Atari Atari VCS (nova consola Atari)

Boa noite a todos deixo-vos o que parece o inicio real da Atari VCS.

Parece uma consola muito adaptável ao usário com possibilidades próximas de jogo em PC com um corpo que aparenta o seguinte :

8 GB Ram a qual pode ser aumentada.
AMD Ryzen Processador
Versão com comando e joystick chamada Atari 800 comsposto.

Parece que haverá outra linha do mesmo produto mais barata.
Lançamento para vendas em inicios de 2020 rondando os 390 dólares ~ euros.
Sistema base Linux à semelhança da PS4 também optaram por um Kernel Unix-like.

Parece-me uma consola que pode dar que entender por concentrar finalmente aquilo que é o jogo em PC numa consola regular com o seu comando (coisa dificl por exemplo nos jogos de estratégia etc ...) mas pelo menos é um primeiro caminho fora dos grandes competidores com uma grande valência a possibilidade de personalização - jogos pc , consola retro, consola para jogos extra como os android (suponho eu).

Enfim uma promessa que depende muito do cuidado com o pacote comando uso jogo em consola (suponho).

Espero que sirva a quem possa desconhecer o produto e queira saber mais sobre ele porque o projeto demorou muito tempo até ter o ponto que tem agora.

*PS - há muito tempo atrás conheci este projeto e fiquei curioso mas fui perdendo o rasto porque nunca mais havia novidades, até que hoje dei com um vídeo que falava sobre este novo ponto do projeto - inicio de mercado. Quem tiver informação mais relevante que vá partilhando aqui.

11.jpg


https://atarivcs.com/
 
A consola começou a chegar aos fundadores contribuidores de primeira linha da consola.



Corre sobre Kernel GNU/Linux e tem modo pc ativo teremos portanto uma consola pc que pode ser o centro multimédia definitivo com a opção de uso como PC.

Lançamento global para a primavera deste ano.



 
A minha unidade já me chegou selada e com desalfandegamento necessário, tanto quanto sei uma das poucas na Europa.
Ainda nem a abri, mas finalmente cá está.

IMG-20220609-202414-780.jpg


Depois de aberta o material é de muita qualidade a todos os niveis.
O comando é talvez o melhor que já vi.
IMG-20220611-164038-304.jpg

IMG-20220611-163349-300.jpg

IMG-20220611-170835-643.jpg


Primeira abordagem ao sistema - muito bom fluído.
Línguas de sistema suportadas não inclui Português, ponto negativo, eu escolhi Espanhol.
Sistema e menus, muito bom.

Destaque para o peso da consola é a meu julgar pesada como uma PS4 apesar de mais pequena, componentes de grande qualidade, comando o melhor que vi.
Precisei de comprar um adaptador de corrente para modelo EUA Europa, comprei um universal por 10 euros.

Ainda não joguei nenhum jogo apenas ando no sistema e instalei o youtube pelo que vejo as aplicações web necessitam de conexão rato ou teclado, o comando apenas serve para as fechar ou abrir.

Em resumo do que vejo nota 9 em 10 à falta de testar jogos que ainda não tive tempo.

Qualidade dos materiais é muito boa ou excelente, produto desenhado com carinho e nota-se, material compacto, na minha opinião o comando desta consola é o melhor que eu toquei até agora junto ao da Mega Drive 6 botões ou 3, parece-me melhor em desenho e igual de bom em material que o que temos na PS4.

A PS4 já está na sua caixa, acho que talvez não a use mais, o sistema desta consola é GNU/Linux mais intuitivo parece-me a mim e fluido é tempo de experimentar.

Vale a pena a consola, pelo que já vi é melhor que o que dizem em geral na internet, aliás bastante melhor parece-me, a consola está feita com qualidade alta, o sistema responde bem, acho que provavelmente o que lhe falta é recursos para um nivel na indústria que pudesse catapultar a consola através de jogos próprios financiados. Falta verba para isso talvez, de contrário não encontro explicação ao tal falhanço que todos falam pela minha parte contente de poder ter uma, é uma consola excelente e de um desenho que cativa qualquer um.
 
Última edição pelo moderador:
Parabéns! Agora só falta gastares dinheiro numa máquina de fotos decente que isso está mesmo muito mau 💩
 
Atualizando a consola.

A consola Atari VCS depois de meses de conhecimento e uso, parece-me uma consola que ainda tem muito produto que lhe irá chegando em termos de jogos.
Estou morto por ver o Spirit of the Samurai a correr na minha.

Investigando descobri métodos de instalar Steam via PCmode que a consola tem, na verdade ela é um computador com funcionalidade de consola.

