ATI Crossfire PIC

blastarr

Power Member
ATdongle.JPG


Cabos externos... não sei qto a vcs, mas isto parece-me aínda mais inconveniente do que a bridge SLI, tão criticada pela ATI...
Tamanho, espessura do cabo, obrigatoriedade do uso de placas master específicas...

Fonte:
http://www.theinquirer.net/?article=23569

Outro artigo sobre o Crossfire:
http://www.theinquirer.net/?article=23570
 
Mas qual o incoveniente em usar cabos em vez de uma bridge?

Ouvi uns "ruídos" que no caso das Voodoo esse método de fazer comunicar as duas placas gráficas degradava a qualidade de imagem, mas penso que era se os cabos fossem muito compridos.

"obrigatoriedade do uso de placas master específicas..."

Por um lado podes ligar gráficas diferentes... no entanto ainda resta saber uma incógnita. Como será a compatibilidade desta solução da ATI face ao SLI da Nvidia?

É que para alem do preço que o SLI acarreta (estou a falar em usar duas 6800U/GT e não duas 6600GT), infelizmente não é qualquer jogo que tira proveito do SLI.
 
Tendo em conta que os cabos ligam a saídas DVI, q se bem me lembro têm um sinal digital, será q há realmente algum problema de ruído ou perda de sinal..?
Acho q o chato é mesmo a confusão de cabos...
 
Duas 6600 normais (não-GT) em SLI serão sempre muito mais baratas do que as X800XL especiais da ati (lembra-te que a ATI quer tanto controlo sobre a produção que nem deixará que sejam fabricadas por mais ng a não ser ela própria, nem a Sapphire pode...)
Isto indica que a tecnologia não é assim tão fácil de implementar como se pensava, nem barata.
Tb precisam de motherboards especiais, as quais têm uma base instalada muito reduzida neste momento, além de que funcionarão sempre à velocidade máxima da placa mais fraca...
 
Dazkarieh disse:
*2*0.90(+-)

Certo?

Neste momento, quase tudo é especulação.
É esperar para ver.

Até tenho as minhas dúvidas sobre a imagem que postei...
Reparem nos chips ROM das BIOS... parece ter dois slots, mas só um tem chip, o outro está vazio...
A parte do fundo da board está bastante vazia, o espaço entre duas placas dual-slot, demasiado grande, o chip de rede em baixo e o LCD Port 80 parecem muito, demasiado mesmo, próximos da arestas da board, o backplate tb parece demasiado vazio... não sei.
 
Última edição:
Concordo ctg em tudo..

Apenas quis referir que, por mais teoria que se meta para aí, tem de ser superior a uma placa apenas.. ;)

Um abraço :)
 
Dazkarieh disse:
Concordo ctg em tudo..

Apenas quis referir que, por mais teoria que se meta para aí, tem de ser superior a uma placa apenas.. ;)

Um abraço :)

Se não fosse, não valia a pena lançar isto para o mercado... ;)
 
Em principio nao há perca de qualidade.
O sinal vai em digital, isto é, em 1´s e 0´s e o cabo é tao curto.....

Mas tb me parece fake a imagem.
O conector do cabo da placa master nao tem as 2 roscas para enroscar no backplate (embora tejam la os furos para isso), mas a placa slave ja tem as roscas!

A ATI disse que a principal preocupaçao do crossfire era aumentar a qualidade de imagem e só depois o aumento de performance. Isto é, ao ter-se as 2 placas em crossfire, se activem opçoes para o aumento da qualidade que de outra forma nao eram possiveis.
Este crossfire tem que ser muito bom para me convencer, senao nao passa de + um SLI......

Para ja o uso de placas diferentes já é um bom começo, mas vamos esperar, pq se nao aumentar bem a qualidade de imagem, ou a performance, nao serve de grande coisa.
Outra boa ideia, era porem o crossfire nao dependente dos drivers como o SLI. Mas isso deve ser impossivel.......
 
DJ_PAPA disse:
Em principio nao há perca de qualidade.
O sinal vai em digital, isto é, em 1´s e 0´s e o cabo é tao curto.....

Outra boa ideia, era porem o crossfire nao dependente dos drivers como o SLI. Mas isso deve ser impossivel.......


Sim, vai em digital, mas e a largura de banda ?

Concerteza um cabo que use a limitada largura de banda de um DVI-I (se fosse HDMI ou DVI-O -acho que é este o nome, se não fôr, tough break-, era outra história...) não terá a mesma capacidade de um pequeno PCB SLI com 10GB/s full-duplex, nem as perdas por latência...

Se não é dependente dos drivers, porquê usar uma ligação analógica e porquê usar placas obrigatóriamente fabricadas pela ATI, como as AIW ?

Segundo me recordo, qd surgiu o primeiro rumor desta tec. da ATI, o principal trunfo apontado pela imprensa em relação ao SLI da Nvidia era não precisar de um conector entre as placas, pois tudo se processaria via PCI-express.
Afinal...
 
