ATi makes a “Cool” move

SilveRRIng

Power Member
Parece que a ATI, excepto quando especificamente solicitado, deixará de incluir os coolers nas placas para os seus AIB. Passam a deixar os seus parceiros escolher que cooling utilizar.

ATi has just made a very cool decision regarding their AIB partners. They have chosen to stop adding their stock coolers to some of their regular shipments to AIB’s. They will still provide them if AIB’s choose to use them, but default shipments will not contain coolers. This could very well be a win-win scenario for everyone. ATi will possibly be able to sell the cards at a lower price to AIB’s, and maybe even make a little profit. This will in turn encourage ATi’s partners to get more creative with their cooling systems with this added freedom. And that will give consumers more choices, better cooling and added headroom for overclocking. It is unknown whether this will influence prices in a negative way.

logo515.jpg


Fonte


À partida parece-me uma decisão interessante. É certo e sabido que os stock coolers nunca foram grande espingarda. Por outro lado deixa de haver uma "referência minima", o que pode trazer alguns problemas. Esperemos que os fabricantes testem bem as soluções que arranjarem, mas como é do interesse deles, é de esperar que assim seja.

Apenas a titulo de exemplo. Trocando o stock cooler da minha x1800xt para um AC X2, passei de 63/81 (idle/load) para 51/65. São coolers certamente bem mais baratos, silenciosos e eficientes do que os "bulky" stock coolers.
 
estes coolers de 2 andares que a ATI tem estado a usar em placas de gama alta, de facto não são grande espingarda. são em cobre, mas tenho a sensação que a fan podia fazer melhor serviço que o que faz com esta arquitectura.
ainda assim, as gamas altas, muito possivelmente vão ser aquelas em que os fabricantes vão apostar mais em por um cooling como deve ser, com heatpipes, fan(s) de dimensões grandes, muito cobre e isso...
mas em placas de gama baixa, os fabricantes por vezes costumam por coolers fracos de mais, tenho medo de algumas soluções passivas que possam vir a surgir com as x1600 e isso...
ja não era a 1ª vez que gente se ia queimar a serio nos coolers (lembro-me agora de algumas fx5200 com cooler passivo, que eram um caso serio de sobreaquecimento)
 
olha... tá giro!

gostei.


esse modelo de cooler que a Ati tem utilizado, é de facto muito mau. par além da já conhecida má prestação faz um ruido muito desgradável.
 
Última edição:
Eu não percebo este stock cooler da ATI x1800 e x1900... É um grande matacão e pesa 5 toneladas, é bem mais pesado que o Zalman VF 900 cu e este dá um banho!

Resolvi abrir aquela coisa e tipo... O cobre é do melhor, até brilhava as alhetas e surpresa, aquilo tem 2 heat pipes lá dentro! pensava que não tinha! A parte que entra em contacto com o GPU é que podia estár mais polido...

A base do cooler que está em contacto com as memórias utiliza um alumínio do mais ranhoso que há, parece mais um plástico que metal propiamente dito... Nem sei se aquilo é capaz de dissipar bem o calor das memórias... E não existe nenhum contacto termico do "miolo" de cobre com o alumínio, apenas fica preso por 4 parafusos!

E por fim, a ventoinha, até 25% não se ouve, mas o ar movido é uma miséria, a 100% manda uma ventania, mas o ruido, bem, é como ter um aspirador dentro do PC :D VVRUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM
 
Última edição:
Esse nem é do pior que há na ATI.
Este chegou na X1800 XL e pelos vistos vai continuar na X1900 GT:

ati-radeon-x1800-xl.jpg




É certo que existe uma versão mais silenciosa, mas é muito rara:

Sapphire_X1800XL_PCIE.jpg




O mais engraçado é que o cooler das Geforce 7800 GTX 512/7900 GTX/QuadroFX 4500 é mais leve do que o das ATI X1800 XT/X1900 XT/XTX, apesar de ser bem mais silencioso e eficaz.
 
Última edição:
a colocação da ventoinha não é de todo a ideal. ela faz basqueiro a altas rotações, mas faz muito mais esforço que o que seria necessario para mover a mesma quantidade de ar de forma eficiente.
ela aspira o ar vindo de baixo, mas as pás não têm o desenho mais indicado para aspirar ar de um nivel abaixo.
as pás têm o desenho indicado para mandar o ar para a "conduta" de exaustão, e é apenas por uma consequencia dessa exaustão que o ar é aspirado.
basicamente não havia nenhum desenho de ventoinha a resolver este problema. é um problema de concepção do cooler.
por mais cobre que aquilo possa ter, se não tiver um airflow eficiente n vale de grande coisa.
e arrefecer por aspiração é pessimo (ainda para mais quando se aspira o ar quente de dentro da caixa). um arrefecimento eficiente tem que ser a soprar ar.

ciou-se foi a ideia que se a grafica aspirar o ar quente de dentro da caixa, é uma coisa muito boa, mas na verdade é tudo peta.

o zalman com metade da energia e com menos cobre, consegue fazer um trabalho mais eficiente.
 
