ati catalyst 7.1 com open GL ou n?

adrifaria

Power Member
Ok, n estou enganado ao dizer que depois de alguns meses de desespero, a Microsoft decidiu integrar OpenGl no Vista, pois n?
Tudo lindo, mas instalei o ulltimo Catalyst e tinha um campo que dizia que opengl n está disponível. Tou a trabalhar com o Windows Vista Home Premium. Isso será de facto um problema do OS ou do driver? O mais interessante ainda é que depois de instalar e reinstalar n vezes agora o painel de controlo da gráfica aparece mais simplificado, (mesmo no modo advanced) e já n está lá o tal campo de opengl, mas tendo em conta o fraco desempenho em programas 3d que dependem de opengl... acho que de facto n está a funcionar.

Alguem com problemas semelhantes?
 
Ok, n estou enganado ao dizer que depois de alguns meses de desespero, a Microsoft decidiu integrar OpenGl no Vista, pois n?
Tudo lindo, mas instalei o ulltimo Catalyst e tinha um campo que dizia que opengl n está disponível. Tou a trabalhar com o Windows Vista Home Premium. Isso será de facto um problema do OS ou do driver? O mais interessante ainda é que depois de instalar e reinstalar n vezes agora o painel de controlo da gráfica aparece mais simplificado, (mesmo no modo advanced) e já n está lá o tal campo de opengl, mas tendo em conta o fraco desempenho em programas 3d que dependem de opengl... acho que de facto n está a funcionar.

Alguem com problemas semelhantes?

Quê ? O OpenGL não está a funcionar no Windows Vista com os drivers mais recentes da ATI, tal como eles publicitam ?
Processa-os... :D
 
Ok, n estou enganado ao dizer que depois de alguns meses de desespero, a Microsoft decidiu integrar OpenGl no Vista, pois n?
Tudo lindo, mas instalei o ulltimo Catalyst e tinha um campo que dizia que opengl n está disponível. Tou a trabalhar com o Windows Vista Home Premium. Isso será de facto um problema do OS ou do driver? O mais interessante ainda é que depois de instalar e reinstalar n vezes agora o painel de controlo da gráfica aparece mais simplificado, (mesmo no modo advanced) e já n está lá o tal campo de opengl, mas tendo em conta o fraco desempenho em programas 3d que dependem de opengl... acho que de facto n está a funcionar.

Alguem com problemas semelhantes?

Catalyst® 7.1 Display Driver for Windows Vista (32 bit)
"Microsoft WHQL certified"


Native OpenGL Vista support
Catalyst™ 7.1 introduces native support for OpenGL, delivering a number of OpenGL application performance gains over the previously released AMD Vista RTM driver (8.31.100.3.2.1). Future Catalyst™ releases will include further OpenGL optimizations to further enhance performance of Vista OpenGL applications
https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/catalyst_71_vista.html

O Vista suporta OpenGL nativamente assim como os Catalyst® 7.1
 
É, isso tudo é muito bonito em teoria.
Mas o driver dele não está a funcionar na práctica, e reporta o OpenGL como não estando disponível...

E?
Não funciona no dele, mas funciona no meu e em mais 2 PC´s que instalei o Business N (versão completa faculdade) + cat. 7.1 e funciona nos pc´s de todas as reviews tanto na prática como na teórica.

Recomendo uma desinstalação completa do driver através do próprio executável dos cat.7.1 e em último caso reinstalação do Vista.
É muito provável que com tantas mexidas ele já possa ter ficado marado.
 
E?
Não funciona no dele, mas funciona no meu e em mais 2 PC´s que instalei o Business N (versão completa faculdade) + cat. 7.1 e funciona nos pc´s de todas as reviews tanto na prática como na teórica.

Recomendo uma desinstalação completa do driver através do próprio executável dos cat.7.1 e em último caso reinstalação do Vista.
É muito provável que com tantas mexidas ele já possa ter ficado marado.

