• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[até 900€] [até 13.3''] Utilização casual e instalar GNU/Linux

p0liveira

Membro
Tenciono substituir o meu actual computador portátil (um MacBook com quase 8 anos de vida!) e queria ouvir as vossas opiniões e sugestões.

Estou à procura de um portátil com as seguintes características (por ordem de importância):
  • Leve e ultraportátil (ultrabook)
  • Robusto e de grande durabilidade (não tenciono voltar a pensar em trocar de computador nos próximos 5 anos, mínimo!)
  • Marca de confiança e que garanta um bom suporte de pós-venda em Portugal (Apple é um bom exemplo neste aspecto)
  • Compatibilidade com sistema operativo GNU/Linux (drivers, informação online etc.), uma vez que pretendo instalar e usar no dia-a-dia uma distribuição GNU/Linux (em princípio ArchLinux ou Debian)
Maioritariamente o portátil vai servir para navegar na internet, utilizar ferramentas de produtividade (tipo office), etc.

Tendo em conta estes requisitos, estou à procura do melhor "value for money", ou seja, o computador mais barato que consiga arranjar que possua as características que referi.

Qual é a vossa opinião? O que é que sugerem?
 
Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?
O tecto não é rígido, mas diria que o que procuro não deverá ir além dos 900€/1000€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
a. Netbook: até 12"
b. Ultra-portátil: inferior a 13"
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Prefiro marcas de confiança e que assegurem um bom serviço de pós-venda em Portugal (reparações, manutenção, etc.)

4) A que tarefas se destina o portátil?
Maioritariamente utilização casual (navegar na internet, utilizar ferramentas de office, etc.). Pontualmente utilização de software de cálculo numérico (Matlab).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
No dia-a-dia fica em casa, mas pretendo levá-lo sempre que viajar.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
O máximo possível, 6/7h com utilização normal no mínimo.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Não sei, mas gosto de uma resolução razoável.

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Assim que puder

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Compatibilidade com sistemas operativos GNU/Linux

=============================================
Fim do Questionário
 
Back
Topo