Até 500 Euros o que aconselham? Com objectiva

Para ser mais directo, sou amador e percebo pouco de fotografia, mas quero dedicar-me com tempo para isto... gosto de tirar fotografia mas também não quero virar nenhum profissional.

Fartei-me da qualidade das máquinas compactas e do zoom "ridículo" que elas fazem.

Já andei a olhar para as D60, e um colega meu comprou uma Sony A200 (modelos novos)

Queria que fosse confortavel de ter na mão e não quero Sony :)
 
Se te fartaste do zoom "ridiculo" delas e o teu limite são só 500€ é melhor não optares por uma SLR.. porque um kit + um lente de zoom ia passar muito do teu orçamento..

É melhor considerares uma bridge acho eu..

Se não tiveres muito interessado no zoom por enquanto.. Podes optar pela Canon 1000d + 18-55 IS que não chega a 500€.. E mais tarde comprar uma lente como uma 55-250 IS que custa cerca de 250€ pros zooms.
 
Nesse caso tens esta nikon..

Depois tens lentes 55-200 por cerca de 250€ tb.. não fazem é tanto zoom como a 55-250 IS da canon e não tem estabilizador de imagem.

Estabilizador de imagem é algo que poderá dar um certo jeito pelo menos pra lentes zoom, na minha opinião..
 
Primeiro que tudo, uma clarificação: Zoom é o factor de multiplicação entre a focal mais baixa da lente e a focal mais alta. Uma lente fotografa uma área maior, quanto mais baixa (wide) for a sua distância focal. Ou fotografa uma coisa mais longe, quanto mais alta (tele) for a distância focal. Uma lente sem zoom, até pode fotografar coisas muito mais longe que uma com muito zoom.

Agora, a maioria das lentes para SLR têm pouco zoom (3x ou 4x), ou mesmo zoom nenhum (1x). Depois há meia dúzia no mercado que têm muito zoom (10x ou mais), mas acabam por comprometer a qualidade de imagem, e a única vantagem é que não precisas de andar a trocar de lentes.