E isso explica o desaparecimento progressivo de opções no Control Panel ?

Give me a break...
 
Dj_PAPA, uma das coisas que acho estranho é que agora n aparecem aqueles graficos comparativos, tás a ver, aqueles com a fonte no meio de um pátio? já tive essas opções todas mas agora nada.... e já desinstalei e voltei a instalar... já desinstalei mesmo a gráfica e nada. E se tento correr apenas os drivers (depois de extrair o pacote do catalyst) diz que n são compativeis com o OS. Enfim.... ideias brilhantes são precisas. Desinstalar o Vista? not an option... n tenho ainda o CD. Veio instalado na maquina.
N serão os drivers que já vinham com Vista que se estão a sobrepor sempre aos que instalo?

Já agora, que software posso usar para retirar mesmo a duvida se o OpneGl está ou n a funcionar?
 
Última edição:
Dj_PAPA, uma das coisas que acho estranho é que agora n aparecem aqueles graficos comparativos, tás a ver, aqueles com a fonte no meio de um pátio? já tive essas opções todas mas agora nada.... e já desinstalei e voltei a instalar... já desinstalei mesmo a gráfica e nada. E se tento correr apenas os drivers (depois de extrair o pacote do catalyst) diz que n são compativeis com o OS. Enfim.... ideias brilhantes são precisas. Desinstalar o Vista? not an option... n tenho ainda o CD. Veio instalado na maquina.
N serão os drivers que já vinham com Vista que se estão a sobrepor sempre aos que instalo?
Exprimenta usar o System Restore ;)


E isso explica o desaparecimento progressivo de opções no Control Panel ?

Give me a break...
Se tens alguma ideia para resolução do problema, a pessoa em questão agradecia.
Se é mais uma dezena de posts so para criticar e generalizar sem sentido, Give a Break a toda a gente.
 
Dj_PAPA, uma das coisas que acho estranho é que agora n aparecem aqueles graficos comparativos, tás a ver, aqueles com a fonte no meio de um pátio? já tive essas opções todas mas agora nada.... e já desinstalei e voltei a instalar... já desinstalei mesmo a gráfica e nada. E se tento correr apenas os drivers (depois de extrair o pacote do catalyst) diz que n são compativeis com o OS. Enfim.... ideias brilhantes são precisas. Desinstalar o Vista? not an option... n tenho ainda o CD. Veio instalado na maquina.
N serão os drivers que já vinham com Vista que se estão a sobrepor sempre aos que instalo?

Tu não estarás a instalar os Cats 7.1 para XP e por isso te diz não compatives com o OS?? :rolleyes:

Vê lá com estes: Cats 7.1 Vista 32bits (apenas tens de clickar no "I agree" para inciar download)
 
o ficheiro que estou a usar é o 7-1_vista64_dd_ccc_enu_41241.exe pois creio que tenho um vista 64bits... ou n? Deculpem a ignorância mas com um intel core 2 T7200, n tem que ser 64 bits?

outra coisa é normal ter ao lado da descrição da placa gráfica no gestor de dipositivos : "Microsoft corporation - WDDM" ?
 
Exprimenta usar o System Restore ;)



Se tens alguma ideia para resolução do problema, a pessoa em questão agradecia.
Se é mais uma dezena de posts so para criticar e generalizar sem sentido, Give a Break a toda a gente.

Sim, tenho, ao contrário de ti, que recomendas um mecanismo que só complica as coisas, como é o System Restore (o qual deixa tralha no disco)...


Experimentas isto:
http://www.spec.org/gpc/opc.static/vp9info.html
 
o ficheiro que estou a usar é o 7-1_vista64_dd_ccc_enu_41241.exe pois creio que tenho um vista 64bits... ou n? Deculpem a ignorância mas com um intel core 2 T7200, n tem que ser 64 bits?

outra coisa é normal ter ao lado da descrição da placa gráfica no gestor de dipositivos : "Microsoft corporation - WDDM" ?

