Até mil euros ou mil e poucos Canon 77d, 80d ou outra

zefaria02

Membro
Boa tarde, preciso de ajuda para escolher uma máquina fotográfica para amador avançado
Tinha uma Canon 70d que me roubaram, agora queria uma um pouco melhor, a 70d com pouca luz arrastava muito os movimento... Tenho lente normal 18-135 que vinha com a máquina.
Agora optar por qual? 80d? 77d? Ou Nikon? Compensa a diferença de preço da 80d para a 77d? Ou optar pela 77d e investir numa lente tipo 17-55 2.8?
Queria a máquina para casamentos, paisagens e folclore (movimento rápido com pouca luz...)
Agradecia
 
Se é com pouca luz é sempre complicado supondo que não usas flash. Usas?

Dizes que a 70d arrastava as fotos mas a culpa não era (só) dela mas sim da lente que tinha à frente e talvez não fosse má ideia começar por aí. Embora a 18-135 possa ser versátil, talvez não seja o que melhor se adequa às tuas necessidades. Ponderas vende-la e somar esse valor ao orçamento?

Que distâncias focais usas mais? Se calhar isso é importante antes de continuar.

Com zoom
Curtas: Sigma 18-35 f/1.8 + melhor corpo possível
Medias: Sigma 17-55 f/2.8 ou Sigma 17-70 f/2.8-4 + melhor corpo possível
Longas: Canon 70-200 f/4 + melhor corpo possível

Com primes também consegues fazer uns combos engraçados mas talvez o melhor seja preencher o questionário e recomeçar daí ;)
 
Obrigado por ter respondido, geralmente uso o Flash da maquina, e sim uso algum zoom.... Vender a lente? Só se for ruim ou trocar por outra máquina... Já agora, onde faço o questionário?
Obrigado
 
Pelo que tens dito acredito que o maior problema da máquina, e não me leves a mal, eras tu...

Talvez começar por ter algumas noções de coisas básicas sobre fotografia pudessem ajudar bastante já.

Questionário aqui.
 
Sei que não sou um expert mas já tenho umas luzes, mas quero sempre aprender mais,
Mas também sei que há máquinas que focam melhor e que têm um sensor mais claro...
 
Pouco importa que máquina vais comprar se a lente que lhe meteres à frente for pouco luminosa e usares as configurações erradas. Começa por ler um bocado sobre os princípios da fotografia, os modos da máquina, etc.
 
Metes em manual à noite para ficar um pouco melhor... E fica?

As fotografias ficam mal focadas, ou arrastadas? Uma 70D ou 77D/80D / outra coisa qualquer dentro do preço, vai ter um desempenho próximo. Não esperes milagres. A que velocidade disparas nessas fotos que dizes que ficam "desfocadas"?
 
O problema aqui não me parece ter nada a ver com a máquina, mas sim com o fotografo... Tu não tiras partido das potencialidades dessas máquinas, que requerem um uso mais manual. Acho que devias ver outro tipo de máquinas, como uma sony RX100 mais recente por exemplo.
 
Para efeitos de comparação, vou dizer isto:

Com base no que dizes (aquilo de que te queixas), a minha 1200D faz o mesmo. E com objectivas de características superiores à frente ainda faz muito mais.

Uma 18-135, já de si não é uma objectiva que aproveite em condições o sensor duma câmara dessas (nem da minha). O seu nível de qualidade óptica não dá para tal. Não quero com isto dizer que é uma má objectiva, pois é competente no que faz, mas está muito longe de revelar o potencial de qualquer uma dessas câmaras.

Mas muito menos é uma objectiva apropriada para fotografar movimento à noite.

E isto...isto já cai em cima do utilizador, que é quem escolhe o material.

Se não estiveres na disposição de aprofundar alguns conceitos técnicos, digo-te...não compres uma câmara dessa gama. É desperdício. Mais vale uma 200D e ficas muito bem servido com a sua live view, por causa do dual pixel.

Por falar na 200D, gente, hoje mexi numa com a nova 18-55 f/4-5.6. A lente é adorável. Tem pouco mais do que o tamanho duma 50/1.8, fiquei babado a olhar para aquela coisa tão pequenina. E o elemento traseiro é fixo, não muda de sítio de acordo com o zoom. Gostei desse pormenor.
 
aqui vai 2 fotos tiradas ao entardecer, nos movimentos rapidos ja se nota muito o arrastar, ja experimentei todos os modos, nao consigo encontrar um decente....
Tambem sei que no meio da fotografia muita gente nao gosta de ajudar, mas eu nao vou tirar negocio a ninguem, simplesmente vou fotografar festas e folclore e algum casamento de amigos ou familiar.
Tenho uma lente 18-135 is stm, pelos comentarios vou ter tambem de investir numa lente nocturna, qual me aconselham? Queria com algum zoom...
Roubaram me minha canon 70d, tenho de comprar outra, pela vossa experiencia, qual me aconselham? 70d? 77d?80d? qual delas foca melhor com menos luz?
E Nikon tem algum modelo superior a estes ja com lente tipo 18-135 ou mais ate 1300, 1400€?

Ps, nao consigo carregar imagem do computador, so atraves de url, como carrego atraves de computador?
 