Os coolers destas ultimas ATI's são realmente uma miséria, lá alguma falha grave têm... Ou então as pessoas são demasiado esquisitas com o barulho... A Galaxy já tem vários modelos de gráficas ATI com um cooler exactamente igual ao VF700... Logo é apenas uma questão de se tornar normal isso começar a acontecer...
 
Talvez entao seja uma má noticia para os fabricantes de coolers como a Zalman?
Ou sera que os AIB's vão fazer contratos com empresas de cooling?
 
blastarr disse:
O mais engraçado é que o cooler das Geforce 7800 GTX 512/7900 GTX/QuadroFX 4500 é mais leve do que o das ATI X1800 XT/X1900 XT/XTX, apesar de ser bem mais silencioso e eficaz.

x1900gt_noise_5cm.gif


As Nvidias n são assim tão silenciosas, o problema n é o cooler, é mais o calor k estas graficas geram, mas isso deve melhorar no próximo shrink, k sai em setembro.
 
Hmm, como é que explicas que o da GTX seja mais silencioso k o da GT ? Sendo o mesmo core, com mais voltagem ?

E... Raramente vejo alguém queixar-se do ruido das 7900, mas das X1800/X1900 é das primeiras coisas que se houve, é estranho para mim...

(A minha 6800GS fazia um basqueiral do crl isso é verdade...)
 
A minha ATI faz um basqueiro desgraçado.
É a unica coisa que se ouve no meu pc e é um barulho desgraçado.
O que será que posso fazer para a silenciar sem ter de recorrer ao WC?
O VANTEC ICEBERQ 4 da loja das águas será silencioso? ;)
 
Que marca é a tua ? Tenho aqui uma 9600Pro que não se ouve, nem a 2D nem a 3D, não se ouve MESMO...

De qq maneira essas gráficas talvez mereçam um VF700Alcu não ? Isso também é relativamente barato... E é bastante melhor k o Vantec...
 
Zar0n disse:
x1900gt_noise_5cm.gif


As Nvidias n são assim tão silenciosas, o problema n é o cooler, é mais o calor k estas graficas geram, mas isso deve melhorar no próximo shrink, k sai em setembro.


tenho duas 7900GT e n as axo assim tão barulhentas... em comparação uma ati que vi na casa do steelballzz que fazia mais basqueiro as minhas duas 7900 juntas...

acho que esse gráfico está um tanto ou quanto manipulado :rolleyes:
 
Seria interessante se os fabricantes disponibilizassem algumas placas mesmo sem cooling nenhum de modo a baixar o preço e davam ao cliente uma maior facilidade na implementação de cooling personalizado. Uma espécie de "Overclockers Edition" ou assim....
 
Passarinhuu disse:
Seria interessante se os fabricantes disponibilizassem algumas placas mesmo sem cooling nenhum de modo a baixar o preço e davam ao cliente uma maior facilidade na implementação de cooling personalizado. Uma espécie de "Overclockers Edition" ou assim....

Acho que nesse caso não te podiam dar garantia alguma na grafica :Winkani:
 
Zar0n disse:
x1900gt_noise_5cm.gif


As Nvidias n são assim tão silenciosas, o problema n é o cooler, é mais o calor k estas graficas geram, mas isso deve melhorar no próximo shrink, k sai em setembro.

acima de 40db, acho que se podem considerar todas elas barulhentas,
mas ninguém tinha falado do barulho das nVidia até aí. apenas se tinha constatado que o cooler das ATi não era grande espingarda. e não é so o core que gera muito calor, é mesmo o cooler que é mau.
 
Última edição:
God_Lx disse:
Que marca é a tua ? Tenho aqui uma 9600Pro que não se ouve, nem a 2D nem a 3D, não se ouve MESMO...

De qq maneira essas gráficas talvez mereçam um VF700Alcu não ? Isso também é relativamente barato... E é bastante melhor k o Vantec...
GeCube... Tava nas sys specs :x2:
A minha faz mesmo muito barulho para o que tou habituado. Á noite não gosto de dormir com esse barulho irritante. >(
 
Back
Topo