Gráfica ATI HD 5800 (Cypress) HD 5900 (Hemlock)

Uma questão de noob:

Estou a pensar comprar agora uma 4890, quando sair o DX11 ela vai ficar obsoleta ou é possivel continuar a usá-la com o DX 10?

Basta lembrares-te de uma coisa, ainda agora todos os títulos saem com suporte para DX9.0c e depois alguns saem com suporte para DX10. Quando sair o DX11 vão aparecer meia duzia de titulos no inicio com suporte para este, mas também com suporte para DX10 e provavelmente com suporte para DX9.0c.

Quando começarem a sair muitos jogos em DX11, já as gráficas que vãos sair agora serão obsoletas. Por isso, se precisas de uma gráfica agora, não é assim tão importante esperar pelo DX11. Se esperares é uma mais valia, mas não é um factor decisivo.
 
Eu tenho uma 4870 e o windows 7 e acho que ainda não joguei nada com Dx10, deixem lá o dx11 para daqui a uns anos.
Talvez o call of juarez 2 seja dx10, mas não noto grande diferença para outros jogos dx9 a não ser que rebenta de 5 em 5 minutos.
 
Eu acho que se devem ver jogos com alguns efeitos DX11 já em 2010.
ja em 2009 vai existir 1... mas e depois ? trocar de grafica por 1/2 jogos ? acho que ninguem devia trocar de grafica por causa do dx11 mas sim por elas serem montras pelo menos em dx10 (pelo menos os specs indicam isso)
 
Bem eu n duvido que a placa seja um bichinho

eu tenho a minha 4870x2 e ja pensei em vende la, mas pra que...

n estou a ver um valia tao significativa que vala a pena a troca,

talvez se vier um refresh ou mais tarde daqui a um ano pense em trocar ai sim dx11 a bombar em froça nos jogos de certeza e os produtores de graficas ja tem ideia por onde o mercado encaminha.
 
Bem eu como estou farto de dizer o dx11 vai, apesar de ser muito mais maduro que o dx10, seja pelo SO ( O windows 7 é uma evolução do vista logo não sofre dos problemas que este teve que enfrentar no seu lançameno, a microsoft já teve tempo suficiente para aprender o que funciona e o que não tanto no seu So como na sua Api, e o suporte é nativamente um mimo"" ) lol

Chips gráficos( Tanto a Nvidia como a Ati já sabem que monstros são precisos nesta altura do campeonato para ownar'' a Api, se do dx9 para o dx10 foi quase um leap of faith"" deste para o dx11 a história é completamente diferente).

Seja pelas software houses (que as estas alturas estarão bem mais preparadas tanto pela larga aceitação que já se assiste por parte do publico no que concerne ao windows7 como pelo tempo que já tiveram de desenvolvimento com o dx10,além claro de terem menos restrições no que diz respeito a poderio gráfico por parte do end user, no geral.)

No meu ver o dx11 não vai nos dar jogos nem vai ser a Api mandatória por um simples motivo, as consolas.

Enquanto estas tiverem chips gráficos dx9 é impensável para a maior parte das Software Houses apostarem a sério em qualquer outra Api.

Simplesmente não faz sentido, talvez a nivel de integração e ai sim acredito que sairão mais titulos com suporte ao Dx11 que sairam aquando do dx10 mas nada que se compare com o que muitos esperam certamente.
 
Última edição:
Para mim esse foi o principal factor para não ter havido uma massiva adopção do DX10. Mas como agora o DX11 tambem vai ser lançado para o Vista, a situação torna-se muito mais facil.

Quanto ao factor "consolas", é ironico um produto da microsoft travar a evolução de um outro no requisito "jogos" :P
 
Para mim esse foi o principal factor para não ter havido uma massiva adopção do DX10. Mas como agora o DX11 tambem vai ser lançado para o Vista, a situação torna-se muito mais facil.

Quanto ao factor "consolas", é ironico um produto da microsoft travar a evolução de um outro no requisito "jogos" :P

Acho que foi mais por culpa da Ps3 sinceramente julgo que a microsoft se estivesse sozinha já tieria contornado este problema há muito tempo.
Assim torna-se muito dificil.
 
