Ati hd 2600 pro AGP 512 ddr2

paranoia

Membro
Boas tardes.
Gostaria que alguem me conseguisse ajudar com um problema que já me anda a deixar de rastos.
Eu tenho uma Hd 2600 agp pro, e... durante muito tempo... joguei qualquer tipo de jogo sem problemas... isto, quando ainda possuia o meu velhinho monitor CRT de 15 polegadas.
Mas, decidi fazer um upgrade e adquiri um monitor lcd widescreen da asus de 16 polegadas ( vw161D ) pela modica quantia de 59 euros na worten.
O monitor funciounou sem qualquer tipo de problemas... mas... ao jogar alguns jogos, tais como o quake 3 arena, quake 4...
Ao jogar estes jogos, ao final de poucos minutos, o monitor começava a crashar, entrava em loop...e de seguida o monitor ficava em stand by, tendo assim que reiniciar o sistema de novo.
Dai, deparei-me que, ao reiniciar, o monitor passava para a resolução do jogo, e a 16 bits.
Experimentei várias drivers, desde catalyst 9.4 agp fix, drivers da omega, DNA, visiontek, etc etc, e tudo volta ao mesmo.
Mas, outra coisa que me fascina é a seguinte: quando instalo uns drivers novos... os jogos bombam sem problemas... quando desligo o pc, e volto a ligar... dá problemas tal como nas outras drivers.
Pensei até que fosse problema da board... e até troquei a pilha da bios... mas nada.
Já fiz upgrade á board, e nada... tudo continua na mesma.
A grafica ta a ser alimentada por uma fonte de 600 w... ta bem refrigerada.
Até pensei que tivesse a ver com a alimentação da grafica, visto que adquiri uma caixa nova para poder colocar mais ventoinhas... mas não... porque até testei uma x1650 que tb pede mais ou menos os mesmo requesitos desta grafica e funcionava sem problemas... até nos jogos que falei. Mas é preciso ver tambem que as drivers para a x1650 são compativeis com o windos xp... e as da hd 2600 não passam na certificação do windows.
Gostaria que me ajudassem... estou mesmo desesperado com esta situação.
 
Sim... aliás... já fiz 3 experiencias.
Formatar e instalar 3 tipos de windows XP... um só com o sp1... outro com o sp2 e um já com o sp3 integrado.
Nenhuma das soluções resultou :S

O que mais me intriga.. é que... re-instalo as drivers, após retirar as anteriores com o drivercleaner e isso...e fica a funcionar a 1000 maravilhas.
Após desligar o pc...ele fica a mesma porcaria :S

A grafica não passa dos 48, 49 graus...
O meu processador está sempre na casa dos 20, 25 graus, e a board tb...

Acho estranho :S
 
Última edição:
Por acaso estou a espera de uma outra board que encontrei a preço baratuxo na net, com slot agp, quase identica á que tenho, para fazer essa experiencia.
Mas... as duvida que mais persiste em mim é: terá sido a mudança de crt para um lcd widescreen?
Mas como experimentei uma XT1650 e funcionou ás 1000 maravilhas acho estranho :S
E acho estranho tb a grafica ter mudado apos ter comprado o novo monitor... e dar erros apenas com 2 jogos...
 
epa..sinceramente tens ai um problema daqueles estranhos de por um gajo a olhar po pc por uns tempos
visto que com outra gráfica isso não acontece..o problema é da grafica
ja testaste várias resoluções? por ex: a resolução nativa do monitor e verificar se isso bloqueia na mesma?
se bloquear tenta meter outra resolução, se bloquear sempre..pa..tenta instalar o vista so para testar se tambem faz isso no vista, pk ca para mim isso deve ser algum BUG ou assim da tua grafica

PS: como e que tens o monitor novo ligado? Por DVI ou VGA? e o antigo? tava por DVI ou VGA? tenta liga-lo com a mesma ficha que tinhas o antigo CRT ligado
 
Esta placa só tem entrada DVI... uso o adaptador DVI - VGA que me foi fornecido com a placa.
O Cabo em si.. é o cabo novo que veio com o monitor.
Será que usar o cabo do outro monitor mudará alguma situação?
Quanto á resolução... está a 1360 * 768 ( desktop )
A jogar... jogo a 1024 * 768
Contudo, acho estranho, jogar na boa sem problemas o COD e o Soldier of fortune 2 e 3, sem breaks sem nada mesmo.
Este erro só me acontece unica e exclusivamente com o quake 3 e o quake 4.
A jogar quake live jogo na boa sem problemas tb.
Já alterei mesmo na config a resolução ... e mesmo assim da problema...
Depois de desligar fica na mesma situação.
 
Última edição:
pois..pode ser incompatibilidade dos jogos, mas o estranho e isso quando reinicias ficar com resoluçao fraca e a 16bit..sinceramente nao sei o que podera ser..pa..tenta com o cabo velho (duvido que notes alguma diferença) agora..pa..axo k vou passar a palavra para outro membro..alguem com mais experiencia que ajude..
isso e dakelas coisas k so mesmo vendo..
 
O outro monitor antigo... tem o cabo acoplado ao monitor... portanto não dá para fazer essa troca.
Sim, a situação que mais mexe comigo é que... instalo os drivers, jogo sem problemas todos os jogos... desligo o pc... e no dia seguinte, quando ligo, começa a festa de erros novamente.
Acho estranho porque não é da bios... e acho estranho ter sido apenas depois de ter adquirido este novo monitor.
Visto que ja testei outra grafica e joguei sem problemas, apos ter ligado e desligado o pc... sem nunca ter mudado a driver.
 
tenta outro SO diferente..vista ou se quizeres..tenta o win7 mesmo so para testares isso a ver se continuam os problemas..
pa o teu pc ate se desenrasca no vista ou win7..o meu e inferior e digo-te ja nao troco o vista ou o 7 pelo xp..habituei-me a isto e pronto..
 
