1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

athlon ii x3 450 - overclock sim ou nao? como?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ratogenio, 18 de Janeiro de 2013. (Respostas: 5; Visualizações: 1260)

1. ratogenio

ratogenio Power Member

boas

o meu sistema é ja antigo e decidi fzr um upgrade ao cpu e ram. é o seguinte:
    motherboard: Asrock N68C-S UCC
    grafica: nVIDIA GeForce 7600GS
    Disco: Maxtor 160gb 7200 rpm
    fonte: oem 600W ditos, nao reais
    sistema operativo: windows 7 64bits
    mais detalhes aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=771618

processador: athlon II x3 450 (novo)
    ram: corsair vingeance 4gb 1600mhz (novo)

como nao consegui desbloquear o 4º core estou a pensar fzr OC. o ccoler que tenho nao é o k vem com o CPU mas sim um maior que me arranjaram.

esta é a minha fonte, como nao percebo mto deixo aqui uma foto:

esta é a minha BIOS...

no menu OVERCLOCK MODE tenho as seguintes opçoes: [Auto], [CPU, PCIE, Sync.], [CPU, PCIE, Async.] and [Optimized] que me vai activar ou nao conforme os casos os menus [CPU Frequency (MHz)] e [PCIE Frequency (MHz)]

ao colocar o menu [Multiplier/Voltage Change] em manual abre mais alguns menus e juntando a outros ja existentes, sao eles:
    -CPU Frequency Multiplier
    -Processor Voltage
    -HT Bus Speed
    -HT Bus Width

Por que valores/parametros devo começar a alterar?

2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Começa por arranjar uma fonte em condições, ou arriscas-te a que o sistema avarie. Quando comecei no OC, também tinha uma fonte OEM..............tinha, pois a certa altura estourou e por sorte não queimou nenhum componente.
    Também convém teres um cooler decente, para manteres as temperaturas baixas, caso contrário começas a ter instabilidade e até podes danificar o CPU.

Começa por ver qual é a voltagem do teu CPU em default. Depois coloca esta em manual e coloca o valor default. Se colocares em auto, arriscas-te a que o sistema aumente a voltagem automaticamente, sendo que, normalmente, esta será maior do que a necessária, aumentando a temperatura.
    O que tens de aumentar é o Front Side Bus, que na tua bios é a opção CPU Frequency. Aumenta em bocados de 5 em 5, entra no windows e corre um OCCT, Linpack, IBT, ou algo parecido durante uns 10 minutos. Se não der erros, reinicia e aumenta mais 5. Faz isto até dar erros. Quando der erros, aumentas a voltagem em apenas um valor, do minimo que a motherboard permita. Entra no Windows e testa. Se estiver estável, continua a aumentar o FSB.
    Enquanto não tiveres uma fonte e cooler em condições, não aconselho a aumentares a voltagem.

Quando estiveres a testar mantem um programa de monitorização de temperatura aberto. Não deixes que estas passem os 62.C para utilização diária.

3. ratogenio

ratogenio Power Member

ja tentei colocar o menu overclock mode em [CPU, PCIE, Sync.] e aumentar o CPU Frequency ate atingir os 3600mhz... apos isto o pc nao reiniciou, tive de fzr reset à bios. provavelmente aumentei muito....

Última edição: 18 de Janeiro de 2013
  4. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Seguiste o que te disse, ou andas a aumentar os valores à sorte?

5. ratogenio

ratogenio Power Member

sim foi à sorte pk ainda nao tinha criado o topico... mas vou fzr como disseste assim que tenha disponibilidade...
    obrigado pela ajuda

6. smartdroid

smartdroid Power Member

Eu tenho um x3 455 com os quatros cores a funcionar e com overclock a 3.8 ghz estaveis a todos os nives consigo chegar aos 4 ghz mas o cooler já não dá conta do recado, mas a 3.8 ghz roda sempre abaixo dos 55º.
    Quando dizes que o quarto core não deu para desbloquear, quais foram os sintomas?

Qual a versão da tua bios? a voltagem do cpu está incorreta...esse chip trabalha a 1.35v!
    O multiplicador do cpu tmb está baixo devia estar nos 16 e não nos 10.5 estás a correr esse chip a 2100 mhz porquê?

Última edição: 29 de Janeiro de 2013

Partilhar esta Página