1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Atenção -> mais um fake para apanhar nº conta ebay e paypal !

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zx-9r, 27 de Outubro de 2005. (Respostas: 30; Visualizações: 4816)

1. zx-9r

zx-9r Power Member

mandaram um email para um amigo meu em nome da paypal com o seguinte conteúdo:

este email é FAKE! O pior é que não é de todo mal feito e pode enganar muita gente. Não é a questão de enganar os completamente n00bs, é mesmo questão de poder enganar os mais desprevenidos. ele forwardou para a ebay que lhe confirmou que era fake.

eu não resisti, entrei no site com username e password a chamar nomes "bonitos" à mãe do gajo q fez o site e preenchi a ficha de nome etc com dados "queridos" :002:

2. sLiNk

sLiNk Power Member

Está muito bem feito!

Até era capza de me enganar... seu tivesse conta paypal! :-D

Mas não percebo... Esse link tem o mesmo dominio do site do paypal www.paypal.com

Última edição: 27 de Outubro de 2005
  3. zx-9r

zx-9r Power Member

ele ja reportou ao paypal / ebay

ja percebi o truke

ele no mail que me mandou, do qual fiz paste exactamente, ao clikarmos no link que lá tem ele vai parar a um site http://www.vuhung.com/ que automaticamente faz forward para o fake ebay, uma questão de 1 segundo

ou seja... cuidado com os clicks, podemos tar a ver uma indicação e irmos parar a outro sitio :s

4. eXcept

eXcept Power Member

ATENÇÃO.

Tive a ver os emails que tenho do paypal devido a problemas com conta limitada ( tenho a minha conta limitada por ter metido vários mbnet grrr ), e são exactamente iguais.

Só muda mesmo, pelos vistos, o URL!

O raio do phising anda cada vez mais perfeito....

5. JPgod

JPgod #ForçaBruno
    Staff Member

6. ccalado

ccalado Banido

mas vejo agr? akilo ja não esta mesmo no pay pal?? ou akilo é 1 fake? e k é 1 fake mm mto bem feito ..

7. Jintro

Jintro O Colaborador

8. zx-9r

zx-9r Power Member

é exactamente como o jintro disse, só que em vez de ir pro www.sitefalsoblablabla.com vai para o http://www.vuhung.com/ (e obviamente o que aparece no url no browser é ebay)...

normalmente estas cenas de querer apanhar passwords e tal sempre foram muito facilmente perceptíveis mas neste caso começo a ficar com algum receio... deve ter havido umas boas centenas ou mais de pessoas q devem ter caído caso o mail fosse divulgado a nivel mundial como deve ter sido :(

9. Slitake

Slitake Power Member

Boas. Recebi hoje um mail do genero e esta-me a parecer que cai nesta...Mas consegui mudar a pass a tempo.
    Pelo que percebi eles recebem logo a minha pass antiga por mail, mas caso eu mude antes deles acessarem pela minha conta, deixam de poder ter acesso a ela certo? Eu já a mudei, mas mesmo assim não me sinto muito seguro.

10. Slitake

Slitake Power Member

Ninguém me sabe dizer se depois de cair numa destas existe algo mais a fazer do que apenas mudar a pass? Devo mudar mais alguma coisa...

Peço desculpa pelo double post.

11. Pernas

Pernas Power Member

Creio que não! Acho que se mudaste a pass deves estar safo.

12. Slitake

Slitake Power Member

Mesmo assim não sei se cai bem nisto....Porque não me lembro se foi pelo link do email ou pelo link certo o verdadeiro do paypal...Mas secalhar foi pelo certo, porque depois de enserir os dados, mail e pass, não me apareceu um formulario com dados para preencher...

Mas mesmo que tenha caido nesta, foi logo depois mudar a pass, esperemos que esteja realmente safo.

13. ShadeX

ShadeX Power Member

Desculpem lá mas pela primeira e ultima vez vou "vocalizar" a minha sincera opinião. Só cai nisto quem é bronco aka burro.

A primeira coisa que se faz nestes casos é ler o email e mandá-lo para o caixote do lixo. Em seguida abrimos o browser e escrevemos à pata o URL do site a sério. Se houver alguma coisa real para resolver, acreditem que vai estar lá. Senão, em frente, mais uma treta...

Agora, se o comodismo já é de tal ordem que nem se podem dar ao trabalho de escrever um URL em vez clickar num link, bom, had it coming... O phishing é uma forma de selecção natural. Separa o dinheiro dos incapazes de o manterem.

