Até 500 Euros o que aconselham? Com objectiva

Para ser mais directo, sou amador e percebo pouco de fotografia, mas quero dedicar-me com tempo para isto... gosto de tirar fotografia mas também não quero virar nenhum profissional.

Fartei-me da qualidade das máquinas compactas e do zoom "ridículo" que elas fazem.

Já andei a olhar para as D60, e um colega meu comprou uma Sony A200 (modelos novos)

Queria que fosse confortavel de ter na mão e não quero Sony :)
 
Se te fartaste do zoom "ridiculo" delas e o teu limite são só 500€ é melhor não optares por uma SLR.. porque um kit + um lente de zoom ia passar muito do teu orçamento..

É melhor considerares uma bridge acho eu..

Se não tiveres muito interessado no zoom por enquanto.. Podes optar pela Canon 1000d + 18-55 IS que não chega a 500€.. E mais tarde comprar uma lente como uma 55-250 IS que custa cerca de 250€ pros zooms.
 
Nesse caso tens esta nikon..

Depois tens lentes 55-200 por cerca de 250€ tb.. não fazem é tanto zoom como a 55-250 IS da canon e não tem estabilizador de imagem.

Estabilizador de imagem é algo que poderá dar um certo jeito pelo menos pra lentes zoom, na minha opinião..
 
Primeiro que tudo, uma clarificação: Zoom é o factor de multiplicação entre a focal mais baixa da lente e a focal mais alta. Uma lente fotografa uma área maior, quanto mais baixa (wide) for a sua distância focal. Ou fotografa uma coisa mais longe, quanto mais alta (tele) for a distância focal. Uma lente sem zoom, até pode fotografar coisas muito mais longe que uma com muito zoom.

Agora, a maioria das lentes para SLR têm pouco zoom (3x ou 4x), ou mesmo zoom nenhum (1x). Depois há meia dúzia no mercado que têm muito zoom (10x ou mais), mas acabam por comprometer a qualidade de imagem, e a única vantagem é que não precisas de andar a trocar de lentes.

Dentro do teu orçamento, tal como o Uno disse, não consegues uma SLR com muito zoom. O que consegues é uma SLR com a lente do kit, que é um zoom-wide, e mais tarde podes comprar uma teleobjectiva para fotografar ao longe, como as 55-200 ou 55-250.

Se queres muito zoom, abaixo dos 500€, só uma superzoom (FZ18 ou FZ28, por exemplo). Mas em qualidade de imagem, não difere de uma compacta.

BTW, design? Numa SLR? Pega nas duas, usa-as um pouco e vê qual é mais confortável e qual te sentes melhor a usar. Não vale a pena tentares avaliar isso a olho.
 
Última edição:
Nesse caso tens esta nikon..

Depois tens lentes 55-200 por cerca de 250€ tb.. não fazem é tanto zoom como a 55-250 IS da canon e não tem estabilizador de imagem.

Estabilizador de imagem é algo que poderá dar um certo jeito pelo menos pra lentes zoom, na minha opinião..

A 55-200 VR (com estabilização de imagem) custa por volta dos 230 euros, no *****, um pouco menos se for mandada vir da fotocinecolor.
 
Peço desculpa, parece que a tinha visto muito mais cara.. é isso então. Mas de qualquer maneira sai-lhe tudo do orçamento de 500€ :/

A hipótese que há é comprar uma SLR com lente de kit.. que faz ai 3x zoom como o Rui disse e juntar depois uns trocos pra comprar uma 55-200 ou 55-250 mais tarde.
 
Por acaso era para essa Nikon que eu tenho andado a olhar...
Mas agora realmente deixaste-me bem a pensar...
tenho de ir comparar bem as duas lado a lado e caracteristicas e futuras lentes. E depois na mão para ver qual me agrada mais...

Em termos de "rapidez" entre tirar fotografias qual será mais rapida?
 
Quanto ao orçamento, não quer dizer que tenha de ser respeitado ao centimo...Se todo e qualquer valor "pouco" acima posso ser devidamente justificado para a minha pessoa aí então é obvio que não me irei comprometer por "poucos" euros...
 
BTW, design? Numa SLR? Pega nas duas, usa-as um pouco e vê qual é mais confortável e qual te sentes melhor a usar. Não vale a pena tentares avaliar isso a olho.

Quando me referia a design queria falar em ergonomia, as minhas desculpas por ter trocado as palavras.
Até pode ser um pouco feia, desde que na mão seja ergonómica...

Já agora a modos de ajudar nas vossas "indicações" gosto bastante de tirar fotografia em formato 16:9...
Ultimamente mesmo na compacta que tenho, tanto para ver em PC, como para ligar ao LCD na Sala o formato 16:9 cai-me muito melhor em termos de gosto em vez dos 4:3
 
Última edição:
Em termos de "rapidez" entre tirar fotografias qual será mais rapida?
Creio que seja igual.

Quando me referia a design queria falar em ergonomia, as minhas desculpas por ter trocado as palavras.
Até pode ser um pouco feia, desde que na mão seja ergonómica...

Já agora a modos de ajudar nas vossas "indicações" gosto bastante de tirar fotografia em formato 16:9...
Ultimamente mesmo na compacta que tenho, tanto para ver em PC, como para ligar ao LCD na Sala o formato 16:9 cai-me muito melhor em termos de gosto em vez dos 4:3

As SLR são quase todas 3:2. Se queres outros formatos, ou fazes panorâmicas a partir de várias fotos juntas, ou então cortas uma foto normal.
 
Dizem nos reviews que a D60 não dá para apagar o ecran digital, é verdade?
Por vezes prefiro não usar o ecran também para poupar bateria...

O que me dizem disso na D60 e na 1000D?
 
Numa SLR usa-se quase sempre o visor óptico, por isso dá jeito que o ecrã apague.

Mas elas não terão a opção de fazer logo automaticamente o formato wide?

Não sei. A minha, que eu saiba, não faz. Essas provavelmente também não. Isso é uma coisa que não interessa numa SLR. Se quiseres a foto em 16:9 logo cortas ao teu gosto quando passares a foto para o PC.
 
Back
Topo