linha de montagem e apenas cerca de 10 é que tinham os 8 cores totalmente funcionais. Até já falaram em lançar versões mais baratas da PS3 mais para a frente com os cores que não estão a 100%.
A memória realmente não sei onde foste buscar essa ideia, no entanto qualquer fabricante, Quimonda (Infenion), Micron e outros tem a DDR à muito tempo para a Xbox360, tal como para a PS3. Talvez na blastarrolandia os fabricantes tenham problemas, não sei...
A questão do transformador estar no exterior da caixa no caso da Xbox360 até é uma boa ideia visto que a consola exige muita energia logo todo o sistema de alimentação dissipa CALOR em grandes quantidades o que só iria causar crashs no sistema inteiro. Ao que parece a Sony não viu a coisa pelo mesmo prisma e vai ter um autentico forno totalmente furado para o poder ventilar... A estabilidade do sistema deve ser bonita, pff.
O HD-DVD sempre foi falado na Xbox360. Não sei onde ouviste falar de "à pressa". A microtola sempre disse que o iria lançar e que iria ser externo. Não enganou ninguém. Ainda bem que é HD-DVD vem mais barato do que aquela coisa chamada Blue-Ray e que a Benq se tem queixado da produção de leds laser para os leitores estar muito abaixo de algo viavel para comercialização. Ao contrário a Toshiba tem andado a optimizar o processo de fabrico e consegue ter produções aproveitaveis de quase 40% (Blue-ray consegue ser inferior a 10%, yupi...)
Realmente a Xbox360 teve problemas no transformador, no entanto caso a PS3 tenha os mesmos problemas até os quero mesmo ver a ter de trocar a consola inteira para os utilizadores... Ao menos na Xbox360 foi só o transformador...
E para aqueles que se lembram dos problemas nos powercords da Xbox, a microtola trocou os cabos sem qualquer custo para os utilizadores enquanto os donos de PS2 gozavam com o facto. O que é certo é que passado algum tempo também a Sony teve que trocar os cabos pois também estavam defeituosos pois tinham vindo da mesma fabrica e dos mesmos lotes que os da Xbox, só que demoraram mais tempo a admitir e fizeram as coisas pela calada...
O HDMI é realmente uma pena, no entanto agora que se fala no HDMI com HDCP para poder realmente tirar partido do HDMI eu ainda gostava de saber em que pé é que a PS3 fica... É sempre xato arranjar uns adaptadores de S-VIDEO quando se tem uma pseudo HDMI sem fazer nada... Além disso ainda gostava de saber quantos milhões de pessoas é que têm televisão com HDMI ou que planeam comprar uma. Devem ser muitos realmente...
- A consola, conforme ficou demonstrado por patentes iniciais, era suposto ter apenas 256MB de RAM e 2 cores (4 threads). Só alteraram a estratégia quando o processador Cell da PS3 foi anunciado publicamente, juntamente com a quantidade e tipo de RAM.
- O lançamento inicial "mundial" provocou falhas na distribuição bastante graves.
Isso até compreendo que a tenham especificado por baixo e que depois tenham rectificado, afinal de contas as empresas de chips quando planeiam lançar algo e vêm o seu produto ser inferior ao dos concorrentes apressam-se imediatamente a redesenhar, mau era... O que é certo é que mesmo com rectificações cumpriram com calendários. E o mais engraçado é que o que disseram que ia ser ela faz mesmo! Não é como a PS3 que teria supostamente o melhor chip gráfico e depois a malta da Nvidia teve que desconfirmar...
Ok, se chamas falhas de distribuição bastante graves ao caso da Xbox360 então o que se dizer da PS3... Acho que nem merece mais nenhum comentário...
- No Japão, apesar de prometerem que não íam cometer os erros do passado com a Xbox original, foi um fracasso completo. Nem com descontos massivos a consola se vende por lá, e já lá vai um ano de mercado.
- A consola usa um OS e API's fechadas (a PS3 é a primeira consola da Sony que tem uma base Linux e um kit de desenvolvimento baseado em open-standards).
Podia continuar, mas isto já chega por agora.
Quando a PS2 chegou, 6 meses depois do resto, ninguém se queixou muito e a consola continua a vender bem até hoje.
Será interessante comparar os nºs de vendas da PS2 com os das Wii, X360 e PS3.
Que eu saiba a Xbox360 tem vendido no Japão, até porque a microtola criou um RPG especifico para um pack que curiosamente esgotou... O pack consiste da consola, jogo, calendários e desenhos do Akira e mais uma T-shirt relativa ao jogo. O jogo chama-se blue dragon se não me engano.
Além disso a microtola já prometeu mais um jogo especificamente para o Japao. Diria que é um esforço bastante grande para vender uma consola em mercado hostil... Sim Japao é mercado hostil para todos que não são de lá.
Sistema aberto... hummm, deves ter de certeza a tua versão do OS da PS3... É que segundo a licença GPL na qual está licenciado a grande parte do código do Linux qualquer alteração ou utilização de alguém no mesmo tem que ser lançada publicamente para que qualquer pessoa a possa ver e utilizar caso queira... Estou mesmo a precisar de consultar o OS da PS3...
Realmente deverias ver as coisas antes de cuspir para o ar... No teu caso pode-te cair na cara!
Já agora deixo aqui uma coisa, o Mr. Atari tem razão numa coisa, a programação da PS3 não é fácil e muitos programadores já o disseram e inclusivé disseram outra coisa que foi que o tempo de exportação de um jogo já existente para o ambiente Xbox360 é muito menor do que o necessário para a PS3. Isto deve sem duvida dar uma vantagem à Xbox360 pois para fazer um jogo é necessário menos tempo por programador e assim pode-se obter lucros maiores.