Até que ponto é possível fazer log das conversas feitas no MSN?

microcris

Power Member
Boas
Venho-vos pedir ajuda no seguinte:
Imaginem que temos 3 postos de trabalho, o posto A em Aveiro, o posto P no Porto e o posto G em Gaia. Os postos A, P e G estão ligados por uma ligação que nao sei qual é e todo o tráfego de internet Passa Pelo A.
A minha pergunta é esta:
É possível no posto A fazer log das conversas de MSN que são feitas a partir do Posto G?
“A” é uma empresa, P e G são filiais dessa empresa. Uma pessoa que eu conheço mto bem entrou em pânico porque lhe disseram que o patrão a trabalhar no Posto A tem acesso completo às conversas dela no Messenger, estando ela a trabalhar no Posto G.
Como até agora essa pessoa não sabia que isso seria possível então usava o Messenger, tinha uma ou outra conversa que… conversas pessoais que não teria se soubesse que estava alguém a ver o que escrevia.

Agradeço desde já a atenção disponibilizada por vós,
Microcris
 
Última edição:
Se é legal ou não.. isso já é outra conversa. É claro que é invasão da privacidade das pessoas, mas como está no trabalho, não sei se isso conta para algo.

Posso-te dizer que esse processo pode ser feito sem se quer existir invasão ao computador.
 
Sim, é ilegal caso não seja explicitado que esse controlo é feito. É invasão de privacidade.

Mas será que isso não passa de uma "boato" para deixar essa pessoa inquieta/preocupada?
Parece-me o mais provável.

"Lançar o boato" parece-me um método muito mais simples para fazer com que essa pessoa deixe de usar o MSN no trabalho do que andar a bloquear o acesso ao MSN.
 
Última edição:
Sim, é ilegal caso não seja explicitado que esse controlo é feito. É invasão de privacidade.

Mas será que isso não passa de uma "boato" para deixar essa pessoa inquieta/preocupada?
Parece-me o mais provável

Quando essa pessoa me contou aquilo, também me pareceu que seria uma coisa exagerada mas depois ela disse-me que se no ponto A não houver internet, nenhum dos outros pontos tem internet e então mudei de opinião... Eu não posso ir lá para ver a coisa mas vou-lhe dizer para fazer o seguinte:
na linha de comandos escrever
tracert www.google.com
para ver por onde passa o tráfego até chegar ao google... em vez de www.google.com devia ser o endereço do servidor de MSN mas eu não sei qual é...
se fizer isto em casa dá-me o seguinte...
1 2 ms 2 ms 1 ms . [192.168.0.1] -> do meu pc vai ao router
2 * * * Request timed out.
3 371 ms 443 ms 228 ms dial-b1-174-93.telepac.pt [194.65.174.9 -> do router vai ao sapo
4 * 136 ms 35 ms 194.65.12.134
5 495 ms 546 ms 612 ms lis2-cr1-po0-0-4-0.cprm.net [195.8.0.69
6 498 ms 423 ms 278 ms lon1-cr1-po12-0-0.cprm.net [195.8.0.70]

Será que assim dará para ter uma ideia do que se passa?
Fiquem bem :)
 
Última edição:
O que sugeres não prova absolutamente nada.

É perfeitamente possível e normal que o tráfego passe na sede... muito provavelmente têm uma VPN ligada para aceder a sistemas que estão na rede interna da sede...

Mas daí até fazerem Log propositado ao MSN vai um GRANDE passo....
 
Podes tentar fazer isso, e provavelmente vais ver que o trafego passa pelo ponto A. Mas isso é normal que passe.. Não é por aí que vais provar que existe visualização de logs.
 
Como diz o sound é possivel fazer isso na boa e se o fizerem é ilegal a menos que haja um aviso a dizer que a monitorização pode acontecer (e esse aviso pode estar em muito sitio, tem é que estar disponível a todos os visados pela possivel monitorização, é um bocado como os avisos de camaras de vigilância no metro ou nas lojas).

Agora é a tal coisa, a monitorização pode ser feita em qualquer um dos pontos da rede interna por onde passa a informação, ou mesmo mais, até pode ser feita na tua máquina através de um remote viewer em que quem está a monitorizar a tua actividade vê o que estás a fazer na tua máquina e tu nem dás por nada.

Pessoalmente eu não me acredito que o estejam a fazer, pelo menos nao institucionalmente, se isso acontece deve ser algum "profissional" com tempo a mais nas mãos que se entretem a espreitar ilegalmente a vida pessoal do pessoal com quem trabalha, era bem mais facil fechar a torneira do que andar a monitorizar o que a ou b fazem :)
 
Também não acho que isso esteja a ser feito.. Para mim isso é apenas bluff, para que os trabalhadores não estejam no msn. Mas as pessoas também têm de ter a noção que não se deve ter determinado tipo de conversas em locais publicos/trabalho.
 
Não me parece bluff também, como disse antes e' bem mais fácil fechar a torneira ;)

Mas há que convir que MSN não é para ser utilizado no local de trabalho (a não ser que seja por motivos profissionais) e muito menos para conversas de cariz intimo.
 
E se o pessoal usar web-based msn como ebuddy ou meebo.com ?? isto já não grava logs certo ? mas os admins podem sempre ter alguma ferramenta para puderem ver o desktop dos trabalhadores...
Se a empresa não permite q estejam no msn, o patrão até pode despedir por justa causa :)
 
E se o pessoal usar web-based msn como ebuddy ou meebo.com ?? isto já não grava logs certo ? mas os admins podem sempre ter alguma ferramenta para puderem ver o desktop dos trabalhadores...
Se a empresa não permite q estejam no msn, o patrão até pode despedir por justa causa :)

Por web é a mm coisa.. sempre visível a menos que va em https
 
Back
Topo