blastarr
Power Member
Agora o que é curioso é o nº de ROP's. Dado que estão ligados sempre à largura de BUS e 32 ROP's e o mesmo que vem na GTX 285, mas que tem 512 bits é estranho.
O número de ROP's não tem necessariamente a ver com a largura do bus de memória, mesmo na Nvidia.
De qualquer forma, não acredito nessas spec's das R8xx, parece que a especulação se limita a duplicar tudo, sem ter em conta que cada scalar processor tem mais capacidades adicionais do que as da geração DX10.x R6xx/R7xx (mas também mais transístores individuais para as suportar), obrigatórias perante a API DX11 para obter certificação.
Aliás, nem é preciso ir tão longe.
Bastou por exemplo a Nvidia aumentar os clocks e melhorar muito ligeiramente as capacidades de cada pixel shader para que a 7800 GTX (24 ps, 256bit) fosse quase duas vezes mais rápida do que a 6800 Ultra (16 ps, 256bit), e isto ainda dentro da mesma API DX9.0c / Shader Model 3.0.
O mesmo na passagem do R600 para o RV670 e do G80 para o G92, embora o objectivo fosse manter a mesma performance global, mas com menos complexidade e preço do chip.
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