Não tem de ser...
O cpu suporta os 64bits mas os drivers que tens de instalar são conforme o OS seja 32 ou 64bits.

Para saberes se o teu 32 ou 64bits, basta clickares com o botão do lado direito do rato no icon "Computer" (ou no próprio "Computer que tens no start menu). Seleccionas "Proprerties" e vai-te abrir o "System".

Ai tens todas as informações, inclusivé a versão.
Ao centro tens a dizer "System Type:". Ai diz-te se é 32 ou 64bits ;)
 
Bem, creio que já estou convencido... depois do lançamento do catalyst 7.1 e do que tenho lido pela net.... OpenGl e Vista até este momento é sinónimo de problemas e fraco desempenho.

http://www.tomshardware.com/2007/01/29/xp-vs-vista/page11.html : "There are some programs that showed deeply disappointing performance. Unreal Tournament 2004 and the professional graphics benchmarking suite SPECviewperf 9.03 suffered heavily from the lack of support for the OpenGL graphics library under Windows Vista. This is something we expected, and we clearly advise against replacing Windows XP with Windows Vista if you need to run professional graphics applications."

Esse é também o meu conselho: quem quer correr aplicações 3d com OpenGL, esperem por melhores drivers ou por um service pack jeitoso. Utilizo o Sketchup muito frequentemente e posso dizer que no Vista ainda n consegui ligar a opção "use hardware acceleration", nem com o Sketchup 6. O programa corre mas soluça...Como a opção de usar a placa gráfica n está disponível parece-me que tudo o que o programa faz é graças aos processadores... Estou a correr com core 2 duo t7200 e uma ati x1600, e 2Gb de RAM e sinceramente prefiro mais lento mas sem soluços com o meu XP sp2 a correr num amd XP1500+ e com apenas 512Mb de ram e uma radeon 9600 pro....

Enfim... mas pronto, para já vou aguentar o soluçar e manter o Vista, pq já chega de instalar softwares por estes dias.... Contudo... é mesmo razaão para perguntar: como é que isto é possível????
 
Bem, lamento muito este tópico mas de facto o senhor JP tinha razão. Eu assumi erradamente que devia instalar a versão 64 bits por causa do processador, e pq n tinha sido eu a instalar o Windows. Tá instalada a versão 32 bits, e já corre OpenGl. Desculpem a santa ignorância e obrigado a todos. Que se enterre o tópico!
 
É, isso tudo é muito bonito em teoria.
Mas o driver dele não está a funcionar na práctica, e reporta o OpenGL como não estando disponível...

La se foi a hipoteses de implicar e criticar mais um bocado :-D
Sempre podes criticar dizendo que os drivers 64bits nao dão no windows 32 bits :lol:

Bem, lamento muito este tópico mas de facto o senhor JP tinha razão. Eu assumi erradamente que devia instalar a versão 64 bits por causa do processador, e pq n tinha sido eu a instalar o Windows. Tá instalada a versão 32 bits, e já corre OpenGl. Desculpem a santa ignorância e obrigado a todos. Que se enterre o tópico!
 
Dar dão, pq ao instalar o catalyst o Vista n disse nada... só disse quando instalei o driver sozinho...é que ele criticava. Mas funcionar... n funcionam. :-) bem, Vista aqui vou eu, full steam!
 
Epa ontem iniciei a minha experiencia pelo vista, e instalei as ultimas ati 7.2....não percebo como não tenho acesso ao ati control panel?!?! Tudo a trabalhar bem, menos neste aspecto.
Drivers 32bits,versão vista, para SO 32 bits. Mal clico em aticcc, ou botão lado direito no ambiente de trabalho, ati ccc nepia...nota.se que ta a processar mas depois nao aparece nada

Damn!!!!
 
Back
Topo