ATi is cheating in Filtering!

zer0 disse:
Será pq os sites procuram bases mais sólidas antes de virem para a rua com " ATi is cheating in Filtering!" naaa. Isto faz parte de um plano maquiavélico de ocultação de todos estes dados, e a prova disso é que hoje ainda ninguem sabe de nada, ninguem fala disto, nem a ati respondeu logo passadas 48h.

:fart:

Bases mais sólidas como o artigo DriverHeaven sobre a 6800U?

Deves tar a gozar. Vejo todos os meses artigos sem sustentação nenhuma sobre a nVidia e nunca te vi queixares disso nas threads...

Tou a sonhar também?
 
Para quem quizer....

http://www.ati.com/online/chat/

Chat With ATI
ATI's texture filtering algorithms

There has been a lot of discussion about our trilinear filtering recently. In an effort to clear this up, ATI is holding a live web chat today, May 19, 2004 at 3pm EST, 9pm CET.

Speakers:

* Andy Pomianowski, Staff Engineer, and architect of our image analysis and compression algorithms.
* Raja Koduri, Engineering manager, graphics architecture and performance tools, one of ATI's experts on performance and image quality.

To chat live, please visit us at 3pm EST, 9pm CET.
 
ptzs disse:
Bases mais sólidas como o artigo DriverHeaven sobre a 6800U?

Deves tar a gozar. Vejo todos os meses artigos sem sustentação nenhuma sobre a nVidia e nunca te vi queixares disso nas threads...

Tou a sonhar também?

Que psicose, acho que devias fazer uns cartazes e ires manifestar-te em frente à ONU nas picoas.


Mete ai uns links desses artigos do demo, que tirando o do DH e o do peido não me lembro de mais nada recentemente. Mas posso ter sido brain-washed....

Entretanto ja vão em 40 páginas no B3D e já se começam a ver as orelhas do rato.
 
Esquece, tou a ver que não consegues responder com argumentação em vez de piadas parvas. À primeira ainda dou luta, à segunda volto as costas.
 
Whatever the merits of ATI's adaptive trilinear filtering algorithm, ATI appears to have intentionally deceived members of the press, and by extension, the public, by claiming to use "full" trilinear filtering "all of the time" and recommending the use of colored mip map tools in order to verify this claim. Encouraging reviewers to make comparisons to NVIDIA products with NVIDIA's similar trilinear optimizations turned off compounded the offense. Any points ATI has scored on NVIDIA over the past couple of years as NVIDIA has been caught in driver "optimizations" and the like are, in my book, wiped out

slide3.gif


slide4.gif


Não deixa de ser irónico.....

http://techreport.com/etc/2004q2/filtering/index.x?pg=1
 
Zealot disse:
Portanto, o que a ATI fez foi reduzir o LOD. É isso?

Não.
O que a Ati fez foi mentir quando disse que fazia full trilinear e para desligarem as optimizações das nVidias. Como diz o artigo, perdeu a face.

Depois na parte tecnica, como já se sabia, está a fazer "brilinear"

Our algorithm for image analysis-based texture filtering techniques is patent-pending. It works by determining how different one mipmap level is from the next and then applying the appropriate level of filtering. It only applies this optimization to the typical case – specifically, where the mipmaps are generated using box filtering. Atypical situations, where each mipmap could differ significantly from the previous level, receive no optimizations. This includes extreme cases such as colored mipmap levels, which is why tests based on color mipmap levels show different results. Just to be explicit: there is no application detection going on; this just illustrates the sophistication of the algorithm.

E como a ATI está farta de dizer, não prejudica o IQ, mas........
agora é esperar que os reviewers façam benchs da 6800 com a trilinear optimizations ON, caso achem que não prejudica o IQ. Se isso acontecer os numeros da 6800 dão um salto.

EDIT: Já agora para quem quizer ler o chat da Ati:
http://www.ati.com/online/chat/
 
Última edição:
Irónico é a principal "prova" ser uma frase da propria ati.

Se eles tivessem conseguido demonstrar e provar claramente que, o trilinear não esta a ser feito correctamente e que existe uma perda de IQ, este artigo ainda servia para alguma coisa.

Acho piada, que apos uma semana isso ainda não foi provado, o que é estranho tendo em conta que existem muita boa gente por esse mundo fora que, aposto que seria capaz de vender a alma ao diabo, para conseguir provar isso. Das duas uma ou o trilinear esta a ser feito correctamente, ou a outra placa que serve de comparação sofre do mesmo problema.
 
zer0,

não encaixaste o cerne da questão. O que aqui diz, comprovado pelas próprias palavras da ATI, é que há realmente optimizações a nivel do filtering. Quando a ATI argumenta que as suas placas funcionam sempre no nivel máximo do detalhe, sem "mexidas" está a mentir. Isto põe a ATI no mesmo comboio que a nVidia, quando esta foi acusada de fazer as coisas de forma enganosa. Talvez isto ajude a desvanecer a imagem da empresa boazinha e da Diabinha...

A mim, o que realmente importa é a qualidade gráfica no final. Que ambas as empresas façam optimizações parece-me lógico, para quê processar o que não é visivel a olho nú? Será conveniente que estas sejam sempre testadas e ver o nivel de impacto que tem na qualidade de imagem, mas enquanto este for negligenciavel está-se bem.

Como já disse o Nemesis11, convinha era apurar, para a justiça nos benchs, que tipo de impacto as optimizações de uma e outra empresa têm na IQ.
 