Última edição:
blastarr disse:
Sim, vai em digital, mas e a largura de banda ?

Concerteza um cabo que use a limitada largura de banda de um DVI-I (se fosse HDMI ou DVI-O -acho que é este o nome, se não fôr, tough break-, era outra história...) não terá a mesma capacidade de um pequeno PCB SLI com 10GB/s full-duplex, nem as perdas por latência...

Se não é dependente dos drivers, porquê usar uma ligação analógica e porquê usar placas obrigatóriamente fabricadas pela ATI, como as AIW ?

Tb é possivel, para alem do cabo, as placas trocarem informaçoes pela board, usando algumas lanes PCI-E!

Eu nao tou a dizer que nao vai ser dependente dos drivers.
Tou a dizer que era porreiro nao tar dependente de drivers! Agora, nao sei se isso será possivel.....

Parece que por agora a ATI quer controlar a qualidade do material, mas em principio, com o passar do tempo deve alargar pelo menos até á Saphire a produçao destas placas.
 
Pic da "MasterCard":

crossfirex8509gy.jpg


http://www.theinquirer.net/?article=23570

Numeros da Ati. Compativel com todos os jogos. Benchs dos sites parece que só no fim de junho.

IT'S TIME TO talk about some numbers referred to ATI crossfire Multi VPU systems. We can only used ATI own reference performance numbers seen in a document that it got in its labs.

ATI claims that its Crossfire will be compatible with all games. All games should get performance increase while this should not be the case with Nvidia SLI platform.

Compared with two 6800 Ultra in SLI, ATI's Crossfire should end up about 10 per cent faster in 3Dmark05 benchmark, about 30 percent in Splinter cell C.T game and more than 60 percent in Need For Speed Underground 2 game. ATI is talking about results gathered from testing SLI and Crossfire platforms on 1600x1200 resolution, with 4X FSAA and 8X aniso, Athlon 64, 1GB DDR 400 memory, RD480 motherboard with 8.151 driver. ATI used two X850 XT Crossfire cards versus Asus SLI Deluxe board, 71.89 drivers, and two 6800 Ultra cards in SLI.

Compared with single X850 XT PE card, Crossfire cards performs 10 percent faster in 3Dmark03, more than 60 percent faster in old Return to Castle Wolfenstein and almost 100 percent faster in Splinter cell game. Interesting choice of games, I wonder are those the games that show the biggest difference. We don’t even doubt that.

Same document implies that Nvidia SLI won't show any performance increase in versus single 6800 Ultra card in The chronicles of Riddick, UT 2004 and Rollercoaster Tycoon 3 games.

We should see some tests from Computex while officially ATI will send out Crossfire test systems by the end of June. We are more the sort of see it to believe it kind of person so you should take all this with a grain of salt as it comes from ATI.

http://www.theinquirer.net/?article=23571
 
Essa ideia dos cabos não me cheira nada bem...

Quando foi a epoca das Voodoo que em SLI usavam os cabos... havia demasiada perda de qualidade de imagem...
Espero que, por usarem cabos DVI, a qualidade não degrade tanto... a ver vamos.
 
ATI claims that its Crossfire will be compatible with all games. All games should get performance increase while this should not be the case with Nvidia SLI platform.

Isto é bom.......
Era uma das features que eu mais pedia para uma soluçao de 2 graficas ter sucesso!
 
Não acredito muito nessa afirmação, porque uma implementação deste género implica alteração de drivers e não só...

Custa-me muito a acreditar nisso, até mesmo se, tal como com o SLI, não existirão situações em que o Crossfire terá pior rendimento.
 
Vou guardar os comentários para mais tarde, até se poder mesmo ver a performance disso.
Gosto da solução dos cabos, tem é de ser eficiente.
Quanto a faltar um chip de bios na board não quer dizer nada, a board da Sapphire até acho que tinha 4.
A solução de se ter uma Placa Master é que não me agrada, então se for mais cara que as outras muito menos.
De resto só acho estranho não ver os comentários do costume, 4 slots ocupados, deve ter um grande consumo e libertar muito calor... :D
 
É perfeitamente provável que a ATI, vendo as caracteristicas do SLI da Nvidia, faça com que o crossfire seja melhor e tenha mais vantagens, até agora sempre que lança um hardware novo em resposta a outro tem surpreendido sempre.
E acham que a tal solução dos cabos perderia qualidade de sinal??? Acho que não....
Sempre pensei no SLI como uma "não solução", tal como o Crossfire que acaba por ser a resposta da ATI à Nvidia, mas se se lembrarem, quando estavam para sair as X800 e as 6800, er a porque a tecnologia da ATI era apenas um aperfeiçoamento do R300 e sem tantas inovações de core, mas quando vamos a fazer a retrospectiva, a X800 acabou por entregar mais desempenho que a 6800 no geral, o mesmo se poderá dizer mais tarde desta tecnologia.
 
Última edição:
Back
Topo