Até mil euros ou mil e poucos Canon 77d, 80d ou outra

Obrigado pela partilha dos trabalhos.

Depois de analisar algumas coisas, devo dizer que pensava que seria um nível mais elevado...

Mas vi que é algo que não é muito explorado, e se as pessoas gostam é o que interessa.

Posso deixar algumas dicas.

Em relação ao vídeo, penso que o melhor é apostar sempre no tripé, para suavizar os movimentos.
Tentar não andar a mexer sempre a câmara de um lado para o outro e, talvez, arranjar uma lente mais abrangente (senti alguns planos muito apertados).
Depois - é importante tentar não cortar as pessoas da frame (como aconteceu, por exemplo, num dos vídeos mais recentes, dentro da igreja).

Mas penso que o mais importante, a meu ver, será mesmo usar o tripé em mais situações (já tem um, certo?).
Nas romarias, e folclores, tentar arranjar um ou dois sítios estratégicos onde o montar e tentar fazer os planos dali.
Ocasionalmente pode andar pelo meio da “multidão”, mas penso que não resulta tão bem com tanto movimento.

Quanto à fotografia - vi ali um bocado de tudo.
Momentos bem captados, outros nem tanto.
Penso que o melhor é não “forçar tanto”, e tentar apanhar momentos mais espontâneos.
Tente também jogar mais com os fundos mais distantes e com uma profundidade de campo mais pequena - tem ali fotos em que os fundos estão muito “em cima” do acontecimento.

É aí que entra o equipamento.
Uma lente mais luminosa vai ser sempre uma mais valia.
Não que haja uma fórmula exacta, mas eu andaria quase sempre entre f/1.8 e f/4, para pessoas (se forem grupos, onde existam várias filas, talvez tenha que aumentar um bocado ao f).
O ISO pode ficar em auto, mas limitado a 3200 ou 6400 no máximo dos máximos.
Uma medição ponderada central (não sei bem se é assim que se chama, mas será a medição intermédia) deve ser suficiente para a maior parte dos casos - convém não medir apenas no branco do vestido da noiva, ou no preto do fato do noivo (isso vai alterar completamente o ambiente da foto).
Não conhecendo as medições da Canon, arrisco a dizer que poderá usar entre a medição mais abrangente e a intermédia (isto tem nomes, mas eu não me estou a lembrar deles :p).

Quanto ao equipamento.
Não penso ser necessário gastar tanto dinheiro.
O importante é sentir-se confortável com o equipamento que usa.
Sugiro que volte a tentar arranjar uma 70D, que é uma máquina à qual já estavam habituados.
É uma máquina muito competente ainda.
Os “problemas”, principalmente à noite, devem-se mais à não tão boa utilização do equipamento em si (começar por arranjar lentes mais luminosas é uma das soluções - a outra será estudar um bocadinho o que é exposição, ISO, velocidade de obturação, tipos de foco e de medição e, claro, edição).
Não precisa de tirar cursos. Isto aprende-se bem em livros e em casa, treinando com o equipamento e indo experimentando.
Aconselho os livros do Joel Santos, para começar a aprender melhor as noções básicas.

A máquina é uma ferramenta.
Não tem nada a ver com o sermos muito ou pouco inteligentes. Tem a ver como saber usá-la.
Você também toca concertina - arranjou uma concertina que tocava em modo auto, ou treinou muito para saber tocar?! :D
É mais ou menos por aí.

Bem, termino por aqui que já vai longo :)
Isto foi apenas a minha opinião, e algumas “dicas”.

Cumps
 
@zefaria02
Nós não fazemos cursos...nós apenas estudamos. Há imenso conteúdo no YouTube e em sites/blogs, assim como há imenso conteúdo em livros. A maior parte dos utilizadores que costuma participar nesta zona do fórum apenas fotografa por hobbie. Muitos nunca sequer fizeram um trabalho pago (e eu sou um deles).


Acho que uma maquina de mil ou mil e tal euros deveria ser melhor nos modos automaticos do que uma maquina de bolso...
Não...quanto mais cara a máquina, menos modos automáticos, e mais necessidade de ser o utilizador a ter o controlo de tudo (dominar o equipamento e fazer com ele o que quer). Por exemplo, as câmaras de gama acima dessas já nem têm aquele conjunto de modos automáticos que estas nossas têm. Por oposição, têm habitualmente 4 modos manuais onde o utilizador pode guardar 4 conjuntos de definições de disparo, para alternar rapidamente entre eles. Mas lá está, são modos manuais, em que tem que ser o utilizador a controlar tudo.

nao tem uma maquina que no modo automatico foque tudo bem, tanto no modo noite como dia?
Não...absolutamente não. Nenhum automatismo é tão bom a contornar problemas como a percepção do utilizador.

