1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI Crossfire PIC

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 30 de Maio de 2005. (Respostas: 155; Visualizações: 8053)

1. blastarr

blastarr Power Member

2. Crusher

Crusher Power Member

Mas qual o incoveniente em usar cabos em vez de uma bridge?

Ouvi uns "ruídos" que no caso das Voodoo esse método de fazer comunicar as duas placas gráficas degradava a qualidade de imagem, mas penso que era se os cabos fossem muito compridos.

"obrigatoriedade do uso de placas master específicas..."

Por um lado podes ligar gráficas diferentes... no entanto ainda resta saber uma incógnita. Como será a compatibilidade desta solução da ATI face ao SLI da Nvidia?

É que para alem do preço que o SLI acarreta (estou a falar em usar duas 6800U/GT e não duas 6600GT), infelizmente não é qualquer jogo que tira proveito do SLI.

3. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Isso é cabo dvi???

Um puro cabo dvi pode fazer o mesmo trabalho da bridge da nvidia?

4. d_only_1

d_only_1 Power Member

Tendo em conta que os cabos ligam a saídas DVI, q se bem me lembro têm um sinal digital, será q há realmente algum problema de ruído ou perda de sinal..?
    Acho q o chato é mesmo a confusão de cabos...

5. blastarr

blastarr Power Member

Duas 6600 normais (não-GT) em SLI serão sempre muito mais baratas do que as X800XL especiais da ati (lembra-te que a ATI quer tanto controlo sobre a produção que nem deixará que sejam fabricadas por mais ng a não ser ela própria, nem a Sapphire pode...)
    Isto indica que a tecnologia não é assim tão fácil de implementar como se pensava, nem barata.
    Tb precisam de motherboards especiais, as quais têm uma base instalada muito reduzida neste momento, além de que funcionarão sempre à velocidade máxima da placa mais fraca...

6. blastarr

blastarr Power Member

Não, não é um cabo DVI normal, repara bem no tamanho dos conectores...

7. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

*2*0.90(+-)

Certo?

Edit: O +- tb depende do processador...

[[ ]]

Última edição: 30 de Maio de 2005
  8. blastarr

blastarr Power Member

Neste momento, quase tudo é especulação.
    É esperar para ver.

Até tenho as minhas dúvidas sobre a imagem que postei...
    Reparem nos chips ROM das BIOS... parece ter dois slots, mas só um tem chip, o outro está vazio...
    A parte do fundo da board está bastante vazia, o espaço entre duas placas dual-slot, demasiado grande, o chip de rede em baixo e o LCD Port 80 parecem muito, demasiado mesmo, próximos da arestas da board, o backplate tb parece demasiado vazio... não sei.

9. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Concordo ctg em tudo..

Apenas quis referir que, por mais teoria que se meta para aí, tem de ser superior a uma placa apenas.. ;)

Um abraço :)

10. blastarr

blastarr Power Member

Se não fosse, não valia a pena lançar isto para o mercado... ;)

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Em principio nao há perca de qualidade.
    O sinal vai em digital, isto é, em 1´s e 0´s e o cabo é tao curto.....

Mas tb me parece fake a imagem.
    O conector do cabo da placa master nao tem as 2 roscas para enroscar no backplate (embora tejam la os furos para isso), mas a placa slave ja tem as roscas!

A ATI disse que a principal preocupaçao do crossfire era aumentar a qualidade de imagem e só depois o aumento de performance. Isto é, ao ter-se as 2 placas em crossfire, se activem opçoes para o aumento da qualidade que de outra forma nao eram possiveis.
    Este crossfire tem que ser muito bom para me convencer, senao nao passa de + um SLI......

Para ja o uso de placas diferentes já é um bom começo, mas vamos esperar, pq se nao aumentar bem a qualidade de imagem, ou a performance, nao serve de grande coisa.
    Outra boa ideia, era porem o crossfire nao dependente dos drivers como o SLI. Mas isso deve ser impossivel.......

