1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema ATI HD 3870 512mb - 80 Graus

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kaska2, 30 de Maio de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 2468)

1. Kaska2

Kaska2 Power Member

Boas pessoal.

Com esta vaga de calor a minha gráfica tem se vindo a queixar, tem subido ate aos 88º Graus.

Já a abri e já a limpei e pus massa térmica ( já não tinha ).

Ela continuou já mesma temperatura, um colega meu sugeriu aumentar a potencia das ventoinhas, saquei o ATI Tools e pus as ventoinhas a 100 %, o problema continuou, foi mesmo agora que as pus.

Gostaria de saber se seria melhor mandar para a garantia ou entao comprar um cooler novo.

Obrigado

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Essa temperatura é em load ou em idle?
    Qual a temperatura da caixa?
    Qual a temperatura ambiente?
    Qual o dissipador da grafica?

Podes experimentar tirar a tampa da caixa e ver se a temperatura da grafica desce, em ultimo caso, coloca uma ventoinha a apontar para ela, a soprar ar fresco e ve se a temperatura desce.

3. Kaska2

Kaska2 Power Member

Qual a temperatura da caixa - 46
    Qual a temperatura ambiente? - 25 / 30 acho
    Qual o dissipador da gráfica - 61 / in-game - 88

Não tenho uma ventoinha grandona, ja tive um mas pronto.

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

:) Viva o calor!!!

Pois nesse caso a caixa está um bocadinho quente, nada de especial...
    Se a grafica sempre teve essas temps, o mal é do dissipador dela, troca por um melhor.

Visto que não és nenhum noob, e já sabes mais do que o basico :) podes tentar arranjar maneira de melhorar o arrefecimento da caixa na zona da grafica.
    Experimenta abrir as janelas dos slots de expansão da caixa nessa zona, debaixo da grafica, tentanto melhorlhar o fluxo de ar fresco nessa zona.

Aqui na minha, abri 2 janelas logo por baixo da grafica e melhorou 2 graus... é pouco, mas sempre ajuda. :)

De qualquer forma, um dissipador melhor devia resolver o problema da grafica, mas depois o a temperatura da caixa aumentava mais uns graus...

5. Kaska2

Kaska2 Power Member

Ok obrigado, so para informar, a fonte esta nos 119 Graus. Vou abrir a fonte para limpar e para ver da ventoinha.

Última edição: 30 de Maio de 2009
  6. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

:) Vou levar o peixe para assar!!!!

7. Kaska2

Kaska2 Power Member

ahhahaha xDD! Estou neste momento a fazer o que disses-te, ta cheio de pó xD

8. Kaska2

Kaska2 Power Member

Abri a fonte limpei, estava cheio da pó, epa liguei pc eu nao acho que esteja nos 127 graus como diz aqui o speed fun....

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

:) Com essa desculpa é que me matas-te... e eu a espera de uma sardinhada... enfim...

O medidor deve tar com os valores marados, a 127º isso já devia estar a deitar fumo, 112, bombeiros, CSI, etc...

E a grafica como anda?

10. Kaska2

Kaska2 Power Member

A grafica esta na mesma, agora liguei o wow isto puxa pelo processador, esta nos 68...

11. Kaska2

Kaska2 Power Member

Bom, anyway, eu estou a pensar comprar um cooler para a gráfica e para o processador, queria saber o que me aconcelham. Não estou interessado em OC. O meu quarto é bastante quente, o sol bate aqui o dia todo. E queria saber o que me aconcelham.

Abraços

12. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

pensa bem em abrir os cordões á bolça !! não é um cooler qualquer que faz milagres em tempo de verão. A maneira mais eficiente de o fazer é manter sempre a caixa refrigerada e baixar o OC (voltagens) dos componentes.

13. mBiT

mBiT Power Member

podes sempre mandar agua para cima do cpu e grafica (WC) :007:

14. Kaska2

Kaska2 Power Member

Vala pessoal aconselhem pls.

15. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

water cooling! até agora é melhor, a seguir ao arrefecimento com azoto!

16. Kaska2

Kaska2 Power Member

Sim eu entendo, mas como eu ja tinha dito, water cooling esta fora de questão, ate porque nao tenho dinheiro para isso.

17. WindWalker

WindWalker Power Member

- Tens uma boa mboard que por sua vez tem opções disponíveis na BIOS para undervolt e assim o CPU podia consumir menos e dissipar menos calor.

- Esses 120ºC são partes do chip sensor não utilizadas... não ligues a isso. No máximo deverás ter algo a 90~100ºC antes de alguma protecção térmica ser activada;

- Essas HD3870 são quentes porque o dissipador nem é grande coisa. Se utilizares o Rivatuner para aumentar a velocidade da ventoinha vais ver que isso baixa.

- Que fonte de alimentação é essa (marca/modelo)?

18. Kaska2

Kaska2 Power Member

Utilizei o Ati tools e as ventoinhas ja estao a 100 % e esta na mesma, a fonte uma 600W LPK12-35 Silent SLI.

19. reiszink

reiszink Power Member

Muito provavelmente tens um fluxo de ar na caixa insuficiente, e agora em dias de calor, o ar quente fica todo "amontoado" dentro da caixa, aquecendo em demasia os restantes componentes. Se assim for, de pouco te vale andar a gastar dinheiro em coolers novos, trata de conseguir um bom e correcto fluxo de ar dentro da caixa, que as temperaturas descem bastante.

Eu já tive a HD3870 e foi uma, senão mesmo a gráfica mais fresca que me passou pelas mãos, mas era a versão dual-slot, a tua não se será.

Mesmo que seja a versão single slot de cooler azul, as temperaturas são muito elevadas, o que ainda apoia mais a teoria de teres um mau fluxo de ar.

20. Kaska2

Kaska2 Power Member

A minha caixa tem uma ma refrigeração já pensei em comprar uma nova... mas como no inverno nada disto se passava.

Partilhar esta Página