Uma das suas facetas principais é a possibilidade de upgrade.

Eu no meu caso vou colocar 16 GB RAM tipo DDR4-3200 (Mhz) mas a consola funciona apenas até 2400 (Mhz) podendo-se desbloquear para 3200 via BIOS. A consola admite até 32 GB RAM.
Também comprei um disco SSD M2 SATA para ter mas espaço para instalar jogos no futuro e se o serviço XboxCloud game pass tieverem opção de download de jogos poder meter aí, isto se no futuro for necessário, na verdade nem estou a usar o serviço XboxCloud.

O comando da consola é o melhor que eu toquei depois do da Mega Drive não apresenta nenhum problema.
Substituir a minha PS4 por esta consola, por estranho que pareça parece-me uma boa opção.

É uma pena que a dona da Atari antes conhecida como Infogrames Entertainment e hoje Atari SA, sendo a sede Francesa não tenha distribuido a consola na Europa. Á medida que os desenvolvedores vão lançando jogos para a consola a sensação que fica é que o catálogo se irá preenchendo e talvez no fim até por essa via a consola seja um produto redondo, o material é bom, a consola é boa, o sistema é bom e mais aberto ao usuário que outras, os jogos irão chegando ou pelo menos assim me parece a mim.

A consola mais bonita dos últimos anos com diferença, a melhor não mas digna sim.

Se algum estúdio Português de vídeo jogos desejar ter jogos na loja da consola, pode conactar a Atari, segundo sei os jogos da Loja tem comições de uso de serviço bastante acessiveis comparadas com as cobradas por outros serviços, muitos jogos da consola são jogos similares a jogos para Android, Switch, sabendo que a maioria dos estúdios protugueses desenvolve jogos mais focados em jogos Indie de baixo custo então talvez a Loja da Atari seja mais uma opção interessante.

Deixo um vídeo para quem quiser mais que ler ver a forma de actualizar hardware na consola.


Especificações da consola :
SoftwareAtari Custom Linux OS (Debian based)
CPU / GPUAMD Ryzen Embedded R1606, 2.6-3/5GHz dual-core (four threads)
GPUAMD Radeon Vega 3, 3 Compute Units, 1.2 GHz
Disco Interno32GB eMMC fixed internal
* Slot expansão DiscoInternal SATA M.2 SSD slot
RAM8GB
* Slot expansão RAM (RAM deve ser colocada aos pares)Máximo de volume RAM expansível até 32GB (16x2 slot)
Sistemas compatíveisLinux, Windows, Chrome OS
OutrosHDMI, Bluetooth, WiFi, Comando clássico e Comando moderno ...

Minha avaliação com meses de uso dela segue positiva→ Muito boa.

Não é a consola para uma gamer que queira muitos jogos e todos os jogos possiveis.
É uma consola de um nicho focado na modalidade de usuário que disfruta tanto com o jogo como com o exprimir da máquina, foca-se em jogos menos conhecidos de certa forma é um misto de celebração da história dos vídeo jogos e a transição entre passado e presente da indústria e desenvolvedores.
A consola tem uma beleza excecional e umas potencialidades de reuso incomuns pode-se usar perfetiamente como PC de uso diário com a facilidade de com um reboot passar ao modo consola, desempenho bom, acho-a absolutamente fundamental para quem colecione catálogos e consolas de vários sistemas, apesar do seu preço e de se ter que importar, daqui a uns anos esta consola vai ser valorizada em termos do que significou enquanto ideia de projeto disso tenho pouca dúvida, aplico neste âmbito o termo valorizar em termos de consola em si e projeto em si.

 
Última edição:
Também comprei um disco SSD M2 SATA para ter mas espaço para instalar jogos no futuro e se o serviço XboxCloud game pass tieverem opção de download de jogos poder meter aí, isto se no futuro for necessário, na verdade nem estou a usar o serviço XboxCloud.
Estás a misturar as modalidades do Game Pass. xCloud é para jogar por streaming, tal como já sabes. Se quiseres instalar os jogos localmente, ou subscreves o PC Game Pass ou então o Game Pass Ultimate, que engloba o PC Game Pass e o Cloud Gaming (vulgo xCloud). Mas para isso só mesmo através do Windows (vê o exemplo do que o pessoal tem feito com o Steam Deck).

Se existir opção de instalares o Windows na VCS, então podes subscrever o PC Game Pass e instalar jogos localmente. Caso contrário, só poderás jogar por streaming com o xCloud (que actualmente requer que subscrevas o GPU).

