Notícia ATENÇÃO!!! Página do banco Montepio sugere FALSOS programas de segurança!

Não requer a introdução de dados pessoais, mas podem-os pedir no chat.

Sim, isso é verdade. Mas, a ironia é que, logo à partida, no tal formulário é mesmo necessária a introdução de dados confidencias, o que significa que tal deveria ser pedido em protocolo https, o que não acontece. Na sessão web chat, tal como dizes, e bem, podem ser pedidos. Daí eu dizer que isto tem algo de irónico.
 
Sobre o https, o twitter já permite activar em todo o site.
Talvez o banco altere isso onde traga melhorias, tal como resolveu a situação anterior que apontaste : ).
 
Sobre o https, o twitter já permite activar em todo o site.
Talvez o banco altere isso onde traga melhorias, tal como resolveu a situação anterior que apontaste : ).

Já muitos serviços começam a fazer uso do protocolo https, e muitos deles apenas para salvaguarda da privacidade dos seus utilizadores. A Google já tem o seu motor de busca em https -https://encrypted.google.com. O próprio Gmail desde que eu me lembro sempre foi em https. O hotmail já é em https, embora seja preciso definir manualmente essa opção. A própria Microsoft aos poucos também começa a colocar a sua página em https -https://www.microsoft.com; o Youtube também já oferece suporte a https -https://www.youtube.com.

No caso do Hotmail e Gmail é mesmo imperativo que fosse em https, pelas razões mais que óbvias, mas tudo o resto é apenas por uma questão de privacidade dos seus utilizadores.

Eu no que diz respeito a motor de busca, uso o IxQuick -https://eu.ixquick.com. Ainda não está ao nível do Google ou Bing, mas não mantém registo do IP; um passo acima no que diz respeito à privacidade.

São apenas alguns exemplos, e não existe qualquer problema com a rapidez de acesso a estes serviços.

No que diz respeito a um banco, ou outro serviço em que seja necessária a introdução de dados confidenciais, aqui não é apenas uma questão de privacidade, mas também de segurança, pelo que é imperativo que seja fornecida uma ligação segura pelo protocolo https. E é aqui que o Montepio, e provavelmente outros bancos e serviços falham severamente. Obviamente, não posso andar por aí a lutar contra estas falhas todas. Deixo a iniciativa a outros, caso façam uso desses outros serviços.

Apenas considerei ser um dever cívico dar a conhecer esta situação, neste caso concreto sobre o Montepio por ser cliente deles, embora eu não tenha subscrito ao serviço Net24*. Familiares meus que também são clientes, não subscreveram ao Net24. No que diz respeito a isso, nunca estive preocupado. Apenas achei que era meu dever, uma vez estar ao meu alcance averiguar estas situações, dar o alerta, pois gostaria que fizessem o mesmo por mim.

P.S: Já agora obrigado pelo apoio!

-edição-

* Devo alertar que o acesso ao serviço Net24 é feito por https, embora numa fase inicial seja necessária a introdução de um código em protocolo http. Mas, tal como já mencionei anteriormente, existem outras falhas em que devia ser disponibilizado o protocolo https, tal como o formulário em que é necessária a introdução de informação confidencial.
 
Última edição:
Desculpem estar lá a chatear-vos, mas apenas para lembrar e pedir que, caso vocês conheçam alguém que seja cliente do Montepio, ou mesmo que não seja, pois podem conhecer quem seja, para alertar desta situação. Peço que façam isto, pois mesmo que o banco tenha corrigido a informação relativa aos falsos programas de segurança, não há como saber há quanto tempo a mesma lá estava, e também é impossível saber a % de clientes que poderá ter instalado alguma das tais falsas aplicações de segurança, seguindo-se pelos conselhos do banco. Certamente, se fossem vocês a estar em tal situação, também gostariam que vos alertassem. :)

Pergunto-me porque razão é que o banco não disponibiliza essa informação na página principal. Afinal de contas, foi uma trapalhada provocada por eles, e a responsabilidade é deles. É mais que obrigação deles. A meu ver, até deveriam enviar um carta a todos os clientes a relatar a situação. Afinal do contas, eles até enviam correspondência de meses a meses com publicidade. Portanto, se há dinheiro para essas porcarias, também tem que haver para alertar os seus clientes da trapalhada que poderão ter, eventualmente, causado.
 
Venho apenas dar a notícia que, finalmente, o banco Montepio fornece acesso em https ao seu serviço. Incluindo a introdução inicial do código de acesso ao serviço Net24.https://www.montepio.pt O sítio também foi redesenhado. Devo dizer que está bastante apelativo. O anterior era horroroso. ;D
 
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