Desculpem lá se pareço cáustico, mas é mesmo assim.

Ainda se fosse uma fraude elaborada, com um server takeover ou semelhante, ainda tinha pena, mas isto é o puro e simples apelo à estupidez humana e sua amiga, a real preguiça.

14. Slitake

Slitake Power Member

Eu acho que para quem usa o paypal a relativamente pouco tempo, e vê o URL do mail ser o mesmo da página verdadeira, que pode cair...Mas dá para desconfiar.

15. ShadeX

ShadeX Power Member

radikal, tu não precisas de desconfiar. Precisas é de assumir que é fake. Se o cérebro por por defeito duvidar, passa logo para o "modo de alerta" e isso safa-te.

O phishing é apenas uma forma contemporânea de engenharia social aka fraude. Sempre existiram patos à espera de serem esfolado. A Internet apenas torna a coisa muito mais simples e rápida. Com um bónus adicional. A segurança na dita implica trabalho, coisa que o Joe User preguiçoso não quer ter.

p.s. E esqueci-me da ganância, coisa tambem muito humana e decididamente bem aproveitada nos scams. Decididamente a Internet mostra o que realmente somos, pq não há um unico scam que se aproveite de uma virtude humana, só dos "defeitos"...

16. EuCoRi

EuCoRi Power Member

E o facto de o Firefox bloquear automaticamente a maioria desses sites também ajuda.

17. zx-9r

zx-9r Power Member

O que para ti pode parecer ser uma coisa óbvia não o é para muita gente... o que não falta são pessoas que só há pouco tempo têm acesso a internet, ou mesmo a pc's... e que até para tarefas para a maior parte dos users deste forum são básicas, poderão ter alguma dificuldade

a probabilidade de caírem nestes esquemas é elevada... isso faz deles estúpidos? secalhar muitos deles são médicos / engenheiros / whatever, ou pessoas que têm uma cultura geral muito superior (e/ou inteligência) a muitos outros para quem estes "scams" são óbvios.

acho que não é nada sensato partir para a ofensa e catalogar como burros de uma forma generalizada as pessoas que possam caír nisto... o melhor que podemos fazer é passar a palavra, para eventualmente chegar aos menos avisados.

cumps

18. ShadeX

ShadeX Power Member

Lamento amigo zx-9r mas isto não é falta de inteligência e/ou cultura e/ou informação. É falta olhos abertos.

Como eu digo, e mantenho, as fraudes e scams não são só online e andam cá à milénios. Mas enquanto antes tinhas de te esforçar para apanhar um trouxa que comprasse a 25 de Abril, agora tens dezenas de milhares de trouxas à disposição.

Um estudo recente trouxe à luz do dia o que quase toda a gente informada sabia. Existe um percentagem mínima de pessoas que nem entendem o conceito de scam. São os realmente "inocentes", não entendem o conceito de mal. Tens outra pequena pecentagem que entende lindamente o conceito de scam. E tens uma grande maioria que "quer lá saber dessa m***a". São os irresponsáveis e inconscientes que formam o grosso da coisa. E tens a outra grande parcela que são os que são familiares com a ideia de scam, informaram-se sobre a coisa minimamente, mas depois dá taaaanto trabalho que voltam ao costume. São os preguiçosos e desleixados.

Se queres uma situação análoga, tens os carteiristas. E se tens grandes "mestres" que nem te apercebes até ser muito tarde, 99% são o carteirista comum, que a unica coisa que tem é a mão +- leve e se aproveita dos descuidos. Não acreditas? Vai ao metro e carris, e apesar dos avisos e dos carteiristas já cá andarem à que tempos, aprecia a situação. Faz uma contagem mental do rácio entre as pessoa que parecem estar seguras contra um tal ataque e as que parecem candidatos totalmente viáveis a dito ataque. Vais ficar espantado. 75% no minimo estão de portas abertas ao acontecimento. 20% têm potencial, mas não é descarado. Os ultimos 5% só uma situação muito forçada e nada natural é que os fazia passar a linha.

Ms pronto, a realidade é sempre reaccionária. É mais fácil culpar os "demónios" que assumir culpa e melhorar. Dai a espécie humana andar tão por baixo, cada vez se tem menos capacidade de assumir culpas e responsabilidades.

Partilhar esta Página