ATI Iberosat - Como ligar para ter net noutras divisões?

Bom dia! Tenho uma ATI da iberosat em casa mas a realidade é que não sei usar aquilo! :D Se alguém me puder ajudar agradeço. Basicamente, com a ligação que tenho agora e que deixo foto em anexo, apenas tenho internet na divisão SALA (porta 3) que está ligada diretamente ao router. O meu objetivo era ter internet noutras portas de outras divisões mas não sei como devo configurar. Não sei se devo manter ligado à sala e utilizar um dos cabos mais pequenos para ligar a segunda porta da sala a outra porta doutra divisão, se devo ligar ao ddc primário e depois fazer outro tipo de ligação no secundário, se devo ligar diretamente o router na porta lan 2 à divisão pretendida (seguindo o exemplo da ligaçao lan1 e sala). Não faço ideia...

Alguém me consegue ajudar? Obrigado.

CBnuu9.jpg
 
Correto! Mas só quero fazer a rede chegar a outra divisão (andar de baixo) porque depois tenho outro router em baixo para fazer distribuição de wireless! Por isso uma porta chega-me! SEndo assim, pelo que percebi, o correto é ligar o cabo entre a lan2 do router e a divisão em questão certo? posso ligar a qlq uma das entradas da divisão (sendo que cada uma tem 2 entradas) ou tnh de ligar especificamente numa delas?

Obrigado mais uma vez!
 
Liga na do lado esquerdo, como os exemplos.
não pode ligar nas do lado, isso apesar de ter duas ligações, fisicamente é apenas uma, atrás desse painel apenas tens um cabo para cada duas fichas dessas.
no máximo tens 12 cabos ligados ao painel.
se tiveres outra tomada perto do router, aí sim ligas um cabo entre router o a outra porta, e no ati descobres a porta e ligas para onde pretendes. caso contrário precisas de um switch.
 
Bom dia pessoal,

Tenho um ATI da Teka.

https://imageshack.com/a/img923/7213/qgZwHN.jpg

Instalaram-me a ZON Fibra mas o técnico pareceu-me nao perceber muito do esquema então nao consigo ter internet em todas as divisões.

Tenho o router numa caixa em baixo do ATI. Que ligações tenho que fazer para poder ter Internet por cabo, nas diversas divisões da casa?

Obrigado

DL
 
Bom dia pessoal,

Tenho um ATI da Teka.

https://imageshack.com/a/img923/7213/qgZwHN.jpg

Instalaram-me a ZON Fibra mas o técnico pareceu-me nao perceber muito do esquema então nao consigo ter internet em todas as divisões.

Tenho o router numa caixa em baixo do ATI. Que ligações tenho que fazer para poder ter Internet por cabo, nas diversas divisões da casa?

Obrigado

DL

Independentemente da marca/modelo dos ATI, as ligações serão sempre as mesmas... Se quer ter sinal de rede em todas as divisões necessita um switch para fazer depois a ligação a todas as portas disponíveis no ATI e pela casa. Se é só para ligar 1 ou 2 divisões, tendo disponíveis portas no router basta passar um cabo do router e ligar a porta respetivamente no ATI.
 
Tenho uma nova pergunta sobre este tópico. Liguei o meu portátil por cabo e fiz o teste de velocidade. Tenho cabo CAD6 a sair do router para a ATI e outro CAD6 a sair do ponto de rede para o portátil. Problema... consigo apenas cerca de 100Mb no speed test (por wifi consigo quase 500) com uma velocidade contratada de 1Gb. Disseram-me que o problema pode ser o ATI mesmo... como sei se este modelo suporta 1Gb ? Alguém faz ideia? Obrigado.
 
Não faço ideia. Sou leigo na questão... Como posso ver se estão cravados? O primeiro post é meu e tem uma foto da ATI. Não sei se ajuda. Obrigado desde já.
 
Bom dia pessoal,

Tenho um ATI da Teka.

https://imageshack.com/a/img923/7213/qgZwHN.jpg

Instalaram-me a ZON Fibra mas o técnico pareceu-me nao perceber muito do esquema então nao consigo ter internet em todas as divisões.

Tenho o router numa caixa em baixo do ATI. Que ligações tenho que fazer para poder ter Internet por cabo, nas diversas divisões da casa?

Obrigado

DL

Retiras os cabos pretos com rj45+jack 3.5mm ( A a F), colocas um switch e ligas as portas ao switch e o switch ao router do operador e ficas com rede em todas as tomadas da casa, ou (deves ter dois tubo de 40mm entre as caixas) passa os cabos directos do router para essas portas, basta tirar os cabos que lá estão. perdes sinal de telefone se tiveres a usar, mas não me parece, pois deveria ligar na parte detrás da "entrada" e no router.
 
Última edição:
Tenho uma nova pergunta sobre este tópico. Liguei o meu portátil por cabo e fiz o teste de velocidade. Tenho cabo CAD6 a sair do router para a ATI e outro CAD6 a sair do ponto de rede para o portátil. Problema... consigo apenas cerca de 100Mb no speed test (por wifi consigo quase 500) com uma velocidade contratada de 1Gb. Disseram-me que o problema pode ser o ATI mesmo... como sei se este modelo suporta 1Gb ? Alguém faz ideia? Obrigado.

Deixaste os cabos pequenos lá colocados? ou tiraste-os?
 
Deixaste os cabos pequenos lá colocados? ou tiraste-os?
Boas! Parece que o problema é da ATI mesmo... Liguei para a MEO e fiz um reset e atualizações ao router. Ligado diretamente ao router consigo 600Mb +/-. mas quando ligo a uma saida de rede vinda da ATUI nunca chego aos 100... Que tipo de suporte técnico devo pedir para me ajudar com isto?
 
Boas! Parece que o problema é da ATI mesmo... Liguei para a MEO e fiz um reset e atualizações ao router. Ligado diretamente ao router consigo 600Mb +/-. mas quando ligo a uma saida de rede vinda da ATUI nunca chego aos 100... Que tipo de suporte técnico devo pedir para me ajudar com isto?
Nunca mais se deu volta a isto.
Conseguiste resolver ou nem por isso? em que parte ficaste? para tentar desarrumar isto.
 
Se só têm 100Mbit existe problemas na cablagem passada na casa. Ou é Cat5 quando deveria ser minimo Cat5e ou estão mal cravados.

Tive esse problema e comprei um aparelho para ler os cabos.

Pede a um eletricista "que faça ITED" para te rever a instalação e descobrir o problema.
 
Back
Topo