Não há uma câmara que faça tudo automaticamente e bem, e geralmente também não há uma só lente que faça tudo num trabalho (claro que às vezes chega, depende das circunstâncias. Se for tudo em pleno dia torna-se fácil). Já por essa razão é que o mais comum é os fotógrafos (por exemplo, em casamentos), terem duas câmaras consigo, uma para cada objectiva, para evitarem andar a trocar de lentes.

Uma 18-135mm não é uma lente adequada para fotografar com pouca luz. É uma lente que não permite entrar luz suficiente para fotografar nessas circunstâncias, e sim, quanto mais zoom for feito nela, menos luz ela deixa entrar.

Torno a dizer, aquilo que faz, pode fazer com uma câmara mais barata. E com uma boa selecção de objectivas à frente ainda faz melhor.


  • Se conseguir abdicar de algum zoom, e se fizer mesmo questão de usar só uma objectiva, a minha recomendação seria Canon EOS 200D (só corpo) + Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC MACRO OS HSM. Isto é um kit para rondar os 900€, a ser bem comprado. A melhoria com esta lente em pouca luz será apenas razoável (mas haverá uma melhoria).
  • Se conseguir abdicar ainda de mais algum zoom, recomendaria a mesma câmara, mas com a Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM FLD. Penso que aí já ficaria minimamente bem equipado.
Para usar em modos automáticos, isso, ou a 70D, ou a 77D, ou a 80D...para as mesmas lentes, no fundo fazem o mesmo. E com uma 18-135 nem fazem tão bom trabalho.
 
Viva, nem sempre e’ preciso cursos para aprender, ‘as vezes basta brincar um bocado com a maquina, perceber o que faz cada modo para dominarmos e saber o que melhor se adequa a cada situacao. Ha tambem muito conteudo online seja videos ou artigos que explicam muito bem. Tambem recomendo a leitura do manual e, caso sinta necessidade, pode ir publicando duvidas aqui que a malta ajuda no que puder.

O valor da maquina vai de encontro ao que ja foi dito, quanto mais cara e avancada mais manual sera’, o que implica saber o que se esta’ a fazer. Nesse sentido talvez nao fosse descabido continuar na gama em que estava ou ate’ mesmo descer mas apostar numa lente melhor. A que tem agora pode ser pratica em termos de distancias focais mas garantidamente nao e’ o melhor, quer em termos de qualidade optica, quer em termos de luminosidade. Dai’ eu ter comecado por perguntar que distancias focais usava mais de modo a escolher algo melhor que o que tem agora.

Quanto ‘a ultima pergunta, a resposta e’ nao, isso nao existe. A fotografia, como tantas coisas na vida e ‘ feita de compromissos, por isso, dependendo da situacao e’ preciso escolher o melhor equipamento e configuracoes para cada situacao.


De resto o conselho do Myllez acaba por nao ser descabido, talvez continuar a usar algo com o qual ja esta’ familiarizado seja a melhor solucao. Se quiser melhorar a lente ha possibilidade (ja deixei no primeiro post algumas opcoes). De resto o maior ganho vai ser sempre com a evolucao do utlizador, neste caso a sua esposa :)
 
Obrigado amigos por vossas dicas e soluções, vou mesmo investir numa lente mais Clara.
Só uma coisa, toda a gente fala em lentes Sigma, sao melhores? Mais baratas? Ninguém fala em lentes Canon nem Tamron.
Sites na Internet fiáveis para comprar mais barato, dicas por favor
 
toda a gente fala em lentes Sigma, sao melhores? Mais baratas?
Sigma, Tamron, Tokina, Samyang...são apenas algumas das várias marcas alternativas aos fabricantes das câmaras.

Sim, em muitos casos estas marcas são mais baratas, mas noutros também são mesmo melhores. Reconheço que o preço pesa na escolha, mas há também a questão de, nem sempre existirem, nas marcas próprias, lentes equivalentes às que as marcas alternativas fabricam.

Por exemplo, a Sigma 18-35mm f/1.8 que foi falada na página anterior é uma objectiva que não existe na Canon, nem na Nikon, nem noutras marcas. E a Sigma fabrica essa objectiva com compatibilidade com várias marcas, o que é óptimo.