Isto põe a ATI no mesmo comboio que a nVidia

No mesmo comboio n significa na mesma carruagem....eh de lembrar q a nvidia teve mto mais probs com IQ de q a ATI, e nao so umas optimizaçoes em q nem se nota perda de IQ.
 
Punkas disse:
No mesmo comboio n significa na mesma carruagem....eh de lembrar q a nvidia teve mto mais probs com IQ de q a ATI, e nao so umas optimizaçoes em q nem se nota perda de IQ.

Pelo que tenho visto de utilizadores que possuiram quer FX quer Radeons as diferenças de IQ não são assim tantas. Só em testes com imagens paradas foi possível notar essas diferenças e com testes de qualidade específicos. Isto é algo que tem e deve ser feito, mas não significa que sejam tão notórios na "vida real". É isto que se tem que apurar.

Ainda não foi provado se há alteração visivel na IQ ou não, com estas optimizações da ATI.

A ATI falhou foi em "exigir" que as comparações de IQ e performance fossem feitas com as optimizações da nVidia desligadas, dizendo que os seus drivers não efectuavam nada semelhante. Agora provou-se o contrário, o que põe por terra muitos dos argumentos relativos à qualidade de imagem dos quais a ATI se tem valido nos ultimos tempos. É esta a lição a retirar deste caso, ponham-se os paninhos quentes que se quiser, ambas as empresas puseram os pés na poça...
 
SilveRRIng disse:
Pelo que tenho visto de utilizadores que possuiram quer FX quer Radeons as diferenças de IQ não são assim tantas. Só em testes com imagens paradas foi possível notar essas diferenças e com testes de qualidade específicos. Isto é algo que tem e deve ser feito, mas não significa que sejam tão notórios na "vida real". É isto que se tem que apurar.

Sim, mas atenção que os primeiros ForceWare 5x.xx (e anteriores) davam uma qualidade de imagem paupérrima comparada com a da ATI. Ainda bem para os utilizadores da nVidia que isso mudou, mas ainda demoraram muito tempo a melhorar (mesmo que só se comece a contar desde o lançamento do R300)!
 
Mas alguem ja conseguiu ver se o que eles fizeram foi um filtro trilinear optimizado, ou um filtro optimizado que usa bilinear e trilinear para ganhar fps?
A minha duvida continua a ser esta pq ao fim de tanta discussão fico na mesma, e se no fundo aquilo continua a ser trilinear não há nada para discutir.

A nvidia quando fez o brilinear, notava-se na IQ e foi facil de demonstrar que o que estava a acontecer.

A ati afirmou que isto so acontece nas 360 e 420, pq os outros chips não tem a capacidade para usar esta tecnica, das duas uma ou neste caso a IQ sofria, ou não havia ganhos de velocidade. Também já pensei que como as r300 e r350 existem em maior quantidade seria mais facilmente detectado qq problema com a IQ, mas como ja faz uma semana e ninguem chegou lá... aposto mais nas outras duas.

No geral acho que o marketing na ati meteu a pata na poça e perdeu uma boa oportunidade de fazer a isto o que fez com o temporal AA. Fico mais irritado com pdf´s a tentar "educar" as pessoas do que com isto em si.
 
Na minha opinião isso nunca foi detectado nas RV360 pq a optimização só entra em acção quando a quality nas opções do driver não está no maximo. Alguem encontra uma review que não use a quality no máximo?
Na X800 a optimização está activa sempre.

Pelo que vi, não piora a qualidade do IQ. Pelo menos até agora ninguem provou nada e pelos screens que andam aí a diferença é quase nula.
Quanto à nVidia, é uma questão dos reviewers considerarem este caso.
Será justo ou não fazer enable do brilinear da nVidia?
 
"wild_neo
Do you think that you still can compare the benchmarks with other brands, even if you use that different approach (non-equivalent technique)?

Andy/Raja
We've answered this, and yes, we feel we can compare ourselves to any brand, as we believe our quality and performance are higher. Perhaps at times we should be upset about people comparing us to lower quality implementations :-)"

haahahah

so true

http://www.ati.com/online/chat/
 
Axo q o unico erro deles foi nao terem logo divulgado este método, pq se produz a mm qualidade de imagem e eh mais performante... entao nao deviam ser crucificados, mas sim elogiados :)
Mas nao me comparem isto com a nvidia, sff... afinal, nao foi a nvidia q simplesmente mudava o trilinear para bilinear sem q o user soubesse ou pudesse controlar? dass...
Prontos, caiam la em cima da ATI, o q me interessa mais eh q encontraram uma maneira de aumentar a performance sem sacrificar IQ... ao contrario de certas outras marcas... :004:
 
Ou seja, quando a nVidia mentiu caiu-lhe tudo em cima: "Não gosto que me enganem, blah, blah, a nVidia é mentirosa, blah, blah".

Agora a ATI faz o mesmo e é desmascarada:

"Coitadinhos, eles fazem isto para o nosso bem, deviamos bater palmas."


Acho que a ATI já está a deixar o ego subir-lhe à cabeça. Andam com um discurso demasiado arrogante para o meu gosto:

"He he he, por amor de Deus, então agora querem-nos comparar com produtos de inferior qualidade? Que ofensa, desculpem lá..."
 
De acordo.... a Ati k meta os pesinhos no xao... e lembre-se do k aconteceu á nvidia kuando eles lançaram a 9700 pro... Temus um infinito mercado de graficas pela frente (espero eu) e os papeis vao-se inverter muitas vezes... Kem está na mó de cima pode rapidamente mandar um trambulhao ká pra baixo .. :-D
 
Back
Topo