Problema athlon ii x3 450 nao arranca depois de desbloquear o 4º core

ratogenio

Power Member
boas

o meu sistema é ja antigo e decidi fzr um upgrade ao cpu e ram. é o seguinte:
motherboard: Asrock N68C-S UCC
grafica: nVIDIA GeForce 7600GS
Disco: Maxtor 160gb 7200 rpm
fonte: oem 600W ditos, nao reais
sistema operativo: windows 7 32bits
mais detalhes aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=770150&page=1

processador: athlon II x3 450 (novo)
ram: corsair vingeance 4gb 1600mhz (novo)

Qdo troquei o cpu e a ram o pc funcionou normalmente. depois fui à bios (versao 1.60) desbloquear o 4º core o pc ja nao arrancou! (via o cooler a trabalhar mas a imagem no monitor nao) para o fazer voltar a arrancar tive de fzr reset à bios.
experimentei com outra fonte (uma que alimenta um i5-2500k, varios discos e um ssd) e aconteceu o mesmo!
Qual será o problema?
 
Simplesmente tiveste azar no cpu, o 4º core está danificado ou com problemas.

O desbqueio de cores é uma questão de sorte. (Isto é visto como um Bonus e não como garantido)
 
mas outro aspecto k me intriga é k se na bios faço overclock a 5% ele reinicia normalmente, se faço a 25% acontece o mm que qdo desbloqueio o 4º core, ou seja nao arranca, nada passa pro monitor apesar de ver/ouvir o trabalhar dalguns componentes...
 
Experimenta aumentar o vcore pode ser k te permita fazer os tais 25% de OC.... quanto ao 4° core acho k n ha nada a fazer, pois pode estar danificado.... de qualquer forma experimenta a fazer um update a BIOS que pode ser que consiga melhorias de OC ou com MT sorte desbloquear o tal core
 
mas outro aspecto k me intriga é k se na bios faço overclock a 5% ele reinicia normalmente, se faço a 25% acontece o mm que qdo desbloqueio o 4º core, ou seja nao arranca, nada passa pro monitor apesar de ver/ouvir o trabalhar dalguns componentes...

OC automático ainda por cima 25% ás (3pancadas) claro que o OC falha, também não é cpu dedicado para OC, apesar de ser possivel de aumentar os mhz...

Como o Winjer disse alguns cores defeituosos pode corrigir com algum aumento de vcore.
 
Já tive uma board dessas e já desbloquei 2 Athlon II X3 455 e um Phenom II X4 960T com ela, mas se calhar tiveste azar, como já disseram.
Mas só para fazer o despiste, como é que fizeste o unlock do 4º core? Quais foram a opções selecionadas na BIOS?
 
sim so mudei isso, fazer reset à bios para mim foi remover a pilha e esperar uns minutos, nao conheço outra forma :s

(estava aqui a pensar k se calhar o 4º core nao é mto importante, e estava a pensar em OC... ou entao sou eu a nao querer admitir k foi uma má compra lol)
 
sim so mudei isso, fazer reset à bios para mim foi remover a pilha e esperar uns minutos, nao conheço outra forma :s

(estava aqui a pensar k se calhar o 4º core nao é mto importante, e estava a pensar em OC... ou entao sou eu a nao querer admitir k foi uma má compra lol)

Não acho que tenha sido uma má compra!
Mas se calhar quando te aconselhei este CPU também não deixei explicito que poderia não desbloquear, alguns cores bloqueados podem vir danificados.
Como já desbloquei vários sem problemas pensei que também não terias.

De qualquer forma, podes sempre alterar um pouco o VCORE como sugerido.
Na BIOS, no OC Tweaker, aparece-te uma opção Processor Voltage? Ou algo do género.
É que no manual diz que esta opção só aparece para CPUs AM2.
 
Quando verificares a BIOS vê também no separador H/W Monitor qual é o valor de Vcore,
Depois, se der para alterar no OC Tweaker, acho que podes ir aumentado até 1.3-1.35V sem passar dos 1.4V.
 
Nesse caso realmente tens menos opções do que se fosse um CPU AM2.
Tens a opção Multiplier/Voltage Change? E se sim, podes mudar de Auto para por ex. Manual?
 
E no H/W Monitor sabes o que é que dizia no Vcore?

Edit:
Já agora, não precisas de retirar a pilha para fazer o clear CMOS, podes mudar um jumper de posição.
Vê no manual onde diz Clear CMOS.
 
Última edição:
Peço desculpa, mas esses valores são com a opção em auto ou em manual?
Se forem depois de estar em manual, experimenta fazer o unlock.

Se não der, experimenta colocar o valor do processor voltage em 1.45V.
 
Back
Topo