Athlon Dual Core: Overclocking the 4200+

DJ_PAPA

Power Member
Pulveriza tudo :D

326x8.jpg

Com cooler a ar. Thermaltake Silent Boost K8

7617.png

7614.png

7643.png

When even a bit of multitasking comes into play, however, the 4200+ soars ahead, with significant performance advantages in the general performance PCMark2004 benchmark and an advantage in Multimedia Content Creation 2004. Media Encoding is one particular area where the x2 4200+ shines, outperforming the higher speed 4000+ by 41% at stock speed and by almost 71% when overclocked to 2.7GHz. The performance advantage for Dual-Core in Media Encoding is so significant that the X2 becomes a "must-have" if you do much media encoding.
In the end the 4200+ appears to be a good-performing dual-core CPU with quite a bit of overclocking headroom. We reached 2.7GHz with a PC Health reported CPU temperature of 61 degrees C at 1.55V. 240 was a breeze at 1.45V, exceptionally stable for days on end, with processor temps generally below 50C with our air cooling.

É que é so eles descerem de preço :D

EDIT:
-> http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2452
 
Não me parece significativa a performance em stock face ao 4000+ tirando o encoding em mpeg4 :rolleyes:

Eles na anandtech k esticassem o 4000+ k já não iam ser esses os nrºs.
 
É brutal este CPU. A questão vendo os preços é se este cpu com mais 512 de cache (4400+) valerá a pena só pela cache a mais claro. Pela diferença de preço diria que sim.

Para nós este ponto é importante. Como se portará a água...
O Anand parece que tem um 4800+ engraçado. A dar os 2.8 a ar

You can likely do even better than we have if you use more exotic cooling. We have seen many reports on the web of the 4200+ reaching 2.8GHz or even 3.0GHz. We have also seen reports of the 4800+ reaching even a bit higher, so even better overclocks may be available with a 4800+. Anand is reaching 2.8GHz on air with the 4800+ he has been testing.

A pergunta do milhão de dolares.

The 4200+ running OC at 2.4GHz is equivalent to a 4600+, which brings us back to the question of which x2 Athlon 64 we would buy for ourselves. With the 4400+ sporting 1MB cache on each core, and only a few dollars more than the 512KB 4200+, we would suspect the 4400+ may well be the Dual-Core to buy - IF it overclocks as well as the 4200+. We don't have a 4400+ to test for ourselves, but given the performance of the 1MB cache 4800+ we have seen, we expect the 4400+ will likely overclock just as well.

São os cpus a acompanhar sem duvida.
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Não me parece significativa a performance em stock face ao 4000+ tirando o encoding em mpeg4 :rolleyes:

Eles na anandtech k esticassem o 4000+ k já não iam ser esses os nrºs.

Vortan:
A questão é comprar agora um single core ou um dual core.
Isto obviamente não estando a pensar em 3Dmark. A diferença de performance nos jogos é minima e teremos seguramente daqui para a frente software que aos poucos comece a tirar partido dos dual core.
Eu penso que estes dual core valem muito mais a pena.
 
Metro disse:
Vortan:
A questão é comprar agora um single core ou um dual core.
Isto obviamente não estando a pensar em 3Dmark. A diferença de performance nos jogos é minima e teremos seguramente daqui para a frente software que aos poucos comece a tirar partido dos dual core.
Eu penso que estes dual core valem muito mais a pena.

Concordo completamente contigo metro...que são uns cpu's muito mas muito interessantes (kem sabe não será o meu próximo cpu um dual core desta geração), só gostaria de ter visto era fazerem o tal oc no 4000+, pois gostaria de comparar o aumento de performance com oc face ao 4200 dual core... pois cpu k entra aki na caixa não é pa estar stock speed ;)

A cache vai fazer a diferença!
 
Última edição:
VoRtAn_MaDgE disse:
Concordo completamente contigo metro...que são uns cpu's muito mas muito interessantes (kem sabe não será o meu próximo cpu um dual core desta geração), só gostaria de ter visto era fazerem o tal oc no 4000+, pois gostaria de comparar o aumento de performance com oc face ao 4200 dual core... pois cpu k entra aki na caixa não é pa estar stock speed ;)

Sim. Tb fico sempre a pensar pq raio não fazem OC neste ou não juntam lá um P4.
Teriamos mais informação para discutir aqui;)
 
Exacto teríamos mais onde ponderar...
A razão pela qual não o fizeram parece-me óbvia...se estão a colocar testes duma novidade poderá não ser muito boa publicidade um single core bater o dual core em certos testes e o publico ver e depois dizer...ah afinal tt coisa e agora é o k se vê...mas pelo outro lado não se lembram k nem toda a gente vê só os mhz (como nós espero), e vê k os dual core trazem bastantes vantagens e que se for pelo menos o 4400 k já trás 1mb d cache por core (salvo erro) a coisa é bem diferente...aliás, penso k estes dual core vão ajudar os a64 no seu grande calcanhar de aquiles...o multi-tasking, k a intel tão bem faz graças ao seu Hyper-Threading.
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Concordo completamente contigo metro...que são uns cpu's muito mas muito interessantes (kem sabe não será o meu próximo cpu um dual core desta geração), só gostaria de ter visto era fazerem o tal oc no 4000+, pois gostaria de comparar o aumento de performance com oc face ao 4200 dual core... pois cpu k entra aki na caixa não é pa estar stock speed ;)

A cache vai fazer a diferença!
Atenção que o 4000+ é 2400 e 1 MB de origem...

Bem, 2600 mhz dual core a BOINCAR era lindo :D
 
Sesto_Sento disse:
Exactamente, o 4400 e o 4800 trazem 1mb por core, enquanto os 4200 e 4600 512kb por core

Exactamente por isto é que eu disse que o 4400+ deve ser o melhor visto a pequena diferença de preço. Os outros muito caros.

Storm:
Estou como tu:D
 
4 com o hommem dos picos :p
Mas perfiro esperar por um 4400+ apesar de ser mais lento em termos de clock que o 4600+ tem 2 mb de cache, logo com um oczito deve ficar um cpu fenomenal :009:
Madril já cravavas um :x2: (leia-se um AMD X2) como prenda de anos para pores o moço a foldar forte :x2:
;)
 
Juntar 5 aqui :P

Se fosse 200 ou 250 € já taria a juntar guita :D O que nós queremos é foldanço e BOINCanço @ MAX POWER!
 
O preço tem em conta a produção, que neste momento é escassa (lembrem-se que são mto mais transístores num só cpu).
Esperem pelas versões de 65nm no princípio de 2006... ;)
 
Eu tava a pensar num San Diego lá para Setembro/Outubro...se até lá estes nao baixarem para a fasquia dos 300/400€ continuo-me pelos San Diego.
 
Back
Topo