1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI em apuros - Problemas com certificações WHQL

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por SilveRRIng, 27 de Agosto de 2004. (Respostas: 9; Visualizações: 1531)

1. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Surgiu um problema que não sendo propriamente um bug ou incompatibilidade dará mais dores de cabeça à ATI do que se fosse o caso. Tem a ver com as certificações WHQL. Tendo em conta a importância que isto tem, em termos financeiros, vamos ver o que isto vai dar.

Fonte: The Inquirer

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não estou a ver grande problema:

Done....

3. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Para ti, para mim e para a quase totalidade dos users deste fórum não é grave. Diria mesmo que é hábito mexer nos settings da gráfica, mas como diz no quote somos um infima minoria.

Vai haver muita gente a não tirar partido desta feature por causa daquele detalhe. Parece-me que em jogos vindouros será bastante importante, como no RTS do Senhor dos Aneis que aí vem, por exemplo.

Não podemos ver as coisas somente do nosso ponto de vista de "connaisseurs". ;)

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pelo que percebi "Geometry Instancing" só está disponivel no SM3.0. A Ati não tem SM3.0.
    Logo, qual é o jogo que se vai dar ao traballho de suportar "Geometry Instancing" nas Ati?
    Mesmo que o SM2.0b suporte "Geometry Instancing" (suporta?), há algum jogo a aproveitar o o PS2.0b? e a aproveitar esta feature em concreto no PS2.0b?

O mais provavel é que jogos como o RTS do Senhor dos Aneis activem isso nas nVidia e não nas Ati.

5. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Resumidamente,

apesar de ser uma feature dos SM3.0 as ATI suportam o GI. O problema é que para a MS ou é sim ou sopas. Ou suportas tudo do SM3.0 e certificamos-te os drivers ou então não suportas nada e certificamos-te os drivers, não há meios termos.

De programação percebo pouquissimo, mas presumo que seria possivel implementar o GI sem obrigatoriamente ter que usar as restantes features dos SM3.0.

O conceito do GI promete, falta ver se na prática tem o impacto que dá a ideia de poder ter. Era uma pena ENORME se as ATI não "possam" tirar partido disto se os programadores não lhe quiserem dar suporte.

Vamos ver...

6. Knight

Knight Power Member

Nao tou a ver o problema... a ATI que faça disable ao GI por default para ter a certificação ao instalar os drivers e logo depois meta um pop-up do tipo "verificámos que nao tem o Geometry instancing ligado, isto aumenta bastante a performance dos drivers sem prejudicar em nada a estabilidade do sistema... deseja activar agora esta opção?"

E pronto... é preciso é saber dar a volta à M$, nao é assim tão complicado, digo eu...

7. Raptor

Raptor OC Legend

O aparecimento de Pop-Up's é sempre perigoso... são "sustos", e muita gente, mesmo lendo o que lá está escrito, assusta-se.

Vai dar ao mesmo essa solução.

O Ideal mesmo é desactivado, e no Control Panel dos drivers, ter lá a opcção para activar. :)

8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

pá, eu ja tou a ficar lixado com os 4.8 :rolleyes:
    erros fatais... e originais da Ati, dx9c

9. Knight

Knight Power Member

Concordo contigo, e decerto que todo o pessoal dos foruns irá concordar, mas tens de entender que 80% ou mais das pessoas que têm pcs não sabe sequer mudar a resolução do desktop quanto mais ir à configuração dos drivers activar uma opção que sabe lá o que quer dizer...

Bottom line é basicamente que a grande massa de mercado que irá comprar placas da ATI vai passar ao lado do GI... não que vá fazer uma diferença enorme mas... é assim que, como não se quer a coisa, se obriga uma empresa a não utilizar a 100% o trabalho que teve numa placa... tudo por causa de um "pormenor" monopolista da M$ de "eu quero, posso e mando". Enfim.

10. MaTreCo

MaTreCo Power Member

Pois é, mas segundo o artigo essa funcionalidade, VAI MESMO fazer uma diferença enorme. Além disso, ninguém obriga ninguém a nada. É tudo uma questão de mercado. Acho apenas que foi um erro de estratégia da ATI não aderir aos standards, o que agora a pôs nesta situação. "PS3.0" é desnecessário, não há jogos que tirem proveito, bla bla bla ...
    Esqueceram-se foi que, atrás do PS3.0 vinham outras coisas ...
    Seja como for, lá vão ter de gastar uma pipa de massa, ou perdendo os grandes distribuidores por um ciclo de produtos ou gastando dinheiro a desenvolver placas complaint.
    Faz-me lembrar as desculpas esfarrapadas da Intel aqui há uns meses atrás:
    "Processamento a 64 bits actualmente é desnecessário, não se tira partido, bla bla bla", sounds familiar ?? O que é certo é que estão prestes a lançar processadores a 64 bits ... ;)

Partilhar esta Página