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Atentem nesta patente...

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 20 de Outubro de 2005. (Respostas: 20; Visualizações: 1728)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-...&co1=AND&d=ptxt&s1=nvidia&OS=nvidia&RS=nvidia

    Todos sabemos que a performance em SLI está dependente do jogo e do tipo de motor gráfico, da quantidade de memória, do perfil dos drivers, etc. Por vezes, a melhoria é quase insignificante, pois o conteúdo da memória RAM de cada placa é simplesmente duplicado e as placas comunicam por uma "ponte" externa, afectando a performance teórica.

    E se existisse uma "pool" de memória partilhada pelas placas, ou melhor, uma placa com memória unificada, mas dois ou mais GPU's no mesmo PCB ? Isto difere das tentativas anteriores (Voodoo 5, ATI MAXX, XGI Volari) que requerem memórias dedicadas para cada GPU, mas têm o conteúdo simplesmente multiplicado como no SLI ou no Crossfire.

    Neste caso, salvo a ligeira latência de ter os chips ligados por um caminho externo, seria o mesmo efeito que aumentar o nº de pipelines, mas ao mesmo tempo não seria necessário ter chips enormes, caros e com baixos yelds.


    Outro dos benefícios referidos na patente indicam a possibilidade de um chip gráfico onboard de uma motherboard actuar como co-processador, acedendo à mesma "pool" de memória, ao invés de aceder à memória RAM principal instalada no sistema.

    Benefícios:
    - co-processadores dedicados na northbridge ou integrados numa segunda "die" (mas aínda dentro da placa gráfica).
    Exemplos podem ser PPU's com acesso directo à memória gráfica, ter uma Geforce 61xx integrada numa nForce a auxiliar o "rendering" de uma placa discrete, como é descrito no texto (usando os pipelines não a memória RAM principal, mas a GDDR na placa "discrete"), etc.
    - placas de som com PCB's e memórias partilhadas com os gráficos (a nVidia fez isto, e até integrou uma ficha para control pad's da Sega Saturn, na NV1).
    - a placa onboard não faz cálculos, mas permite fazer o output do rendering da placa discrete (saídas D-Sub/DVI adicionais, etc).


     
  2. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Hmm é uma ideia mto boa.

    Mas tipo, a ATI se quiser fazer isso n pdoe porque já está patentiado? hmmm isso n era mau? Porque assim n era todas as empresas que faziam os jogos para esse sistema, pois para isso era preciso ambas as empresas utilizarem esse sistema.
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Os detalhes mais técnicos estão protegidos por segredo industrial, como é evidente, mas julgo que se outrém quiser fazer o mesmo, tem de ter hardware e API's de software próprias, que não usem elementos desta solução.
    Mas as interpretações legais podem ser múltiplas e eu não sou especialista nessa área (advogados há muitos).
     
  4. timber

    timber Zwame Advisor

    Eu também não sou especialista mas as patentes regra geral são bastante genéricas e são mais ideias que métodos concretos para fazer alguma coisa (era dar o ouro ao bandido).
    Se alguém quizer copiar isso não chega fazer o mesmo de maneira diferente. Simplesmente não pode fazer o "mesmo". Por isso é que as patentes às vezes se tornam ridiculas e bloqueios ao avanço em vez de protegerem a propriedade intelectual. É só ver o caso das patentes de software que é uma discussão interessante (patente do duplo click.... por ex)
    De resto boa ideia por parte da nvidia.
     
  5. Sir Lancelot

    Sir Lancelot Banido

    É graças a isto k muitas vezes k se criam os monopólios...e muitas marcas vão à falência...
    A teoria da evolução de Charles Darwin não se aplica apenas aos seres vivos...tb se aplica nos negócios...

    "I have called this principle, by which each slight variation, if useful, is preserved, by the term Natural Selection, in order to mark its relation to man's power of selection. But the expression often used o f the Survival of the Fittest, is more accurate, and is sometimes equally convenient." C.Darwin

    Em suma, apenas os mais fortes sobrevivem...

    No entanto, há sempre a possiblidade de fabrico sob licensa....obviamente neste caso isso nem se poria pk as companhias são como cão e gato...

    Aki realmente, a ATI so teria k engenhar um sistema k fosse tão ou mais eficiente k este...senão a própria "natureza" encarregar-se-á de a deixar pa trás...
     
  6. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Pois, é que se a nvidia começar a fazer placas com 2 chips, tipo e se a ATI n puder fazer o mm por razões de patentes, bye bye ATI, não tou a ver onde vai ela buscar poder para combater 2 chips numa placa.
     
