1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ATI in BIG trouble ?

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 8 de Junho de 2005. (Respostas: 32; Visualizações: 2617)

1. blastarr

blastarr Power Member

Última edição: 8 de Junho de 2005
  2. WarLock

WarLock Power Member

Mas que grande novela.

3. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Esta história das placas gráficas já me anda a irritar solenemente, a minha velha ti4600 tem chegado e sobrado para correr os últimos jogos em resoluções aceitáveis e para o trabalho propriamente dito que faço no pc chegava-me uma matrox G200 pci, ai como eu gostava de ter uma placa dessas agora, dava para para todas as plataformas desde o pentium 1 até ao A64 e não me chateava com nada...

Ora quando é que chegam ao mercado as placas PPU mesmo???? :D

E eu que só queria um 4ds com uma física de jeito... :sad:

4. xBoShY

xBoShY Power Member

Não dá não... o slot AGP é diferente (se não me engano, invertido)... :001:
    e penso k P1 não tinha AGP

5. blastarr

blastarr Power Member

Não leste bem, ele disse G200... PCI, dá em tudo o que tiver slots pci, desde os velhinhos 486 DX...
    Tb tenho uma Banshee PCI, just in case...

6. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Isso para mim não é novidade, já estava farto de comentar isso, se eles com estas já tinham tido montes de problemas, então com o R520 deviam pelo menos dobrar.

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Stock Price

Mais importante que a R520 vão ser as baixa/media gama.

8. Xpirit

Xpirit Banido

Qual é a tua opinião sobre a ATi e sobre os rumores de yields abaixo do espectável?

Temos aqui uma mina ou nem por isso?

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://yahoo.smartmoney.com/Techsmart/index.cfm?story=20050606&afl=yahoo

Por enquanto parece-me arriscado. Mas vê o artigo todo porque tem mais pormenores.

10. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

é o q dá kererem ser animais... :P

Penso q desta vez a nvidia até fez uma escolha acertada. è preferivel trabalhar sobre uma tecnologia mais madura do que passar meses a resolver problemas de autoinduções nos cirtcuitos... isto porque ao fabricar IC's akilo é tudo por tentativas, à espera de acertar no "tempo de cuzedura" ideal... e ao apróximarmo-nos das dimensões dos própios átomos a coisa complica-se...

(kem nao se lembra das FX5800 com DDR-II :P )

Como se não bastasse inda puseram 32 pipes, o que deve ter tornado o circuito absurdamente complexo...

Vamos lá ver no q é q isto vai dar... :003:

Última edição: 9 de Junho de 2005
  11. blastarr

blastarr Power Member

Técnicamente, a FX 5700 Ultra era ligeiramente superior à 5800 Ultra (menos pipelines - em alguns casos os adicionais não eram aproveitados pelos jogos - mas mais shader power e o Ultrashadow, para além de ser mais barata e mais silenciosa).

A grande força da Nvidia não tem vindo do high-end, com pequenos volumes de produção, mas sim dos bons produtos mid to low end, das 6600GT para baixo.

Com o fiasco da X700XT (paper-launch e nunca saíu) a X700 Pro ficou a combater com adversários muito mais rápidos e com melhor features no "sweetspot" do mercado (199 - 229$US).

Nas gamas mais baixas aínda é pior, pois as X600 e X300 são, básicamente, derivadas das velhas 9600, enquanto a Nvidia lançou as nv43 (algumas 6200, todas as 6600 e 6600GT), seguidas das NV44 e NV44a só para Geforce 6200 e 6200 Turbocache.

A ATI preocupou-se em bater records e "jogar" ao 3DMark, enquanto a Nvidia lançava os chips para quem tem o volume do mercado, criando até o MXM, que está a ter maior aceitação do mercado do que o ATI AXIOM.
    Surgiram até alguns chips mobile da ATI no formato MXM da concorrente.

Things look grey for Array Technology Industry (ATI)...

12. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Pelo contrario, a força da ATI tem sido no mercado de baixo desempenho. Neste momento tem uma cota de mercado cerca de 9% superior á da Nvidia.
    Esses 9% de vantagem so foram possiveis com as vendas das OEM´s e afins de Taiwan que se vendem aos milhoes por esse mundo fora e que ou têm um Wintel+grafica integrada ou um Wintel+X300se e na melhor das hipoteses uma X600.
    Nao sei se sao as Nvidia ou as ATI as melhores, mas os numeros tao á vista.
    Isto pq a ATI conseguiu colocar placas aos milhares nas OEM aquando da onda do PCI-E forçada pela Intel.

Eles tao com problemas é em abastecer tanta OEM, vindo de uma empresa que á 4 anos atrás nao era nada e neste momento é a 2ª maior fabricante mundial.

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050426103105.html

Se calhar nao jogaram tanto 3dmark.
    http://www.theinquirer.net/?article=21036
    O mercado dos portateis tem crescido muito todos os anos e é muito lucrativo.
    E é neste segmento onde a ATI se destaca muito + que nos desktops.