O Grande problema dos jogos estaram iguais ou semelhantes ao que eram há dois anos atrás só tem a ver com as consolas, e enquanto não vierem novas consolas não se vai ver grande evolução a nível gráfico.

Quem está a desenvolver jogos pensa primeiro nas consolas e depois aumenta um bocado a definição para os pc, agora o número de polignos o estilo do níveis as texturas serão sempre muito semelhantes pq não compensa monetariamente fazerem uma coisa muito melhor que as consolas.

Lembrem-se que as consolas são a galinha dos ovos de ouro dos jogos, se o PC começar a apresentar algo demasiado superior às consolas também não é bom para a EA e afins.

O DX11 pode ser uma maravilha mas enquanot não existir uma consola que faça o mesmo trabalho não vai ser aproveitado por quase ninguém.
 
O Grande problema dos jogos estaram iguais ou semelhantes ao que eram há dois anos atrás só tem a ver com as consolas, e enquanto não vierem novas consolas não se vai ver grande evolução a nível gráfico.

Quem está a desenvolver jogos pensa primeiro nas consolas e depois aumenta um bocado a definição para os pc, agora o número de polignos o estilo do níveis as texturas serão sempre muito semelhantes pq não compensa monetariamente fazerem uma coisa muito melhor que as consolas.

Lembrem-se que as consolas são a galinha dos ovos de ouro dos jogos, se o PC começar a apresentar algo demasiado superior às consolas também não é bom para a EA e afins.

O DX11 pode ser uma maravilha mas enquanot não existir uma consola que faça o mesmo trabalho não vai ser aproveitado por quase ninguém.

Os jogos que usam DX10 também vêm com DX9, o DX10 costuma ser a opção de vídeo mais alta, por exemplo no Crysis é o Very High, no HawX também é qualquer coisa por ai e este último há para as consolas. O que eles vão continuar a fazer é versões DX9 para consolas e o pessoal do PC tem direito ao jogo em toda a sua glória, o DX10 não teve sucesso por culpa do fraco sucesso do Vista caso isso mude com o Seven podes ter a certeza que vamos começar a ter grandes jogos com DX11.
 
Pelo que tenho lido aqui parece-me que a grande ironia é o facto de as consolas, sendo as galinhas dos ovos de ouro, são também as grandes responsáveis pela travagem na evolução gráfica dos jogos.

Os grandes prejudicados são os jogadores, habituados a ver melhores gráficos, ano após ano, mas também os fabricantes de gráficas que vêm os seus clientes menos tentados a largar baldes de massa para adquirir novas placas. O que poderão os fabricantes fazer para combater isto?

Cumps!
 
Os jogos que usam DX10 também vêm com DX9, o DX10 costuma ser a opção de vídeo mais alta, por exemplo no Crysis é o Very High, no HawX também é qualquer coisa por ai e este último há para as consolas. O que eles vão continuar a fazer é versões DX9 para consolas e o pessoal do PC tem direito ao jogo em toda a sua glória, o DX10 não teve sucesso por culpa do fraco sucesso do Vista caso isso mude com o Seven podes ter a certeza que vamos começar a ter grandes jogos com DX11.

O Crysis é um jogo DX9, podem dizer o que quiserem mas o DX10 no crysis é cosmética e uns pózinhos extras não pensados de origem, eles próprios cortaram a opção high end do DX9 para a versão do DX10 parecer melhor (basta um crackzito e pões o Ultra high no dx9)
O HAWX não notei diferença assinalável...como digo só há diferença qdo os motores forem pensados de origem para correr em PC e isso não rentável neste momento.
Olha basta olhar para o Alan Wake e vê o que aconteceu à versão PC.
 
O DX10 na prática até agora não tenho notado nada de especial (tirando a questão do CUDA que de facto é uma boa ideia). Diria que é daquelas gerações do DX de que tenho memória que menos trouxe no que toca a benefícios em aplicações gráficas para o utilizador final.

