1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema athlon ii x3 450 nao arranca depois de desbloquear o 4º core

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ratogenio, 17 de Janeiro de 2013. (Respostas: 23; Visualizações: 1459)

1. ratogenio

ratogenio Power Member

boas

o meu sistema é ja antigo e decidi fzr um upgrade ao cpu e ram. é o seguinte:
    motherboard: Asrock N68C-S UCC
    grafica: nVIDIA GeForce 7600GS
    Disco: Maxtor 160gb 7200 rpm
    fonte: oem 600W ditos, nao reais
    sistema operativo: windows 7 32bits
    mais detalhes aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=770150&page=1

processador: athlon II x3 450 (novo)
    ram: corsair vingeance 4gb 1600mhz (novo)

Qdo troquei o cpu e a ram o pc funcionou normalmente. depois fui à bios (versao 1.60) desbloquear o 4º core o pc ja nao arrancou! (via o cooler a trabalhar mas a imagem no monitor nao) para o fazer voltar a arrancar tive de fzr reset à bios.
    experimentei com outra fonte (uma que alimenta um i5-2500k, varios discos e um ssd) e aconteceu o mesmo!
    Qual será o problema?

2. Cage57

Cage57 Power Member

Provavelmente não conseguirás desbloquear o 4º core por estar defeituoso.

3. vici

vici Power Member

Simplesmente tiveste azar no cpu, o 4º core está danificado ou com problemas.

O desbqueio de cores é uma questão de sorte. (Isto é visto como um Bonus e não como garantido)

4. ratogenio

ratogenio Power Member

mas outro aspecto k me intriga é k se na bios faço overclock a 5% ele reinicia normalmente, se faço a 25% acontece o mm que qdo desbloqueio o 4º core, ou seja nao arranca, nada passa pro monitor apesar de ver/ouvir o trabalhar dalguns componentes...

5. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Talvez possas corrigir isso aumentado o vcore.

6. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

Experimenta aumentar o vcore pode ser k te permita fazer os tais 25% de OC.... quanto ao 4° core acho k n ha nada a fazer, pois pode estar danificado.... de qualquer forma experimenta a fazer um update a BIOS que pode ser que consiga melhorias de OC ou com MT sorte desbloquear o tal core

7. vici

vici Power Member

OC automático ainda por cima 25% ás (3pancadas) claro que o OC falha, também não é cpu dedicado para OC, apesar de ser possivel de aumentar os mhz...

Como o Winjer disse alguns cores defeituosos pode corrigir com algum aumento de vcore.

8. JackFlash

JackFlash I fold therefore I AM

Já tive uma board dessas e já desbloquei 2 Athlon II X3 455 e um Phenom II X4 960T com ela, mas se calhar tiveste azar, como já disseram.
    Mas só para fazer o despiste, como é que fizeste o unlock do 4º core? Quais foram a opções selecionadas na BIOS?

9. ratogenio

ratogenio Power Member

unlock cpu core ---> enable

penso k era isto

10. JackFlash

Sim era isso no separador OC Tweaker.
    Não mudaste mais nada? Quando fizeste reset à BIOS e tentaste novamente só mudaste isso?

11. ratogenio

ratogenio Power Member

sim so mudei isso, fazer reset à bios para mim foi remover a pilha e esperar uns minutos, nao conheço outra forma :s

(estava aqui a pensar k se calhar o 4º core nao é mto importante, e estava a pensar em OC... ou entao sou eu a nao querer admitir k foi uma má compra lol)

12. JackFlash

Não acho que tenha sido uma má compra!
    Mas se calhar quando te aconselhei este CPU também não deixei explicito que poderia não desbloquear, alguns cores bloqueados podem vir danificados.
    Como já desbloquei vários sem problemas pensei que também não terias.

De qualquer forma, podes sempre alterar um pouco o VCORE como sugerido.
    Na BIOS, no OC Tweaker, aparece-te uma opção Processor Voltage? Ou algo do género.
    É que no manual diz que esta opção só aparece para CPUs AM2.

13. ratogenio

ratogenio Power Member

de momento nao posso verificar quais as opçoes que aparecem, assim que puder posto aqui... convem aumentar a voltagem aos poucos certo?

14. JackFlash

Quando verificares a BIOS vê também no separador H/W Monitor qual é o valor de Vcore,
    Depois, se der para alterar no OC Tweaker, acho que podes ir aumentado até 1.3-1.35V sem passar dos 1.4V.

15. ratogenio

ratogenio Power Member

16. JackFlash

Nesse caso realmente tens menos opções do que se fosse um CPU AM2.
    Tens a opção Multiplier/Voltage Change? E se sim, podes mudar de Auto para por ex. Manual?

17. ratogenio

ratogenio Power Member

Ao por em manual já aparece o processor voltage a 1.425 v

18. JackFlash

E no H/W Monitor sabes o que é que dizia no Vcore?

Edit:
    Já agora, não precisas de retirar a pilha para fazer o clear CMOS, podes mudar um jumper de posição.
    Vê no manual onde diz Clear CMOS.

Última edição: 17 de Janeiro de 2013
  19. ratogenio

ratogenio Power Member

Vcore: 1.432v+ 3.30v :3. 376v+ 5.00v :5. 184v+ 12.00v, 12.249v

20. JackFlash

Peço desculpa, mas esses valores são com a opção em auto ou em manual?
    Se forem depois de estar em manual, experimenta fazer o unlock.

Se não der, experimenta colocar o valor do processor voltage em 1.45V.

Partilhar esta Página