  7. Sir Lancelot

    Sir Lancelot Banido

    Mete 3, ou 4, ou 5 chips...LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
     
  8. SKATAN

    SKATAN Power Member

    não ha umas boards (ou havia) de opteron em que um dos cpus tinha acesso a ram atraves do outro cpu ?

    faz me lembrar isso noutro contexto

    ou será que sonhei isso ? :lol:
     
  9. blastarr

    blastarr Power Member

    Sonhaste.

    Nessas situações (NUMA), o outro Opteron tem acesso à memória através de um link Hypertransport, sendo que os outros dois servem para comunicar com outras CPU's numa configuração multi-processor.

    É por isso que o Athlon64 tem 1 link HTT, enquanto os Opteron têm 3.
    O CPU acede à memória do outro, mas não através deste directamente. Passa tudo pelo link HTT.

    in Wikipedia

    Além disso, neste caso a CPU não tem acesso a esta "pool" de memória, continua a ser controlada pela/s GPU/s.
     
  10. SKATAN

    SKATAN Power Member

    Hypertransport ... juras ???

    "Each CPU can access the main memory of another processor, transparent to the programmer."

    http://en.wikipedia.org/wiki/Opteron

    uaaahhhhhh

    em nenhuma parte no meu post ha insinuação que os cpu acedem a essa "pool" ... era apenas uma comparação entre o que o opteron faz e essa patente sobre a qual o que sei foi o que explicaste

    qual quer dia ficas com pior reputação que o inquirer ...
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2005
  11. blastarr

    blastarr Power Member

    Então ? Dás a resposta e depois vens contradizer-te a ti próprio ? lol

    Acesso através do HTT, não através de outro CPU/controlador de memória...;)

    E transparent to the programmer é uma consequência benéfica da natureza do link HTT "glueless".

    Tem acesso à sua memória, mas não em exclusivo e nunca com prioridade sobre o host CPU desse mesmo banco de memória.
     
  12. SKATAN

    SKATAN Power Member

    se um cpu acede a a memoria principal de outro seja pelo controlador ou não passando sempre pelo cpu onde é que a palavra atraves esta mal ?


    tipo tu e que sonhas eu não especifiquei nada lol

    eu sei que tu como engenheiro podes achar isto tecnicamente errado mas eu não lolol

    já sei que esta noite já nao dormes por causa de technicalities

    como eu tinha dito eu ja tinha visto uma board dual ( salvo erro) em que um cpu acedia a ram pelo outro agora tu como engenheiro interpretas como quiseres e eu como quiser
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2005
  13. blastarr

    blastarr Power Member

    Ah, pronto. Então se não especificaste, tudo bem. Peace.
     
  14. zer0

    zer0 [email protected] Member

    Results of Search in 1976 to present db for:
    "ATI Technologies": 260 patents.
    Hits 1 through 50 out of 260

    Results of Search in 1976 to present db for:
    "NVIDIA Corporation": 213 patents.
    Hits 1 through 50 out of 213

    Ui, mais 47 patentes...a nvidia esta condenada, é o fim... pior ainda seria termos 473 topicos abertos cada vez que uma destas tivesse um ataque de diarreia mental.

    :paranoid:
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member

    Uau, ter mais patentes.
    Nunca te ocorreu que, se a ATI tem 20 anos (fundada em 1985) e a Nvidia tem 12 (fundada em 1993), é natural que a primeira tenha mais patentes ? (mesmo assim é surpreendente existir uma diferença tão pequena)
     
  16. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Ya, a Nvidia foi fundada com os engenheiros da plava voodoo n foi? Ouvi algo assim.
     
  17. timber

    timber Zwame Advisor

    A nvidia é mais antiga que a 3dfx
    Apenas não entrou em "combate" tão cedo
     
  18. SKATAN

    SKATAN Power Member

    nop mas acho que incorporaram parte da quipa quando a 3dfx berrou
     
  19. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    ou melhor, quando fizeram berrar a 3Dfx :P

    Mas penso que sim, foram "buscar" uns quantos à defunta 3DFx, inclusivé podemos agradecer o SLI actual a esses senhores. Acho que a nVidia adquiriu também propriedade intelectual da 3DFx, daí poder usar o nome SLI (não tenho a certeza pq estou com preguiça de ir procurar :P).
     
  20. blastarr

    blastarr Power Member


    3dfx, a 3Dfx mudou de nome uns tempos antes de se afundar.

    A NV ficou com cerca de 100 engenheiros, todas as patentes, marcas registadas, placas em inventário e protótipos (well, quase todos os protótipos).

    Mas a equipa que veio da 3dfx não foi desenvolver placas gráficas, foi directamente para a (na altura) nova divisão de plataformas, que desenvolveu o chipset, placa de som e gráficos da Xbox 1, bem como todas as gerações de nForce's para PC's até ao momento.
     

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