ATI Crossfire PIC

Aínda com a história de que a 6800 é inferior à X800...

Toda a gente sabe que a única razão dessa percepção errada existir deve-se ao facto de todas as Geforce 6 (e, já agora, GeforceFX, apesar destas últimas sofrerem sobretudo pela fraca potência da componente programável ao nível dos shaders) já virem preparadas para ter precisão de 32 bit nos cálculos de vírgula flutuante (FP32), tal como vem especificado no DirectX 9.0c.

As X800, por serem baseadas nas versões anteriores do DX e assentes em tecnologia com 3 anos (Radeon 9700), estão limitadas à precisão FP24.
Esperem por jogos que comecem a usar só essa norma e verão...

Os jogos actuais baseiam-se sobretudo em FP16 e FP24, pois o FP32 é relativamente recente em placas de grande consumo, e só agora começam a ganhar potência suficiente para não ter de voltar, por default, ao velho FP16, esta é a única razão dessa dita "desvantagem" das 6xxx.

A R520 vai sofrer um impacto semelhante, pois quer o DX9.0c, quer os WGF 1.0 e 2.0 requerem suporte de hardware FP32, pelo menos, diminuindo a performance em jogos mais antigos, daqui por um ano, ao mesmo tempo que vão ter de aumentar o nº de transístores no chip para incluir esse suporte.
 
Para mim é obvio o que vai acontecer...cada placa só vai processar metade do ecra e aquele cabo vai tratar de juntar os dois sinais em um só! :)

As saidas DVI não são só Output?! As placas não vão ter ligação uma com a outra e o trabalho vai ser todo feito pelos drivers...

Fiquem bem ;)
 
Última edição:
RD480.jpg


A DFi Lanparty com a RD482 e dois slots PciEx 16x, para usar o crossfire.
 
Acreditando na veracidade de todas essas pics e tudo mais a solução da ATI tem aspecto duma coisa um bocado mal amanhada como um acrescento feito em cima do joelho. Parece claramente que a nvidia os apanhou com as calças na mão
Acho que mais valia terem ignorado a nvidia e pensavam numa coisa com melhor engenharia para a R500 e qq coisa
 
Nemesis11 disse:
RD480.jpg


A DFi Lanparty com a RD482 e dois slots PciEx 16x, para usar o crossfire.
Pena a board (pelo menos que eu encontre:() não ter Switch 5v.
Além disso acho péssima a ideia de a partir de agora ao escolhermos board ficarmos automáticamente limitados à escolha de gráficas (isto para quem estiver interessado em sistemas dual
Em relação ao Crossfire, parece-me algo feito em cima do joelho... Infelizmente, não me parece grande coisa... Principalmente o facto de um cabo estar muito mais exposto que uma bridge sli além de ser mais fragil...
Em relação à história de serem compativeis com todos os jogos, detesto este tipo de afirmações...
Lancem-nas cá para fora e depois falamos :004: Ainda muitos drivers hão de vir :009:
Bem esperemos, o que é certo é que a nvidia se adientou à grande nesta rodada :009:
 
ja agora, so uma pergunta... ha alguma possibilidade de este sistema funcionar em boards com nforce4 sli? uma vez que se dispensa o bridge... e uma vez que o sli possibilita também o uso de duas placas graficas... pode ser apenas uma questão de software/drivers.
ou sera um exclusivo para chipsets ATI?
 
Koncaman disse:
ja agora, so uma pergunta... ha alguma possibilidade de este sistema funcionar em boards com nforce4 sli? uma vez que se dispensa o bridge... e uma vez que o sli possibilita também o uso de duas placas graficas... pode ser apenas uma questão de software/drivers.
ou sera um exclusivo para chipsets ATI?

Nope, só no chipset da ATI =(
 
O SLI da Nvidia até começou por ser uma demonstração num chipset... Intel "Tumwater" para Xeon's, há quem se já se tenha esquecido...
É uma prova da flexibilidade que a Nvidia pode até introduzir nos Forceware para retirar dividendos das boards com chipset ATI.

Works both ways, remember ? :D
 
Mas a meu ver agora passa tudo por markting... Se eles têm boards com chipsets da empresa devem querer que as suas graficas só funquem nos mesmos.. Pode ser que alguem se dedique a modificar drivers, isto é se for assim tão simples :rolleyes:

I wonder why i'm happy to have an nforce4 sli chipset :P
 
destr0yer disse:
Bela DFI, ao menos espaço duplo entre os PCI-ex 16x =)

Espaço duplo pq as gráficas serão dual-slot (a não ser que se gaste tanto na board especial... e depois comprar uma gráfica de 40 ou 50 euros :-D ).
Repara que nem se deram ao trabalho de incluir ali um segundo slot PCI-express x1, apesar de ter espaço.
 
blastarr disse:
Espaço duplo pq as gráficas serão dual-slot (a não ser que se gaste tanto na board especial... e depois comprar uma gráfica de 40 ou 50 euros :-D ).
Repara que nem se deram ao trabalho de incluir ali um segundo slot PCI-express x1, apesar de ter espaço.

Mas na DFI NF4 havia apenas uma slot no meio das duas PCI-Ex pa SLI e as 6800 são dual slot :P Fikavam um bocado apertadas.
 
"Os jogos actuais baseiam-se sobretudo em FP16 e FP24."

Não é bem assim... tens o FP16 que é considerado precissão parcial no DX9 enquanto que FP24 e FP32 são considerados precissão máxima. Se escreves um shader PS2.0 a forçar precissão máxima, no caso das placas Nvidia corre a FP32 e no caso das ATI é "convertido" para FP24.

No caso do DX9.0C o FP24 é já considerado precissão parcial.

"A R520 vai sofrer um impacto semelhante, pois quer o DX9.0c, quer os WGF 1.0 e 2.0 requerem suporte de hardware FP32..."

Se o R520 já têm suporte para o SM3.0 é porque também suporta FP32.
 
A ATI suporta 3 modos de Crossfire por isso n parece nada feito em cima do joelho ao contrario do SLI k só suporta 1 modo.

Por ex. axo k o modo de alternate frame muito melhor k split screen. Dai a ATI afirmar k da pra tds os jogos, pode haver modos menos eficazes mas k dão sem grandes alterações de drivers.

Mas isso de SLI e AMR n é para mim, é só marketing e dinheiro deitado fora. :rolleyes:
Já vi ai muitos meninos, k já gastaram €€€ numa bord SLI+6800GT/UL e agr vão tocar por uma 7800, enfim dinheiro deitado fora na bord/PSU SLI.
Dps kuanto tiverem €€€ para outra aparece os AMD+DDR2, ops lah se foi a bord. :lol:
 
Zar0n disse:
Eles têm pk kerem n é obrigatorio.

Wrong, eles não inventaram o FP32...
Já existia, mas só a Nvidia o suportou em hardware corrente.

BTW: O SLI suporta 2 modos, e não um, o Alternate Frame Rendering e o Split Frame Rendering.
 
Back
Topo