12. blastarr

blastarr Power Member

Sim, vai em digital, mas e a largura de banda ?

Concerteza um cabo que use a limitada largura de banda de um DVI-I (se fosse HDMI ou DVI-O -acho que é este o nome, se não fôr, tough break-, era outra história...) não terá a mesma capacidade de um pequeno PCB SLI com 10GB/s full-duplex, nem as perdas por latência...

Se não é dependente dos drivers, porquê usar uma ligação analógica e porquê usar placas obrigatóriamente fabricadas pela ATI, como as AIW ?

Segundo me recordo, qd surgiu o primeiro rumor desta tec. da ATI, o principal trunfo apontado pela imprensa em relação ao SLI da Nvidia era não precisar de um conector entre as placas, pois tudo se processaria via PCI-express.
    Afinal...

13. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Tb é possivel, para alem do cabo, as placas trocarem informaçoes pela board, usando algumas lanes PCI-E!

Eu nao tou a dizer que nao vai ser dependente dos drivers.
    Tou a dizer que era porreiro nao tar dependente de drivers! Agora, nao sei se isso será possivel.....

Parece que por agora a ATI quer controlar a qualidade do material, mas em principio, com o passar do tempo deve alargar pelo menos até á Saphire a produçao destas placas.

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pic da "MasterCard":

http://www.theinquirer.net/?article=23570

Numeros da Ati. Compativel com todos os jogos. Benchs dos sites parece que só no fim de junho.

http://www.theinquirer.net/?article=23571

15. Procyon

Procyon Power Member

Pai... não me dás uma daquelas?!!! :D

16. Raptor

Raptor OC Legend

Essa ideia dos cabos não me cheira nada bem...

Quando foi a epoca das Voodoo que em SLI usavam os cabos... havia demasiada perda de qualidade de imagem...
    Espero que, por usarem cabos DVI, a qualidade não degrade tanto... a ver vamos.

17. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

ATI claims that its Crossfire will be compatible with all games. All games should get performance increase while this should not be the case with Nvidia SLI platform.

Isto é bom.......
    Era uma das features que eu mais pedia para uma soluçao de 2 graficas ter sucesso!

18. Raptor

Raptor OC Legend

Não acredito muito nessa afirmação, porque uma implementação deste género implica alteração de drivers e não só...

Custa-me muito a acreditar nisso, até mesmo se, tal como com o SLI, não existirão situações em que o Crossfire terá pior rendimento.

19. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Vou guardar os comentários para mais tarde, até se poder mesmo ver a performance disso.
    Gosto da solução dos cabos, tem é de ser eficiente.
    Quanto a faltar um chip de bios na board não quer dizer nada, a board da Sapphire até acho que tinha 4.
    A solução de se ter uma Placa Master é que não me agrada, então se for mais cara que as outras muito menos.
    De resto só acho estranho não ver os comentários do costume, 4 slots ocupados, deve ter um grande consumo e libertar muito calor... :D

20. Shadow

Shadow Power Member

É perfeitamente provável que a ATI, vendo as caracteristicas do SLI da Nvidia, faça com que o crossfire seja melhor e tenha mais vantagens, até agora sempre que lança um hardware novo em resposta a outro tem surpreendido sempre.
    E acham que a tal solução dos cabos perderia qualidade de sinal??? Acho que não....
    Sempre pensei no SLI como uma "não solução", tal como o Crossfire que acaba por ser a resposta da ATI à Nvidia, mas se se lembrarem, quando estavam para sair as X800 e as 6800, er a porque a tecnologia da ATI era apenas um aperfeiçoamento do R300 e sem tantas inovações de core, mas quando vamos a fazer a retrospectiva, a X800 acabou por entregar mais desempenho que a 6800 no geral, o mesmo se poderá dizer mais tarde desta tecnologia.

Partilhar esta Página