Pode ser ridiculo, mas já experimentaste voltar a colocar o monitor antigo ?

A que resolução jogavas antes ?

Na mesma resolução que jogo actualmente : 1024 * 768

Por acaso ainda na fiz o teste... em voltar a colocar o monitor antigo...
Mas será que esta grafica tem problemas com monitores lcd widescreen?
 
tenta outro SO diferente..vista ou se quizeres..tenta o win7 mesmo so para testares isso a ver se continuam os problemas..
pa o teu pc ate se desenrasca no vista ou win7..o meu e inferior e digo-te ja nao troco o vista ou o 7 pelo xp..habituei-me a isto e pronto..

Ainda não testei outro OS.
Tenho aqui uma versão do ultimate por acaso.. e ainda não lhe peguei...
Mas claro, o XP é sempre xp, apesar de tudo..
 
Bem, testei com o vista...e... o mesmo problema... surge.. da mesma forma que surge no xp...
Depois de tudo instalado... fui jogar e tudo bem, apenas dava menos fps que no xp.. mas até tinha uma qualidade boa á mesma.
Hoje de manha... fui jogar para testar e puff... fez-se o chocapic a mesma...
Será que tenho que comprar um cooler para grafica?
É que tipo... eu no software evereste... o sensor diz que a ventoinha está a 20 por cento apenas...e nunca passa isso....
 
Sim, é normal estar a 20%, só aumenta se a placa gráfica estiver el Load.

Podes, no Catalyst/Ati Overdrive aumentar a velocidade base da ventoinha.

Mas não deve ser aquecimento.
 
ela ta sempre nos 41... 42 graus... e quando jogava não passava dos 49...
Mas ja vi em foruns que este problema poderia ser solucionado com um dissipador... mas acho estranho...
Isto porque os LCD's são mais largos e o numero de pixels aumenta fazendo assim com que a grafica puxe mais... na sei :s
 
Vou deixar aqui a minha história com esta gráfica:

Tive todo o tipo de problemas no computador com essa gráfica, desde que a decidi comprar para fazer upgrade ao sistema (é o do MySystem) e vendi a velhinha Ati 9250.

Problemas desde bsods consecutivos, problemas com o som onboard, monitor desligar do nada e o pc freezava ou reiniciava, demorar muito tempo a iniciar, freezar o sistema após o arranque, demorar muito tempo a encerrar... Portanto, a gráfica provocou todo o tipo de conflitos, desde que a instalei tive todo o tipo de problemas, sendo que passado um tempo, assim misteriosamente, deixou de dar qualquer tipo de problema, e passado uns tempos voltaram a aparecer esses problemas, excepto os bsods...

Deixei de jogar praticamente sendo que qualquer jogo simples que stressasse a gráfica provocava o "caos" na maquina.

Entretanto com o e-escolas comprei o Compaq e deixei o desktop para os "cotas". Apesar dos problemas terem estabilizado, o hardware em si deve se ter resentido, sendo que o bixo mesmo recém formatado demora uma eternidade a iniciar, uma eternidade a encerrar, e após iniciar a sessão demora muito tempo a estabilizar, tanto o cpu como a memória ficam quase em full load, até carregar todas as aplicações, e muitas vezes vai abaixo após estabilizar.

Se foi a gráfica que provocou tudo isso, acho que nunca saberei, mas sendo que este não é nem o primeiro nem o último relato do género de diferentes problemas com esta gráfica (a versão AGP da mesma), aliado o facto de os únicos drivers disponíveis para esta adaptação falhada de uma gráfica PCI para AGP dependerem de um fix (driver alterado) fan-made...
 
ela ta sempre nos 41... 42 graus... e quando jogava não passava dos 49...
Mas ja vi em foruns que este problema poderia ser solucionado com um dissipador... mas acho estranho...
Isto porque os LCD's são mais largos e o numero de pixels aumenta fazendo assim com que a grafica puxe mais... na sei :s

Duvido.

Acho que foi coincidência os problemas e a troca de monitor.
Faz o que te disse antes e troca o monitor só para ter a certeza absoluta.

O monitor não deverá ter qualquer influência do desempenho e para o teu pc, os pixels são todos iguais.

Já agora, como é que o monitor é detectado nas propriedades do ecran ?
 
uma coisa que agr tb me esta a deixar danado é que a resolução nativa do meu monitor é de 1366 * 768 ( XWGA )
Mas nas caracteristicas e nas definições do windows só posso apenas usar o 1360 * 768.
Mas... no monitor.. posso mudar para essa opção mas fica meia destoada a imagem.. porque fica na imagem do monitor a 1366 e no windows na mesma a 1360 :S
 
assim : plug and play monitor on omega radeon 2600

ja me disseram para arranjar um cabo VGA - DVI... visto que o meu é VGA - VGA com o adaptador DVI que veio com a placa...

Mas ja na sei... ja tentei tanta coisa... até mudar sistema operativo... drivers, alimentação etc etc. só me falta mesmo experimentar com o meu outro monitor... vou ter que amanha tirar do anexo para o experimentar de novo a ver se dá problema...

É a ultima solução...
 
Última edição:
Boas... mais uma cena estranha que reparei... ele detecta este lcd como simples CRT...
Como fazer para que ele o detecte como LCD e não como CRT?
 
Back
Topo