ATi is cheating in Filtering!

Já acompanho a thread do B3d quase desde o inicio.
Ainda há muita poeira no ar e a questão não parece ser tão simples como o caso da nVidia. Não há ainda resposta da Ati e há coisas que não batem certo (ver posts do Borsti do THG).

Esperar para ver, pq a diferença de performance entre a suposta optimização e o normal é muito grande (20% às vezes).
 
Talvez pq ainda n existem certezas de nada....no caso da nvidia ja existem provas das optimizaçoes....vamos esperar pela resposta da ATI...n vale a pena tar aki a mandar postas de pescada po ar..
 
Punkas disse:
Talvez pq ainda n existem certezas de nada....no caso da nvidia ja existem provas das optimizaçoes....vamos esperar pela resposta da ATI...n vale a pena tar aki a mandar postas de pescada po ar..


Nahhh, 20% de diferença de performance não são provas suficiente para incriminarem a ATI... à Nvidia não foi preciso tanto...
 
Só uma coisa. Os 20% é no UT2004 a 1600 com 8x AF:

( Default / coloured mipmaps enabled )
1024x768: 132,83 / 131,69
1280x1024: 128,98 / 112,63
1600x1200: 107,37 / 84,48

O problema é que as NV40 tb perdem uma percentagem e há outras questões levantadas naquela thread do B3d.
Esperar para ver no que dá isto.

Edit: Só para recordar o que se passou com as NV3X. http://www.beyond3d.com/previews/nvidia/nv35/index.php?p=11
 
Última edição:
Parece que esse comportamento é igual ao do 9600 como está muito referido no tópico.

Mas o que me chateia mesmo é quando se usa os mipmaps coloridos aquilo passa a usar trilinear para dar a ideia que sem as cores estava a usar também trilinear, quando na verdade não o é.

Até ando com curiosidade sobre o que a ATI irá dizer.
 
Crusher disse:
Parece que esse comportamento é igual ao do 9600 como está muito referido no tópico.

Mas na 9600 só acontece quando a barra de qualidade não está no maximo e na X800 acontece sempre. Isto é, na 9600 tens a hipotese de mudar (mesmo que não soubessem disto) e quase todos devem ter aquilo no maximo (acho que vem por default).

Tb estou com curiosidade como é que a Ati vai reagir (se reagir).
 
Ou seja, tem mecanismos de detecção de mip-maps coloridos, que a fazer fé em palavras de comentários a outros "cheats", este mecanismo não passa de um "cheat" que por acaso não dá bandeira nenhuma, já que em screenshots o Aniso não mostra metade do impacto que tem in-game.
 
Crusher disse:
Parece que esse comportamento é igual ao do 9600 como está muito referido no tópico.

Mas o que me chateia mesmo é quando se usa os mipmaps coloridos aquilo passa a usar trilinear para dar a ideia que sem as cores estava a usar também trilinear, quando na verdade não o é.

Até ando com curiosidade sobre o que a ATI irá dizer.


advanced cheating rula :D lol´
não é a toa que os drivers estao cada vez maiores


aprenderam com os melhores ;)
 
Opinião do John Carmack ( Deus, quero eu dizer.... )

This is indeed a "cheat" that both major vendors now do. Instead of always
sampling the two adjacent mip map levels and doing a full blend between
them, they have plateaus where only a single mip level is sampled, reducing
the average samples from 8 to about 6.

It is actually a pretty sensible performance enhancement, with minimal
visual issues. However, having drivers analyze mip map uploads to hide the
cheat is an unfortunate consequence.

The colored mip map option in Q3 should have absolutely zero performance
impact in the absense of performance options like this.


http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=12486&start=300

Mais uns numeros, desta vez no COD:

NV40 Norm/Colored (with TrilOpt On)
16x12: 108,9 / 108,7

NV40 Norm/Colored (with TrilOpt Off)
16x12: 82,6 / 82,4

X800 XT Norm/Colored
16x12: 96,3 / 84,8

O COD é baseado no Q3 e nota-se as diferenças (mas só nas Ati).

ptzs, quanto à optimização (cheat ainda é muito forte), era capaz de jurar que havia um artigo que falava nisto nas 9600 e que até foi posto aqui no forum e que na altura poucas ondas levantou.
Vou ver se encontro.
 
Última edição:
x800cheats.gif



hmm quer dizer , segundo o artigo os cheats so ocorrem nas r420 ? :D

com esses cheats as r300 devem bombar :D

o engraçado é que quando meto para a aplicação escolher as filtragens e no jogo escolho trilinear em ati ou nvidia tenho a mesma qualidade de ***** na filtragem

tem que ser sempre force ...
 
Última edição:
Eu lembro desse estrilho Nemesis11, mas a resposta dos defensores da ATi foi "mete o detalhe no máximo que isso não acontece".

Pois bem. Metam lá o detalhe no máximo e curtam o brilinear made by ATi.
 
Bem, como estamos no dia de "bater na ATI" (roda a todos) cá vão mais umas achas:

Parece que viram o Far Cry a correr com PS3.0 na E3 e a coisa estava mesmo com melhor aspecto.

A thread no nvnews que fala nisto tem lá uns links de uns videos. Pela conversa do pessoal consegue-se perceber aquilo q se pode comprovar e notar de melhor e se realmente apenas pode ser feito com PS3.0. Presume-se que ficaria muito lento com PS2.0, devido a necessidade de mais passagens para trabalhar os pixeis e no hardware da geração anterior... :002:

Thread aqui
 
esperemos pela resposta da ati
que isto ainda não está muito claro

é que ainda não vi ninguem a se queixar da qualidade de imagem das graficas ati especialmente em reviews em que comparam lado a lado com graficas da nvidia

quanto ao rumor do far cry com ps3 ter melhor qualidade isso é uma boa noticia
 
Back
Topo