Instalar jogos localmente através do xCloud, como era possível à lá PS Now antes da reformulação do serviço, é para esqueceres, porque tal vai contra a natureza do próprio serviço e de como o próprio modelo do Game Pass e suas modalidades de subscrição estão elaborados.
 
Estás a misturar as modalidades do Game Pass. xCloud é para jogar por streaming, tal como já sabes. Se quiseres instalar os jogos localmente, ou subscreves o PC Game Pass ou então o Game Pass Ultimate, que engloba o PC Game Pass e o Cloud Gaming (vulgo xCloud). Mas para isso só mesmo através do Windows (vê o exemplo do que o pessoal tem feito com o Steam Deck).

Se existir opção de instalares o Windows na VCS, então podes subscrever o PC Game Pass e instalar jogos localmente. Caso contrário, só poderás jogar por streaming com o xCloud (que actualmente requer que subscrevas o GPU).

Instalar jogos localmente através do xCloud, como era possível à lá PS Now antes da reformulação do serviço, é para esqueceres, porque tal vai contra a natureza do próprio serviço e de como o próprio modelo do Game Pass e suas modalidades de subscrição estão elaborados.
Eu sei isso provavelmente expliquei-me mal, nesta consola acedes ao game pass via Xcloud na interface da mesma ou seja na interface normal, o game pass tens de o alugar para jogar jogos apenas acho que o fortnite é possivel jogar apenas instalando o Xcloud.

O Xcloud → É uma plataforma de streaming de jogos tipo Stadia - exige o game pass para aceder aos jogos porque estes têm subscrição.
O Game pass → É o serviço de acesso a jogos como serviço da Xbox produto mais cloud se necessário.

Eu confesso que pouco abri o Xcloud e talvez me explicasse mal.
 
Team Atari a responder aos core users :

Why did you guys just abandon the page? And the last post for the VCS Twitter ... (user)

The reason is complicated and nuanced. I could list tons of different things that are all true but not all correct. Like the restructuring of the team, cost cutting on social management software, resources needed to increase the scope of the VCS project momentarily differed - I can assure you it is not abandoned, only neglected. (Team)

A empresa é pequena e não consegue poder gerir todas as envolventes dos seus produtos, pena que não haja mais interesse em desenvolver produtos para a consola porque ela poder pode... .


Mas ....

A consola continua, o núcleo de fãs faz questão de manter a consola no alvo.
 
Hoje foi dia de fazer o upgrade ao hardware colocando então o SSD e as RAM.

Dobro da potencia.

Aproveitei e testei o Ubuntu em live mode chamado no sistema de PCMode.

Roda francamente bem.
Uma coisa curiosa é que querendo eu optimizar a frequencia de memória preciso da password da BIOS e as que existem na Web não funcionam, depois investigando vejo que a Onyx nem se sabe que password usa, lá tive eu de mandar menssagem para o suporte a ver se me dão a password da BIOS.

Deixo a foto dela pronta a fechar.

IMG-20221001-160155-381.jpg
 
Hoje tive de reflashear a minha Atari devido a que queria mexer na taxa de MHz da minha nova memória RAM dedicada.

Para fazer isso precisa-se da password de BIOS, mas acontece que em alguns casos a password que circula na internet não funciona, contactei nos últimos dias a Atari serviço de suporte e após alguns e-mails mandaram-me a forma de reflashear tanto a BIOS como o sistema, nos casos em que a password não funciona requere-se fazer as duas coisas, comigo assim foi.

Após isso pude aceder às settings da BIOS e alterar taxas de frequência e alocação de RAM para 4GB no meu caso a consola agora é uma autentica "besta".

Curioso da coisa é que me pus para aqui a experimentar e tenho discos externos que na parte frontal da consola são acionados mas não reconhecidos penso que pode ser um problema de energia mas de fábrica, já que ligo-lhe Pens USB e funcionam todas, ligo alguns discos e conecta-os na parte frontal mas num ds portos monta-os e noutro não, noutros casos ligo um disco tanto seja atrás como na parte fronta e não os reconhece sequer, o disco arranca mas não é montado.
Curiosidades da coisa.
Estou ainda assim à espera do que me dizem da própria Atari pois pedi ajuda para isso também.

Achei graça aos documenos que me enviaram onde explicam como se faz o uso das ferramentas .img etc ... para quem usa MAC e Windows mas não para GNU/Linux, a máquina da Ataria é Debian Based e nos documentos deles não põem as intruções para quem usa GNU/Linux, perante a catrafada de coisas que têm de fazer com windows ou MAC a mim resultou-me engraçado já que fiz tudo aquilo com o comando dd apenas e só o simples dd e parted.
 
Back
Topo