O caso da Sigma 17-70mm f/2.8-4 é outro que também não existe na Canon.

Já quanto à 17-50mm f/2.8, efectivamente existe uma Canon 17-55mm f/2.8, e que é melhor opticamente, mas que custa pelo menos o dobro do valor. É melhor em dobro? As opiniões geralmente dizem que não.
Também existe uma Tamron 17-50mm f/2.8, é bem lembrado, mas a Sigma equivalente custa o mesmo e é um bocadinho melhor. Daí que...Sigma.

Para as compras online o mais habitual é utilizarmos a Amazon. Qualquer uma das europeias. É, sem dúvida, uma das melhores plataformas do mundo. Utilizamos comparadores de preços como o Tropical Price (o link está lá em cima de tudo, no cabeçalho do fórum) para sabermos em qual das Amazon será mais barato, e damos preferência a artigos que digam ser "vendidos e enviados pela Amazon", para comprarmos directamente a eles e não a terceiros, que possam não ser fornecedores tão fidedignos.
Claro que também há outros vendedores de confiança lá, mas aí já temos que ir ver o histórico deles.
 
Sigma, Tamron, Tokina, Samyang...são apenas algumas das várias marcas alternativas aos fabricantes das câmaras.

Sim, em muitos casos estas marcas são mais baratas, mas noutros também são mesmo melhores. Reconheço que o preço pesa na escolha, mas há também a questão de, nem sempre existirem, nas marcas próprias, lentes equivalentes às que as marcas alternativas fabricam.

Por exemplo, a Sigma 18-35mm f/1.8 que foi falada na página anterior é uma objectiva que não existe na Canon, nem na Nikon, nem noutras marcas. E a Sigma fabrica essa objectiva com compatibilidade com várias marcas, o que é óptimo.

O caso da Sigma 17-70mm f/2.8-4 é outro que também não existe na Canon.

Já quanto à 17-50mm f/2.8, efectivamente existe uma Canon 17-55mm f/2.8, e que é melhor opticamente, mas que custa pelo menos o dobro do valor. É melhor em dobro? As opiniões geralmente dizem que não.
Também existe uma Tamron 17-50mm f/2.8, é bem lembrado, mas a Sigma equivalente custa o mesmo e é um bocadinho melhor. Daí que...Sigma.

Para as compras online o mais habitual é utilizarmos a Amazon. Qualquer uma das europeias. É, sem dúvida, uma das melhores plataformas do mundo. Utilizamos comparadores de preços como o Tropical Price (o link está lá em cima de tudo, no cabeçalho do fórum) para sabermos em qual das Amazon será mais barato, e damos preferência a artigos que digam ser "vendidos e enviados pela Amazon", para comprarmos directamente a eles e não a terceiros, que possam não ser fornecedores tão fidedignos.
Claro que também há outros vendedores de confiança lá, mas aí já temos que ir ver o histórico deles.
mais uma vez obrigado, só mais uma ou duas dúvidas, se não estou a ser incômodo... Estas lentes atrás citadas tem estabilizador ótico, ou não? E o Amazon e outros sites estrangeiros não tem de pagar alfândega depois? É que se tiver de pagar alfândega fica mais caro do que uma grande superfície..
 
Umas tem, outras nao, e' preciso ver cada lente em separado.
Amazon's europeias nao pagam alfandega, na maior parte das coisas compensa, mesmo pagando portes.
 
Bom dia amigos, acabei por comprar a canon 800d, nao sei se fiz besteira ou nao, apanhei em promoçao este fim de semana na ***** por 665 euros.... agora queria uma ajuda para escolher a lente... sigma 17-70 2.8-4, sigma 17-50 2.8,k canon 17-55 2.8, gostava desta ultima mas mesmo em segunda mao esta a 400-500 euros.... alguem que tenha para venda em bom estado um poucco mais barato..?
 
E' o preco delas e vai continuar a ser. Se estiver mais barata algo de errado deve ter... Eu tenho uma e nao a vendo, mas como alternativa uma das Sigma indicadas parece bem.
 
Boa noite, nao ha nada em Portugues, ou frances?

Nesta área, normalmente os melhores conteúdos são em inglês, mas deves conseguir encontrar algo em PT (brasileiro provavelmente) ou francês. O que te aconselho é pesquisares no Google por "cursos de fotografia grátis", ou em francês, e ver o que te aparece.

Também já se falou aqui (noutro tópico) dos livros de um fotografo português, e pelo que vi, pareciam bons. Não me lembro é do nome do moço.
 
Back
Topo