blastarr
Power Member
Aínda com a história de que a 6800 é inferior à X800...
Toda a gente sabe que a única razão dessa percepção errada existir deve-se ao facto de todas as Geforce 6 (e, já agora, GeforceFX, apesar destas últimas sofrerem sobretudo pela fraca potência da componente programável ao nível dos shaders) já virem preparadas para ter precisão de 32 bit nos cálculos de vírgula flutuante (FP32), tal como vem especificado no DirectX 9.0c.
As X800, por serem baseadas nas versões anteriores do DX e assentes em tecnologia com 3 anos (Radeon 9700), estão limitadas à precisão FP24.
Esperem por jogos que comecem a usar só essa norma e verão...
Os jogos actuais baseiam-se sobretudo em FP16 e FP24, pois o FP32 é relativamente recente em placas de grande consumo, e só agora começam a ganhar potência suficiente para não ter de voltar, por default, ao velho FP16, esta é a única razão dessa dita "desvantagem" das 6xxx.
A R520 vai sofrer um impacto semelhante, pois quer o DX9.0c, quer os WGF 1.0 e 2.0 requerem suporte de hardware FP32, pelo menos, diminuindo a performance em jogos mais antigos, daqui por um ano, ao mesmo tempo que vão ter de aumentar o nº de transístores no chip para incluir esse suporte.
Toda a gente sabe que a única razão dessa percepção errada existir deve-se ao facto de todas as Geforce 6 (e, já agora, GeforceFX, apesar destas últimas sofrerem sobretudo pela fraca potência da componente programável ao nível dos shaders) já virem preparadas para ter precisão de 32 bit nos cálculos de vírgula flutuante (FP32), tal como vem especificado no DirectX 9.0c.
As X800, por serem baseadas nas versões anteriores do DX e assentes em tecnologia com 3 anos (Radeon 9700), estão limitadas à precisão FP24.
Esperem por jogos que comecem a usar só essa norma e verão...
Os jogos actuais baseiam-se sobretudo em FP16 e FP24, pois o FP32 é relativamente recente em placas de grande consumo, e só agora começam a ganhar potência suficiente para não ter de voltar, por default, ao velho FP16, esta é a única razão dessa dita "desvantagem" das 6xxx.
A R520 vai sofrer um impacto semelhante, pois quer o DX9.0c, quer os WGF 1.0 e 2.0 requerem suporte de hardware FP32, pelo menos, diminuindo a performance em jogos mais antigos, daqui por um ano, ao mesmo tempo que vão ter de aumentar o nº de transístores no chip para incluir esse suporte.