Uma coisa boa e que não tem nada a ver com o DX10, foi o facto dos chips gráficos utilizarem as unidades de shaders a processarem tanto pixel shaders como vertex shaders, o que trouxe enormes aumentos de performance assim como uma maior flexibilização dos recursos.

Tudo começou o chip G80 da Nvidia.
 
O DX10 na prática até agora não tenho notado nada de especial (tirando a questão do CUDA que de facto é uma boa ideia). Diria que é daquelas gerações do DX de que tenho memória que menos trouxe no que toca a benefícios em aplicações gráficas para o utilizador final.

Uma coisa boa e que não tem nada a ver com o DX10, foi o facto dos chips gráficos utilizarem as unidades de shaders a processarem tanto pixel shaders como vertex shaders, o que trouxe enormes aumentos de performance assim como uma maior flexibilização dos recursos.

Tudo começou o chip G80 da Nvidia.

O CUDA é um interface de aplicações nativo do driver actual da Nvidia, tal como o DX10, o OpenGL 3.2 ou o OpenCL 1.0.
Não depende em absolutamente nada do DX10, apenas funciona lado a lado com as restantes.

A Nvidia apenas activou o suporte para CUDA a partir da geração G8x porque só esses chips possuem a capacidade de correr aplicações nativas escritas em C (neste caso, a variante incluída no ambiente CUDA), em vez de correr aplicações GPGPU em cima de uma camada que converte o código C em comandos DirectX, cuja penalização de performance é evidente.
 
Dando a minha opinião que tambem tenho direito ao off-topic

Concordo perfeitamente com o facto de não termos melhores graficos por causa das consolas..
Mas tambem nao me lembro de ver os PC's a correr tao bem jogos a 60FPS colados, coisa que raramente via antes, e quando via.. era PC's com SLIs e afins...

Acredito que as software Houses quando fazem jogos com DX10, pelo menos na maior parte deles... Notasse que as alterações não vem nos graficos mas sim no performance, ao contrario do crysis, jogos como far cry 2 e outros, o framerate sobe quando se usa o DX10..

E sinceramente do DX11 espero o mesmo.. Melhoria de performance..
Quanto aos graficos, quando sair as consolas novas iremos ver...

Mas vamos passar fazes negras até as softwares houses nessas alturas souberem fazer um port de jeito para o PC, se for como aconteceu quando a Xbox360 chegou a publico...

Cumps..
 
Concordo perfeitamente com o facto de não termos melhores graficos por causa das consolas..
Mas tambem nao me lembro de ver os PC's a correr tao bem jogos a 60FPS colados, coisa que raramente via antes, e quando via.. era PC's com SLIs e afins...

É verdade é por causa das cnsolas que um computador com 2 anos ainda corre quase tudo o que se faz hoje, e isso é bom.
O problema é que com a vinda das consolas acabaram os meus jogos favoritos que quase já não se fazem.
Role playing games como o Wizardry, Simuladores de voo com piada (o HAWx é tão Arcade que até doi), Jogos de naves com piada deixaram de existir, ainda bem que há o Freespace Open. Mechwarriors e afins é tudo demasiado fácil.

Bsta ver os jogos de agora que o Bioshock é considerado uma maravilha, mas que ao pé de um System Shoick é demasiado seca e fácil para dar gozo jogar alguém teve medo ou apanhou algum susto a jogar Bioshock).

Enfim já é demasiado offtopic mas acho que os jogos são demnasiado dumb down ara ainda terem piada.
 
mas por exemplo, quem tem actualmente uma 4870 c suporte dx. 10.1 ñ é verdade que com a actualização dos drivers pra altura, pelo sofware, estas tenham também suporte dx11?? li sobre isso aqui mesmo no fórum...
 
mas por exemplo, quem tem actualmente uma 4870 c suporte dx. 10.1 ñ é verdade que com a actualização dos drivers pra altura, pelo sofware, estas tenham também suporte dx11?? li sobre isso aqui mesmo no fórum...

Não é verdade. O suporte a DX11 não é só questão de drivers.
 
Back
Topo