1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI HD 2900XT - 103 cº

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ExxoSoul, 13 de Junho de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 1637)

1. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Boas,

Apesar de já começar a sentir-se o calor é normal a minha placa gráfica atingir 100ºc quando está em jogos 3D e 75ºc em idle? :confused:

(Foi medido com o Riva Tuner)

Última edição: 13 de Junho de 2008
  2. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

mais um pouco e melt-down... tens de melhorar o air flow na caixa páh, isso tá mt quente...

3. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Muito mesmo...
    Nem dos 60/65ºC devia passar

4. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Pois parece que ainda não fez "meltdown" porque agora cada vez que entro num jogo ou aplicação 3D, o ecrã desliga e 5 segundos depois o PC bloqueia. :(

E como vou eu melhorar o "airflow", se já tenho 1 x 90mm lateral a soprar para cima da placa, 2 x 90mm a fazer "in" a frente e 2 x 90mm a fazer "out" atrás.

5. Devil.God

Devil.God Power Member

So podes tar a gozar???

A minha em idle ta sempre nos 65/70 (agora nestes dias) e a jogar vai aos 83/84+- por ai.

N sei se a 2900 do kryator e double ou single slot mas a minha e single, tb n devia xegar a temps tao altas?

OFFTOPIC: eu ja tentei tirar a parte k tapa o cooler onde tem o desenho mas n consigo akela cena ta apertada com bue forca e ja fiz uns riskinhos de nd :lol:

6. KingjacK

KingjacK What is folding?

Essa gráfica aquece que nem uma lareira, amigo, começa a imaginar o cooler a derreter, 100ºC não é pa brincar, já é uma temperatura de fusão de vários plásticos...

Tenta mudar a pasta térmica e fazer limpeza ao cooler....

7. Crusher

Crusher Power Member

Baixa a velocidade da GPU.

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Experimenta aumentar a velocidade da ventoinha com o Rivatuner, se der.

9. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

É double slot, quanto entro num jogo, parece que o PC ligou a turbina e vai levantar voo...no Riva Tuner em "idle" a ventoina anda a volta de 3000rpm, quando entro num jogo fica perto das 5000rpm, o barulho é enorme mesmo...e apesar disso, chega-me aos 100ºc. :rolleyes:

10. latenhas

latenhas What is folding?

100 graus...pelo menos a minha antiga HD3850 em full ia até 92º graus...tb n tinha ventoinha a 100% senão ia para os 60/70º....

OFFTOPIC: olha ja experimentaste deixar uma mini frigideira em cima da placa e estrelar um ovo?:lol:

11. rav3n

rav3n Power Member

se a ventoinha sobe de rpm e mesmo assim a grafica sobreaquece, muito provavelmente é lixo/pó no cooler e/ou mau contacto e massa termica seca, de má qualidade ou mal aplicada

no teu caso desmontava, limpava e fazia uma aplicação de massa térmica decente

essa grafica é bastante quente, mas segundo o que leio o cooler dá conta do recado, ainda que seja ruidoso

btw, 2900 XT/Pro só há dual slot(porque tem mesmo de ser)

12. Megasport

Megasport Power Member

Ui 103º é demais mesmo, a placa é quentinha mas longe dessas temps principalmente pelo cooler que tem que a essas temps até deve estar a entrar a 100%. Provavelmente a massa térmica já teve melhores dias e aí nada como o desmontares e pores massa à homem.:p Ou então é pó como disseram.

13. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Já tinha limpado o pó todo da ventoinha, logo quando isto aconteceu, ficou na mesma.
    E pus no AtiTool ventoinha a 100% e depois o "Show 3D view" que obriga a placa gráfica a trabalhar e, a temperatura que estava a 75º disparou logo para os 95º em menos de 5 segundos.

O mais engraçado disto tudo, é que já tenho esta placa gráfica há mais de 1 ano, ou seja já passei um verão todo com ela e tal nunca me aconteceu..nada mesmo, e agora hoje, de manhã joguei sem problemas, e depois esta tarde não aguentou mais de 1 minuto num jogo ou aplicação 3D.

Última edição: 14 de Junho de 2008
  14. Cunha Esteves

Cunha Esteves What is folding?

a temperatura máxima recomendada para essa gráfica e de 100 graus sendo que aos 125 começam a ocorrer danos, mas isso está mesmo muito alto a minha em OC e com o stock cooler a jogar crysis em ultra high 1400x900 não passa dos 80º, ou tens qualquer problema com o cooler (que por sinal até e muito bom só peca mesmo pelo exagerado ruído) ou tens um problema com o airflow na caixa, como já disseram desmonta e limpa e mete massa termica.

15. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Pois, terei que colocar nova massa termica, espero que seja disso, já agora, alguém entendido no assunto recomenda alguma massa termica em particular, por acaso acho que ainda devo ter um tubo de Arctic Silver Ceramique 5, serve?

16. rav3n

rav3n Power Member

kryator, limpaste o pó e a massa térmica mudaste?
    no verão do ano passado a grafica ainda era nova e a massa termica devia estar +/-, depois pode ter secado completamente, e em vez de ser condutora passa a ser isolante
    já tirei massas termicas de origem que eram chiclet autentica!

as-5 ou mx-2: uma camada o mais fina e uniforme possivel sobre o core/IHS da grafica

17. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Pois é o que vou fazer, espero que seja disso, porque de resto não vejo mais nada.

Já agora qual o produto para limpar a massa termica que lá está?

Última edição: 14 de Junho de 2008
  18. rav3n

rav3n Power Member

alcool 96% é o que costumo usar
    dizem que acetona e alcool isopropilico tb sao bons

só mais uma dica já que provavelmente isso tá tipo cichlet. antes de desmontares a grafica para a mudança de massa,faz-lhe um burn in para ver se fica mais mole e nao te dificulta a operação

19. WindWalker

WindWalker Power Member

Depende da acetona. A usada para retirar o verniz das unhas não serve porque deixa resíduos.

O que interessa nestes solventes é que não deixem resíduos, daí serem requeridas elevadas percentagens de pureza.

20. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Bem, já coloquei a nova massa termica, deixei o PC no 3Dmark 2006 em loop, durante 2 horas:

Temperatura em idle: 60ºc

Temperatura maxima ao fim das duas horas no 3d Mark 2006: 88ºC

E já não desliga!

Obrigado a todos. :D

Partilhar esta Página