ATI HD2600 vs NVIDIA GeForce 8600M GS

lagostinho

Power Member
Boas pessoal.

Talvez isto já tenha sido falado noutros topics mas ainda não estou esclarecido...

Qual é a melhor placa gráfica ou quais são as vantagens de uma em relação à outra???

Agradeço esclarecimentos e se possível com fontes... Obrigado!!!
icon1.gif
 
Última edição:
A HD2600 é melhor que essa GS e tambem é 64nm, logo é mais aquece menos.

A HD2600 é 5 a 10% mais lenta que a 8600GT.
 
Exacto... digamos eu eu gosto mais de NVIDIA também (como tu pareces preferir lagostinho) mas quando estamos a falar de segmentos diferentes não vale a pena inventar.

Era como dizer que preferia uma Geforce 8600GT a uma ATi Radeon HD2900 XT só porque é NVIDIA...
 
Não que me interesse muito qual a melhor, mas como vejo alguns a dizer que é a HD2600, só tenho 2 argumentos a dar:

1º No indice do windows a 8600 deixa a 2600 bem longe...
-Indice do windows no LG R500 (nVidia 8600GS):
(confirmem aqui)
  • gráficos - 5.9
  • gráficos de jogos - 5.3
-Indice do windows no Toshiba 1QK (Ati HD 2600):
(confirmem aqui)
  • gráficos - 4.7
  • gráficos de jogos - 4.7
2º Li em varios sitios que determinados jogos tem breaks na HD2600, apesar de raramente jogar, mas como sou curioso, fui testar esses jogos no meu LG R500 com a 8600GS, e correram sem problemas nenhuns.

Depois disto ainda há muitos a dizer que a HD2600 é melhor, isto porque há benchmarks em que esta acima da 8600GS.

8600GS / HD2600
3DMark 03 - 7993 / 7280
3DMark 05 - 4894 / 5680
3DMark 06 - 2743 / 3037

Pessoalmente vou pelos 2 argumentos acima indicados e não valorizo os benchamarks, mas quem acha que a HD2600 é superior...que seja :D
 
Não que me interesse muito qual a melhor, mas como vejo alguns a dizer que é a HD2600, só tenho 2 argumentos a dar:

1º No indice do windows a 8600 deixa a 2600 bem longe...
-Indice do windows no LG R500 (nVidia 8600GS):
(confirmem aqui)
  • gráficos - 5.9
  • gráficos de jogos - 5.3
-Indice do windows no Toshiba 1QK (Ati HD 2600):
(confirmem aqui)
  • gráficos - 4.7
  • gráficos de jogos - 4.7
2º Li em varios sitios que determinados jogos tem breaks na HD2600, apesar de raramente jogar, mas como sou curioso, fui testar esses jogos no meu LG R500 com a 8600GS, e correram sem problemas nenhuns.

Depois disto ainda há muitos a dizer que a HD2600 é melhor, isto porque há benchmarks em que esta acima da 8600GS.

8600GS / HD2600
3DMark 03 - 7993 / 7280
3DMark 05 - 4894 / 5680
3DMark 06 - 2743 / 3037

Pessoalmente vou pelos 2 argumentos acima indicados e não valorizo os benchamarks, mas quem acha que a HD2600 é superior...que seja :D

A minha 8400GT dá 5.9 e 5.3........:D
Cumps
 
Esse valores não indicam rigorasamente nada. Basta correrem os benchmarks para verem.
Agora posso dizer que a ATi é melhor porque utiliza memórias DDR3 e a versão XT utiliza memórias DDR4 (por isso a grande distância que fica da concorrente directa, nVidia 8600M GT).
Já na nVidia ainda se utiliza as memórias DDR2 (a grande maioria), apesar de alguns modelos mais recentes serem utilizadas as com memórias DDR3.

benchs.png
 
Esse valores não indicam rigorasamente nada. Basta correrem os benchmarks para verem.
Agora posso dizer que a ATi é melhor porque utiliza memórias DDR3 e a versão XT utiliza memórias DDR4 (por isso a grande distância que fica da concorrente directa, nVidia 8600M GT).
Já na nVidia ainda se utiliza as memórias DDR2 (a grande maioria), apesar de alguns modelos mais recentes serem utilizadas as com memórias DDR3.

benchs.png
Já te respondi aqui sobre a asneira de dizeres que tem memorias diferentes, e voltas a repetir.
Estas a confundir as graficas do desktop com as mobile, nem a 8700M usa DDR4!
 
A HD2600 XT só tem modelos com DDR3 enquanto que HD2600 tal como a 8600GT existem versões tanto em DDR2 como DDR3.. Ou os benchmarks sao realmente explicitios ou então, tal como a maioria das comparaçoes que andam prai sao pura treta.. Basta meterem o FL90(com as mesmas specs) vs GS1 pra ver a diferença que pode haver apenas entre os modulos.
 
É assim a mim pouco me interessa se a HD2600 seja melhor ou pior que a 8600M GS... melhor que a 8400M GT é de certeza absoluta... Em relação à 8600M GS quase todas as opiniões que li Googlando são que a HD2600 é ligeiramente superior (mas também depende de jogo para jogo).

Já agora o Index Experience do Vista é o pior Benchmark do mundo... No meu Desktop chego a testar duas vezes e ter oscilações de 0.2 em alguns parametros. Basta os drivers da NVIDIA estarem mais optimizados para o bench do Vista que têm logo melhor score.

