Boas, Creio ser do conhecimento geral que Linux e ATI são duas coisas que não se dão bem, e eu até nem peço muito, tipo era bom ter ambiente gráfico!!! lol Usei até agora duas distribuições, o Ubuntu 5.04 AMD64 e o SuSe 9.3 i386, na primeira só tenho linha de comandos, na segunda corrupção de imagem com altos niveis de tearing... A gráfica é uma ATI Radeon X800 R430 se num tou em erro... 128MB Gostava de saber como instalar o controlador da ati em qualquer destas duas distribuições, ou se há alguma de 64-Bit que suporte a minha gráfica, tou farto de "googlar" e num encontro nada!!! Desde já os meus agradecimentos...
Os meus conhecimentos de linux são muito reduzidos... E tipo a forma como o gajo descreve a cena não deu para perceber, isto porque pareço um burro a olhar pa um palácio no que diz respeito a linux em linha de comandos!!! Obrigado na mesma, mas o gajo não refere como é que o sistema acede aos drivers, como se arranjam... epá num percebo nada desta cena basicamente, axo que vou ligar a velhinha PCI de 1MB e meto aquilo com duas gráficas e tá a andar!!! Nunca fui de desistir facilmente mas há que reconhecer que num vejo um boi daquilo á frente, lol!!!
Podes aceder aos drivers via Synaptic. Creio que está no menu System-> Administration-> Synaptic que é um interface gráfico do apt-get. Estou fora do meu sistema por isso não sei bem. Deves no entanto ter a sources.list actualizada e de preferencia para servidores nacionais. Já há nesta thread uma copia disso. Esse ficheiro está no /etc/apt. Tens de perder um tempito para isso.
tens aqui a resposta para instalar placas ati no UBUNTU 5.10 http://help.ubuntu.com/starterguide/C/faqguide-all.html#installatidriver
Ya lá tá a cena do synaptic, mas como é que eu faço isso se tenho um erro do x-server depois só me dá acesso a linha de comandos??? A única coisa que consegui fazer intuitivamente foi logon de root e ver os conteudos de uma directoria...
eu também tenho esse problema e gostava de resolver, mas também nao percebi nada do link. alguma ajuda para noobie agradeço.coiso
Bem começo a ver que o problema tb é meu! Nao consigo ver puto com o Ubuntu (4 e 5) e com o SuSe idem aspas, o Fedora idem idem! Começo a ver que os Linuxes nao gramam as ATI ! Eu tenho a ATI Radeon 9200 e nao consigo ver puto! So vejo a tal linha de comandos! E interface grafica nem vejo! Ke fazer kom isto!?!?!?!
Eu corro tudo na boa na minha 9700 M, nunca tive problemas. Muitas vezes mais que problemas de suporte, é mais problemas de configuração..
Curioso que consigo utilizar na boa com a x800 o suse 9.3, embora queria instalar os drivers, mas não consegui... fdz... A ver se quando comprar um portátil ,certificar que vem com uma nvidia
Sempre ouvi dizer que 99% dos problemas estão entre o teclado e a cadeira!!! Começoa pensar quea minha relação com linux baseia-se nesta regra!!!
em vez do synaptic tens de usar o apt-get. se nao sabes o que é da uma vista de olhos em ubuntuguide.org
Tive a ver a cena assim por alto, parece interessante, mas acho que o meu problema é uma beka mais profundo... tou m,esmo naquela de desistir de linux, pode ser muito bom mas o suporte para ATI é uma autentica bosta e num vou trocar pa uma 6800GT só por causa do linux a x800 dá po que preciso, num me vou por a gastar dinheiro numa gráfica pa correr um sistema operativo em quye para jogar um jogo recente seja preciso andar com emuladores de windows ás costas...
Mas vais já desistir porquê? Já tentaste seguir os guias que te indicaram e não funcionou foi? Se tens duvidas nalgum dos passos do guia que estas a seguir o melhor é fazeres perguntas mais concretas para o pessoal te poder ajudar.
para o suse, experimenta assim: http://www.suseforums.net/index.php?showtopic=17608&hl= só consegui ter opengl no linux assim
Quando eu andei a experimentar o Suse e tinha uma placa gráfica Ati, lá consegui com muitas dificuldades instalar os drivers 3D para a minha Ati.