Ja agora, quantos portateis ja viste com MMX ou com o AXIOM?? É que isso parece-me tudo menos importante......

So mostrei isto para dizer que nem a ATI, nem a Nvidia sao umas coitadinhas.
    Nem o futuro é negro para a ATI.
    A ATI ta a vender tudo o que tem. O problema é que mesmo assim nao xega e nao têm capacidade de produçao para abastecer tanto PC made in Taiwan e dessa maneira vao perdendo cota de mercado principalmente para a Intel, que tem uma capacidade de produçao 5x maior......

Penso que fazem bem em tentar revolucionar seja a que custo for...... A seu tempo irao resolver o que há a resolver e depois retirar os louros disso.
    A R300 tb nao deve ter sido facil de fazer e muitas dificuldades devem ter aparecido. Os estragos que essa placa fez no mercado foram muitos, estao á vista. Ninguem esperava aquilo!
    Se o conseguirem fazer outra vez, melhor ainda, embora agora tenham + responsabilidades, visto serem o 2º maior fabricante mundial!

Nao gosto dessa conversa do vamos devagar/devagarinho que funciona sempre e que a curto prazo é muito boa, mas a longo prazo é terrivel......
    Grandes revoluçoes nao nascem do dia pra noite e sem muitas dificuldades......

13. blastarr

blastarr Power Member

Esses nºs incluem as margens de lucro e valor líquido global ?
    É que Rage XL integradas em servidores, Radeon 9xxx/91xx/92xx e afins não devem dar lá muito $$, embora também contem como mais um...

Eu estou a falar do mercado discrete.

Edit:
    A ATI não era nada há 4 anos ?
    Já existem desde 1985 (fundada por 3 emigrantes de Hong Kong, BTW), eram uma das maiores fornecedoras OEM já nos 80's...
    Quem veio do nada foi a Nvidia em meados dos anos 90 e agora aí está em grande forma.

Última edição: 9 de Junho de 2005
  14. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Pah vocês parecem 2 putos! Um defende ATI e o outro Nvidia!

Enfim ao que isto chegou! Acho que não vale mesmo nada a pena tarmos aqui a discutir hipóteses!

Quando as coisas chegarem chegou! Não percebo a vossa obcessão!

15. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Epá Tetsuo lamento profundamente é este teu comentário, pois se há coisa boa a ressaltar são estes dois ultimos 2 posts, um do DJ Papa e do blastarr, por serem MADUROS e contribuirem para falar do que este fórum serve: INFORMÁTICA. Nenhum deles deixa de ter razão no que diz, apenas estavam a falar de pontos de vista diferentes. É assim tão difícil ter um ponto de vista diferente? Ou será que após teres lido tantas infantilidades (que existiram, bem sei) que já nem percebes quando a conversa é positiva?
    Ao que isto chegou digo eu... :rolleyes:

16. blastarr

blastarr Power Member

Já tive ATI, só estou com a Nvidia neste momento pq acho que a primeira se anda a esconder atrás de uma arquitectura já obsoleta e aposta na velocidade pura para tentar disfarçar a falta de inovação, um pouco como a 3dfx, nos seus últimos tempos com as voodoo3 e voodoo4/5.
    Por isso espero que eles atinem e não deixem de ser competitivos, tal como referi no primeiro post.
    Caso contrário, quem perde é a inovação e os consumidores (nós), pois ficamos com produtos com uma relação custo/benefício muito mais baixa.

17. WarLock

WarLock Power Member

Mas se é para os flames tou ca eu !

ATI é muito melhor que nvidia por uma simples razão.

ATI ROCKS !!! MAUAHAHAHAHAH

gostaram do meu poder de argumentação ?

de qualquer forma ati tem melhor qualidade de imagem.

:)

18. blastarr

blastarr Power Member

Hey, no flames here. :)
    Eu gosto de ambas as companhias.
    São duas das melhores designers de chips da actualidade.

Qto à tua afirmação, a falta de qualidade de imagem, isso era nos tempos das FX, não pq não tivessem qualidade de orígem, mas sim pq a fraca potência do chip levou com "optimizações" de AA (não tinha RG AA) e filtragem "brilinear" nos drivers para tentar compensar.
    Hoje em dia nas GF6 muito dificilmente encontras diferenças para qlqr ATI.

19. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

ATI Fights for Next-Gen R520 GPU Yields – Sources

Vai ser uma arquitectura totalmente nova:
    1- Arquitectura totalmente nova.
    2- O chip mais complexo alguma vez feito, daí as grandes dificuldades que tao a ter.
    3- Ta a dar muita luta fabricar o monstro e vai haver atrazos.
    4- Depois de dominarem todo o processo, vao ter uma margem de manobra extremamente grande para lançamento de novos produtos para desktop, notebooks e workstations:

Esperemos que revolucione tanto quanto o R300 revolucionou........

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050609093014.html

Partilhar esta Página