O melhor é declarar um empate nesta luta ;)
 
Última edição:
É assim a mim pouco me interessa se a HD2600 seja melhor ou pior que a 8600M GS...
O melhor é declarar um empate nesta luta ;)
boas nem mais» pelas comparaçoes que existem por aí são equivalentes;) é mais a onda da minha ser maior que a tua:-D
quanto a drivers já pensaste em colocar o xp ?
penso que é concenso geral que o vista é parecido com o milenium }>uma fase de transição entre o xp que está maduro:cool: e o proximo s.o. da microsoft
:D
 
A minha 8400GT dá 5.9 e 5.3........:D
Cumps
Aserio??? lol a minha 8600M GT da 4.9 e 5.2.... como será possível?no entanto corro oblivion com tudo no max e la fora em combate nao baixa dos 19 FPS.Sera erro no vista ? ou estas pontuacoes nao sao muito releventes??

P.S: tenho um Acer 5920: Core 2 duo 7300,2GB,160 GB 5400rpm e 8600M GT
 
Aserio??? lol a minha 8600M GT da 4.9 e 5.2.... como será possível?no entanto corro oblivion com tudo no max e la fora em combate nao baixa dos 19 FPS.Sera erro no vista ? ou estas pontuacoes nao sao muito releventes??

P.S: tenho um Acer 5920: Core 2 duo 7300,2GB,160 GB 5400rpm e 8600M GT

Há uma explicação simples para isso...é que nem o windows gosta da Acer :lol:

Mas com um update da drive e clicares na actualização do indice, ele dá outra pontuação.
 
E pronto mais uma vez nos mesmos benchs a HD2600 bate a 8600M GS... mas como disse não escolham o portátil por causa de uma ou outra... no meu caso que estava indeciso entre o TOSHIBA SATELLITE A200-1GB e o HP Pavillion dv6590 (salvo erro era este) em que era uma HD2600 e uma 8400M GT ainda se percebe agora entre placas quase equivalentes deixem-se disso.

P.S.: Um empregado da ***** tentou-me convencer que a Geforce 8400M GT era superior à HD2600 :P Aquilo era para vender porque o HP eles tinham em stock o TOSHIBA não... Ele jurava a pé juntos (e eu a rir-me) que a NVIDIA é tão superior à ATI que mesmo em segmentos diferentes a 8400M GT igualava e batia a HD2600 sem problemas :P LoL
 
E pronto mais uma vez nos mesmos benchs a HD2600 bate a 8600M GS... mas como disse não escolham o portátil por causa de uma ou outra... no meu caso que estava indeciso entre o TOSHIBA SATELLITE A200-1GB e o HP Pavillion dv6590 (salvo erro era este) em que era uma HD2600 e uma 8400M GT ainda se percebe agora entre placas quase equivalentes deixem-se disso.

P.S.: Um empregado da ***** tentou-me convencer que a Geforce 8400M GT era superior à HD2600 :P Aquilo era para vender porque o HP eles tinham em stock o TOSHIBA não... Ele jurava a pé juntos (e eu a rir-me) que a NVIDIA é tão superior à ATI que mesmo em segmentos diferentes a 8400M GT igualava e batia a HD2600 sem problemas :P LoL

A 8400M GT tem um bus de 128bit, pelo que é substancialmente mais rápida do que as outras 8400M (GS e G, de 64bit).
Em certos casos (especialmente jogos OpenGL-based, como o CoD4) é capaz de dar luta à HD2600 mobile (que tem clocks mais reduzidos do que as versões desktop do mesmo chip).
Se é verdade que é menos potente nas situações em que o nº de stream processors é crucial para processar shaders complexos, em jogos com muitas texturas consegue bater-se de igual para igual por ter TMU's superiores.
 
Última edição:
Não se fiem pelo Index Experience do Vista ! :S deve ser das maiores banhadas do vista.. enfim.. Eu vou comprar o Toshiba A200-1QK e espero que a ATi me deixe satisfeito! Dado que eu uso no meu fixo uma já antiguita :P a ATI 9600pro de 250mb.. As ATi tem um grande ponto a favor, elas dão o "litro" :)

Cumps
 
Olhando para as specs da HD2600, 8600M GS e 8600M GT, considerando que todas têm 256 Mb de ram, podemos ver que:


8600M GS/ 8600M GT
- Bus = 128 Bit.
- Pipeline = 32.
- nº de transistors = 289 milhões.
- Frequência de relógio = 700 MHz

HD2600
- Bus = 128 Bit.
- Pipeline = 120.
- nº de transístors = 390 Milhões (de 65 nm).
- Frequência de relógio = 600 MHz


1. Tendo em conta que a HD2600 tem transístors mais pequenos, o rendimento energético será maior, ou seja, n se dissipa tanta energia sob a forma de calor por efeito de joule, ou seja, aquece menos e gasta menos energia. Não sei dizer em termos de percentagem quanto menor será o gasto, mas tudo o que seja para poupar penso que seja bom.

2. A HD2600 tem pipeline de 120, ou seja cerca de 4 vezes mais do que a 8600M GT/GS. O pipeline pode ser visto como uma linha de montagem, a peça "A" passa à segunda fase e ja está outra "B" a entrar na primeira fase sem ter acabado a "A". Isto é útil por exemplo a recalcular pixeis (cor, coordenadas, passagem 3D a 2D e novamente a 3D, etc). podem ler mais sobre pipeline aqui


Conclusão:

Os aspectos que referi não são os únicos que ditam se uma grafica é melhor ou pior do que outra, mas são importantes. E eu diria que a HD2600 tem bastantes pontos favoráveis em relação à 8600M GT, contrapartidas n sei, mas se alguem soubre que as exponha para ajudar na escolha de uma boa compra. :002:
Eu sempre tive gráficas Nvidia e nunca tive ATI, e sempre estive satisfeito mesmo com o serviço pós venda!
 
Última edição:
Back
Topo