ATI Catalyst Drivers Named Most Stable by Independent Test Organization AppLabs

DJ_PAPA

Power Member
In June 2005, ATI commissioned AppLabs, a leading provider of quality assurance and testing, to conduct the test, pitting ATI's Radeon® display adaptors against comparable NVIDIA GeForce products. The objective of the test was to perform advanced software stress testing of the Radeon product line against the GeForce product line. AppLabs used publicly available test applications extracted from Microsoft's latest Windows Hardware Quality Lab test suite 5.3 to conduct the study in its Lindon, Utah facility. Testing was conducted on a variety of graphics adaptors from each of the two manufacturers, and included the repeated execution of a multitude of test cases (for more than 500 times on each card) to mimic a typical, long term, real-world PC usability scenario.

In this series of independent trials, ATI consistently earned higher stability rankings, scoring as high as 8.6 percent above NVIDIA. The AppLabs report concluded: "Based on the results of these software stress tests, the stability of the ATI Catalyst software exceeded that of their NVIDIA counterpart."

Quanto á empresa que realizou os testes:
AppLabs customers include Cisco, Novell, RealNetworks, U.S. Robotics, SAP and InstallShield, as well as enterprise clients in key vertical sectors like financial services. AppLabs is one of only a handful of software testing experts to have achieved SEI CMM Level 5, the highest quality standard attainable in software engineering.

http://biz.yahoo.com/prnews/050609/nyth059.html?.v=10

Axo que agora deixa mesmo de haver duvidas em relaçao áquele antigo argumento de falta de establidade por parte dos drivers da ATI.
Há muito que isso mudou. E este teste vem provar isso.
 
O problema é que alteram todos os meses, e pode haver alguns que tenham problemas. A estabilidade practicamente ficou resolvida desde os primeiros Catalyst, inicialmente na altura que saiu o r300 ainda eram muito verdes e não conseguiam explorar as capacidades do chip, agora penso que a nivel de estabilidade não há problema.
A ultima vez que tive problemas não foi propriamente os drivers foi com a ultima versão do painel de control dos drivers, aquele que é preciso instalar o netframework, isso crashou-me algumas vezes numa X800XT Pci-Express.
 
Apesar de ser nitidamente uma manobra de marketing, nunca me queixei de estabilidade por parte dos drivers da ATi e curiosamente nem dos da nVidia. A única coisa que me chamou a atenção em drivers ATi foi o VPU Recover que de vez em quando lá dava o seu erro, no entanto foi um problema que se resolveu facilmente.

Acho que é sem dúvida uma manobra de marketing vinda em excelente altura, pois a 7800 da nvidia tá aí à porta...
 
Pessoalmente testei praticamente todos os drivers Catalyst desde que começaram a sair... acho que só falhei os 2.5 e os 2.6, e a partir daí tive duas únicas placas: uma Radeon 8500 64Mb e actualmente tenho uma Radeon 9500 modificada para uma 9700Pro já com mais de dois anos a dar o litro.

Em termos de problemas ao longo destes anos só tive com uns jogos... por exemplo a partir de um certo pacote de drivers o AA no UT99 deixou de funcionar na Radeon 9700Pro, mas pronto o AA funciona se jogar em OpenGL. No Serious Sam lembro-me que quando tinha a Radeon 8500 as texturas do chão em alguns níveis "flashavam" mas depois foi resolvido.

Falando em algo mais actual os problemas que tive foi no Doom3 com os Cat 5.3 em que obtive pior perfomance, e agora com os Cat 5.5 em que o instalador não funcionou correctamente pelo que tive que instalar os drivers manualmente. :-D

No caso das placas Nvidia e com drivers mais novos, deram-me a sensação de terem mais problemas em relação quando tive uma GF2 MX com drivers mais antigos. No entanto uma pessoa no caso de placas Nvidia têm sempre uma maior leque de drivers disponíveis, apesar de serem beta na maioria dos casos.
 
Crusher disse:
Pessoalmente testei praticamente todos os drivers Catalyst desde que começaram a sair... acho que só falhei os 2.5 e os 2.6, e a partir daí tive duas únicas placas: uma Radeon 8500 64Mb e actualmente tenho uma Radeon 9500 modificada para uma 9700Pro já com mais de dois anos a dar o litro.

Em termos de problemas ao longo destes anos só tive com uns jogos... por exemplo a partir de um certo pacote de drivers o AA no UT99 deixou de funcionar na Radeon 9700Pro, mas pronto o AA funciona se jogar em OpenGL. No Serious Sam lembro-me que quando tinha a Radeon 8500 as texturas do chão em alguns níveis "flashavam" mas depois foi resolvido.

Falando em algo mais actual os problemas que tive foi no Doom3 com os Cat 5.3 em que obtive pior perfomance, e agora com os Cat 5.5 em que o instalador não funcionou correctamente pelo que tive que instalar os drivers manualmente. :-D

No caso das placas Nvidia e com drivers mais novos, deram-me a sensação de terem mais problemas em relação quando tive uma GF2 MX com drivers mais antigos. No entanto uma pessoa no caso de placas Nvidia têm sempre uma maior leque de drivers disponíveis, apesar de serem beta na maioria dos casos.

Tenho a mesma grafica que tu e com o mesmo tempo! Usas os Omega drivers????
 
Pois, eu também uso os Omega.
Das últimas versões que instalei deixei de conseguir jogar PES4. :(
Entra no jogo e faço tudo, qnd chega à parte do jogo mesmo, crasha: SEMPRE e IMEDIATAMENTE!

Já tentei desinstala-los mas sem efeito! :(

Já agora se alguem souber de como resolver...
Thankx in advanced!
 
JaCk disse:
Pois, eu também uso os Omega.
Das últimas versões que instalei deixei de conseguir jogar PES4. :(
Entra no jogo e faço tudo, qnd chega à parte do jogo mesmo, crasha: SEMPRE e IMEDIATAMENTE!

Já tentei desinstala-los mas sem efeito! :(

Já agora se alguem souber de como resolver...
Thankx in advanced!

tenta um programa xamado Driver Cleaner e depois Registry Mechanic, reinicia e instala uns drivers oficiais
 
eu uso os omega...os ultimos catalyst 5.5 e 5.6 o control panel simplesmente esta uma bodega...pesado como tudo e crasha de x em quando..com os 5.6 e impossivel jogar gta : sa passado smp uns minutos o jogo para e da erro vpu recover..mas isso tb posso ser eu...tenho pra ki uma mistela de drivers enfiados...
 
Última edição:
Back
Topo