Ao contrario do que muita gente pensa eles não precisam de encontrar fisicamente ou virtualmente para manipular os preços.
-Os dois concorrentes sabem muito bem que o outro pode igualmente baixar os preços e sabem se baixar os preços o outro não se vai deixar ficar. Tipo os telemóveis em Portugal, a Optimus dá um passo e as outras 2 copiam, lançou o tag e os outros copiaram, lançou os telemóveis a 1 euro e os outros já copiaram.
-Ambas as concorrentes sabem que se baixarem os preços vão ficar a perder, pois o lucro no total baixa (porque o concorrente tb baixa os preços), (os telemoveis não é bem assim porque é algo do tipo the winner takes all, dai o incentivo da Optimus em abanar o mercado a ver se aumenta a sua cota e ganha uns cobres já que o não mexe dos valores dos carregamentos e as chamadas dentro da rede custam o preço da banana).
Resumindo que está à frente das duas empresas sabe muito bem que se ganha mais com os preços altos que baixos e sabe que o outro também sabe então assim é gerada uma situação de equilíbrio em que ambos ganham e o consumidor perde.