Problema ATI HD 3870 512mb - 80 Graus

Kaska2

Power Member
Boas pessoal.

Com esta vaga de calor a minha gráfica tem se vindo a queixar, tem subido ate aos 88º Graus.

Já a abri e já a limpei e pus massa térmica ( já não tinha ).

Ela continuou já mesma temperatura, um colega meu sugeriu aumentar a potencia das ventoinhas, saquei o ATI Tools e pus as ventoinhas a 100 %, o problema continuou, foi mesmo agora que as pus.

Gostaria de saber se seria melhor mandar para a garantia ou entao comprar um cooler novo.

Obrigado
 
Essa temperatura é em load ou em idle?
Qual a temperatura da caixa?
Qual a temperatura ambiente?
Qual o dissipador da grafica?

Podes experimentar tirar a tampa da caixa e ver se a temperatura da grafica desce, em ultimo caso, coloca uma ventoinha a apontar para ela, a soprar ar fresco e ve se a temperatura desce.
 
Essa temperatura é em load ou em idle?
Qual a temperatura da caixa?
Qual a temperatura ambiente?
Qual o dissipador da grafica?

Podes experimentar tirar a tampa da caixa e ver se a temperatura da grafica desce, em ultimo caso, coloca uma ventoinha a apontar para ela, a soprar ar fresco e ve se a temperatura desce.


Qual a temperatura da caixa - 46
Qual a temperatura ambiente? - 25 / 30 acho
Qual o dissipador da gráfica - 61 / in-game - 88

Não tenho uma ventoinha grandona, ja tive um mas pronto.
 
:) Viva o calor!!!

Pois nesse caso a caixa está um bocadinho quente, nada de especial...
Se a grafica sempre teve essas temps, o mal é do dissipador dela, troca por um melhor.

Visto que não és nenhum noob, e já sabes mais do que o basico :) podes tentar arranjar maneira de melhorar o arrefecimento da caixa na zona da grafica.
Experimenta abrir as janelas dos slots de expansão da caixa nessa zona, debaixo da grafica, tentanto melhorlhar o fluxo de ar fresco nessa zona.

Aqui na minha, abri 2 janelas logo por baixo da grafica e melhorou 2 graus... é pouco, mas sempre ajuda. :)

De qualquer forma, um dissipador melhor devia resolver o problema da grafica, mas depois o a temperatura da caixa aumentava mais uns graus...
 
:) Viva o calor!!!

Pois nesse caso a caixa está um bocadinho quente, nada de especial...
Se a grafica sempre teve essas temps, o mal é do dissipador dela, troca por um melhor.

Visto que não és nenhum noob, e já sabes mais do que o basico :) podes tentar arranjar maneira de melhorar o arrefecimento da caixa na zona da grafica.
Experimenta abrir as janelas dos slots de expansão da caixa nessa zona, debaixo da grafica, tentanto melhorlhar o fluxo de ar fresco nessa zona.

Aqui na minha, abri 2 janelas logo por baixo da grafica e melhorou 2 graus... é pouco, mas sempre ajuda. :)

De qualquer forma, um dissipador melhor devia resolver o problema da grafica, mas depois o a temperatura da caixa aumentava mais uns graus...


Ok obrigado, so para informar, a fonte esta nos 119 Graus. Vou abrir a fonte para limpar e para ver da ventoinha.
 
Última edição:
Abri a fonte limpei, estava cheio da pó, epa liguei pc eu nao acho que esteja nos 127 graus como diz aqui o speed fun....
 
:) Com essa desculpa é que me matas-te... e eu a espera de uma sardinhada... enfim...

O medidor deve tar com os valores marados, a 127º isso já devia estar a deitar fumo, 112, bombeiros, CSI, etc...

E a grafica como anda?
 
:) Com essa desculpa é que me matas-te... e eu a espera de uma sardinhada... enfim...

O medidor deve tar com os valores marados, a 127º isso já devia estar a deitar fumo, 112, bombeiros, CSI, etc...

E a grafica como anda?


A grafica esta na mesma, agora liguei o wow isto puxa pelo processador, esta nos 68...
 
Bom, anyway, eu estou a pensar comprar um cooler para a gráfica e para o processador, queria saber o que me aconcelham. Não estou interessado em OC. O meu quarto é bastante quente, o sol bate aqui o dia todo. E queria saber o que me aconcelham.

Abraços
 
pensa bem em abrir os cordões á bolça !! não é um cooler qualquer que faz milagres em tempo de verão. A maneira mais eficiente de o fazer é manter sempre a caixa refrigerada e baixar o OC (voltagens) dos componentes.
 
- Tens uma boa mboard que por sua vez tem opções disponíveis na BIOS para undervolt e assim o CPU podia consumir menos e dissipar menos calor.

- Esses 120ºC são partes do chip sensor não utilizadas... não ligues a isso. No máximo deverás ter algo a 90~100ºC antes de alguma protecção térmica ser activada;

- Essas HD3870 são quentes porque o dissipador nem é grande coisa. Se utilizares o Rivatuner para aumentar a velocidade da ventoinha vais ver que isso baixa.

- Que fonte de alimentação é essa (marca/modelo)?
 
- Tens uma boa mboard que por sua vez tem opções disponíveis na BIOS para undervolt e assim o CPU podia consumir menos e dissipar menos calor.

- Esses 120ºC são partes do chip sensor não utilizadas... não ligues a isso. No máximo deverás ter algo a 90~100ºC antes de alguma protecção térmica ser activada;

- Essas HD3870 são quentes porque o dissipador nem é grande coisa. Se utilizares o Rivatuner para aumentar a velocidade da ventoinha vais ver que isso baixa.

- Que fonte de alimentação é essa (marca/modelo)?

Utilizei o Ati tools e as ventoinhas ja estao a 100 % e esta na mesma, a fonte uma 600W LPK12-35 Silent SLI.
 
Muito provavelmente tens um fluxo de ar na caixa insuficiente, e agora em dias de calor, o ar quente fica todo "amontoado" dentro da caixa, aquecendo em demasia os restantes componentes. Se assim for, de pouco te vale andar a gastar dinheiro em coolers novos, trata de conseguir um bom e correcto fluxo de ar dentro da caixa, que as temperaturas descem bastante.

Eu já tive a HD3870 e foi uma, senão mesmo a gráfica mais fresca que me passou pelas mãos, mas era a versão dual-slot, a tua não se será.

Mesmo que seja a versão single slot de cooler azul, as temperaturas são muito elevadas, o que ainda apoia mais a teoria de teres um mau fluxo de ar.
 
Muito provavelmente tens um fluxo de ar na caixa insuficiente, e agora em dias de calor, o ar quente fica todo "amontoado" dentro da caixa, aquecendo em demasia os restantes componentes. Se assim for, de pouco te vale andar a gastar dinheiro em coolers novos, trata de conseguir um bom e correcto fluxo de ar dentro da caixa, que as temperaturas descem bastante.

Eu já tive a HD3870 e foi uma, senão mesmo a gráfica mais fresca que me passou pelas mãos, mas era a versão dual-slot, a tua não se será.

Mesmo que seja a versão single slot de cooler azul, as temperaturas são muito elevadas, o que ainda apoia mais a teoria de teres um mau fluxo de ar.

A minha caixa tem uma ma refrigeração já pensei em comprar uma nova... mas como no inverno nada disto se passava.
 
Back
Topo