Atenção : quem tiver UPS da marca APC

Depois do que me aconteceu este fim-de-semana C U I D A D O mas é com as UPS de substituição que vêm da APC!

Passo a explicar:

O escritório do meu pai têm 3 UPS que estavam abrangidas pelo "recall" da APC...foi feita a comunicação e as novas foram entregues na semana passada.

No sábado fui lá trocar as UPS antigas pelas novas e começei, precisamente, pelo gabinete do meu pai.

Nada do outro mundo...tirar uma meter a outra...ligar a bateria e os cabos.

Depois é que foi o busilis...liguei a UPS ("nova"), estranhando uma certa "folga" nos encaixes das fichas dos cabos de alimentação, e passado uns segundos liguei o monitor e o computador

Começa o arranque e ao fim de uns segundos *puff* tudo desligado...e sem maneira de voltar a ligar. Desliguei a UPS e troquei os cabos, o computador lá ligou e ficou-se a meio do arranque do Win2000 com uns ficheiros corrompidos, o que já de si era mau. O pior foi que, desde esse momento, o monitor (um TFT M51 da Sony) nunca mais ligou/desligou no botão (só no transformador) e perdeu, literalmente, a imagem.

Resultado: Monitor pro galheiro, ainda está dentro da garantia, pode ser que a Sony repare o problema; e instalação do Windows lixada

Fiquei piurso como é de imaginar.

Ontem voltei lá ao escritório, liguei pro suporte técnico da APC (fui atendido por um espanhol) a quem explikei o problema e que me pediu o nº de série da UPS e que me disse o porquê de estar um "r" no final do dito número: significava que aquela UPS já tinha sido reparada.

Ou seja, eles não trocam as UPS nossas por "novas" mas sim por modelos "reparados", que tanto podem ser UPS que nunca tenham sido usadas mas que tenham tido aquele problema do incêndio reparado, como UPS que tenham tido outro tipo de avarias.

O que me leva a pensar que aquela UPS não era "nova" e que tinha tido pelo menos algum uso foi, precisamente, a folga nos encaixes das fichas de alimentação.


Bottom line: CUIDADO COM ESSAS NOVAS UPSs


Mas o espanhol foi porreiro, e como aquele modelo específico (BK500EI) está com 3/4 semanas de atraso nas trocas habituais (fora do programa de recolha) vai trocá-la por uma UPS de 650VA.


Espero que esta venha em bom estado :).

As outras duas UPS que vieram junto com a avariada não deram nenhum problema.


Pedro Telles
 
Eu penso que todas as de substituição vêm com o R no fim e já suspeitava que isso significasse que são reparadas, ou pelo menos.. alteradas. Quando a "nova" chegou perdi algum tempo a examiná-la e se teve uso , não parece, mas nunca fiando claro. De futuro e levando em conta esta má experiencia do Demiurgo, talvez nao seja uma boa ideia ligar algo de pouco importante à ups antes de lá ligar equipamentos de algum valor.
 
a APC dá um determinado valor para equipamentos estragados por causa da UPS. ve na caixa axo ke a minha (BackUPS CS 500) é €10000, as ES penso que é €100000, isso vem na caixa...

esse R no final tanto pode ser de REPAIRED como de RECALL, eles devem por o mesmo numero de serie da antigo + um R para nao confundir... mas nao sei...

a minha ke foi trocada acontece ke tem um apito muito mais alto e mais agudo ke a outra... e é irregular, em vez de fazer PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, faz PIIIIIIIIIIIiiiiIIIIiiiIIIIiIIIIIIIIIIIiiiiiiIIIIIIIII (o i pekeno sao sons mais baixos)
 
Back
Topo