Última edição:
O problema aqui não me parece ter nada a ver com a máquina, mas sim com o fotografo... Tu não tiras partido das potencialidades dessas máquinas, que requerem um uso mais manual. Acho que devias ver outro tipo de máquinas, como uma sony RX100 mais recente por exemplo.
No meu trabalho, se utilizar esta sony, embora tire fotos boas, ninguem olha para mim, com uma maquina grande, mesmo com fotos ruins ja imponho mais respeito, é como as camaras de filmar, utilizo uma camara canon xa10 que é relativamente pequena, mas tem otimo som e imagem, mas faz pouca vista e as pessoas nem olham e atravessam a frente, se eu tivesse uma camara grande mesmo vhs ou mini dv, as pessoas ja olhavam e contornavam...
 
A minha lente é uma lente de kit, nao sei se tem a ver ou nao, vou experimentar uma 17-55 2.8 e vou ver o resultado, se o problema é mesmo das lentes, secalhar nao compensa comprar a 80d, e pelos testes que tenho visto acho que ate a 70d é superior a 77d... estou muito indeciso e muito confuso, com tanto modelo, ainda por cima com modelos recentes inferiores a modelos antigos....
ja agora, sites seguros na internet onde comprar maquinas e lentes baratas? obrigado
 
Tu estás confuso com que máquina hás de comprar, quando devias estar confuso por não perceber o que é velocidade, abertura, e ISO, e o que estes 3 pilares influenciam a tua fotografia para ela ficar arrastada

Eu não percebo como é que alguém quer fotografar casamentos e outros eventos sem saber sequer acerca dos 3 pilares (já nem falo no resto).

Antes de estudares os infinitos modelos de máquinas que há no mercado, estuda a parte técnica da fotografia, que nem é assim tão complicada, mas que é mais que procurar um modo ao calhas, a ver se a máquina tira boas fotografias como que por magia.

É certo que agora não tens corpo, e vais precisar de um, mas lentes mais luminosas também vão dar jeito.

A 80D será a melhor opção das que referiste, mas não vai fazer uma diferença grande para a 70D em ISO mais alto.

Na Nikon tens a D7200 que é uma excelente máquina também, ou a mais recente D7500.

Agora estuda um bocado bom antes de te meteres a fazer casamentos...

Guarda dinheiro para lentes, porque vais precisar.
 
O que estás a fazer é comprar um Ferrari para ires fazer corridas quando ainda nem aprendeste a conduzir!!

Não leves a mal a opinião do pessoal aqui, se abrires outros tópicos vais perceber facilmente que toda a gente está aqui para ajudar. E na parte do negócio então, estás redondamente enganado, a maior parte do pessoal que por aqui anda é amador. Entusiasta mas amador.

Antes de fazeres eventos do que quer que seja, estuda, mas estuda muito, lê o manual se ainda o tiveres. E não queiras ser responsável por más fotos do dia especial de alguém só porque tens uma "máquina grande".

Espero estar enganado mas cheira-me que não vais ouvir ninguém, vais estourar o dinheiro numa Canon 80D + Canon 17-55mm f/2.8 e no final ter resultados semelhantes...
 
Tens algum site, ou algo tipo Flickr, Facebook, Instagram, dedicado ao trabalho, para o pessoal ter uma ideia do que fazes?

Não vou “bater mais no ceguinho”, porque já foi tudo dito acima.
Leva as críticas como construtivas.
E vai com calma.

Mas tenta postar algumas imagens.
Através das imagens conseguimos ajudar-te melhor.
Até podes ter uma visão criativa acima da média, e fazer boas fotos em Auto.
Mas convém que saibas o que estás a fazer.

Cumps
 
boa noite amigos, obrigado pelas vossas dicas, amigo Themadyor, encontro me na provincia, é complicado ter cursos de fotografia e sao caros... se souber de alguem que consiga dar umas aulas na zona de Caldas da Rainha ou Peniche, agradecia.... é minha esposa que geralmente tira as fotos, eu faço a parte de video porque tremo muito das maos... quando da para por em automatico, ela desenrasca... mas com pouca luz, tento aumentar a velocidade e o iso, mas com a variaçao de luz muita vez nao resulta, teria de estar sempre a mudar e muita vez perdemos a ocasiao da foto ao tentar afinar...por isso é que utilizamos mais os modos automaticos da maquina.
Acho que uma maquina de mil ou mil e tal euros deveria ser melhor nos modos automaticos do que uma maquina de bolso...
Atençao que tambem tenho fotos lindas, é so esse tal problema com a luz enfraquece, e como o folclore é sempre muito rapido, dai o desfoque, ainda por cima minha esposa abusa no zoom...
Será mais uma razao para nao ficarem bem focadas? muita vez fica uma ou duas partes da foto focada e o resto desfocado, mesmo sem fixar um corpo, cara ou objecto... Se for o autofocus, sera melhor maquinas com autofocus incluido? ou basta ter autofocus na lente? ou os dois é melhor?
Amigos podem ver alguns meus trabalhos aqui;
https://www.youtube.com/user/zezefaria
https://www.facebook.com/zezefaria
https://www.facebook.com/fotonoivoszezefaria
Ps. Como som os mesmo burros, nao tem uma maquina que no modo automatico foque tudo bem, tanto no modo noite como dia?
Agradeço de coraçao toda a atençao dispensada...
 
Back
Topo