1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ati Mobility Radeon 9600, slowdowns esporádicos

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por snuffrape, 14 de Janeiro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 1560)

1. Boas!

Sou um utilizador novo e por isso ainda não tenho os specs aqui ao lado, mas hei-de os meter. entretanto, está aqui o mais importante: um portátil ASUS série A2000C/S com processador Intel Pentium 4 a 2800Mhz, 2x 256mb ram ddr pc2100 (133mhz) e motherboard sis 648fx. SO é Windows XP Professional SP2, directx 9.0c, e a placa gráfica é uma modesta ATI Mobility Radeon 9600. Como a ati não suporta muito as placas gráficas de portáteis e não permite instalar os drivers originais, segui os tutorias básicos espalhados na net para aplicar um patch ao driver catalyst genérico que permite que seja instalado nos portáteis.

O problema é que quando corro um jogo/aplicação 3d, está tudo 5 estrelas até que a placa parece morrer (ou quase) e apanho fps que não ultrapassam os 10. O problema não é de entrar numa cena com mais detalhes nem haver um surto de acção. O evento é esporádico, dura cerca de 15-30 segundos e depois tudo volta ao normal.
    Num exemplo prático, o jogo half life 2 corre regra geral entre 20-30fps a 1024*768 com settings muito reduzidos (mas dá para jogar =p), e sem qualquer aparente evento ou explosão ou mesmo adição de novos elementos, o framerate desce para 2-5fps durante alguns segundos, e volta ao normal, mais uma vez sem qualquer redução de detalhe no jogo.

Já joguei em windowed com o task manager aberto ao lado para ver se era algum processo que inteferisse com o uso do computador, mas durante estas reduções o processo hl2.exe mantém-se a puxar o mesmo pelo computador. Não há alteração nos outros processos, nem aparece nenhum novo.

Nota aparte, experimentei fazer overclock à placa gráfica com o ATI Tray Tool, aumentando core e memory clocks em 19%, o que quase me duplicou os fps em jogo, mas o problema mantém-se, e nem o overclock impede que durante os "crashs" o jogo reduza para 2-5fps.

Alguém tem alguma ideia do que se possa estar a passar? =s
    E, já agora, sabem se existe algum programa que meça em tempo real quanto é que um programa está a puxar pela placa gráfica, tal como o task manager faz pelo processador? Talvez conseguisse tirar algumas conclusões daí =p

Desde já agradecido pela resposta =)

Cumprimentos,
    snuffrape

2. Juzhan

Juzhan Power Member

Como podes ver pela minha assinatura tenho um portatil semelhante ao teu.
    1º - No site da ATI há drivers para as "nossas gráficas"
    .. mas isto não te deve resolver o problema!

Com o meu portatil passava-se o mesmo!!

Eu notava esses "slowdowns" quando as ventoinhas ligavam todas!!!
    Ficava com a sensação que não haveria alimentação suficiente para a board de modo a que esta alimentasse convenientemente todos os componentes, quando as ventoinhas estavam todas a trabalhar.

Após muito matar a cabeça... decidi abrir o portatil, trocar todas as massas termicas e fazer uma limpeza, de modo a tentar evitar temps. tão elevadas para que este nunca precisasse de todas as ventoinhas...Apesar de melhorias o problema continuava!

Foi então que decidi fazer uma base refrigeradora com 3 ventoinhas para o "bicho". Alimentei a base com um transformador externo (dakels k se compram nos chineses) e os slowdowns desapareceram em 90%.

Há uns tempos decidi fazer um upgrade ao meu HTPC e troquei o CPU 3.0 do portatil pelo 2.4 que tinha no HTPC (ambos sckt 478) e foi a partir desse momento que os slowdowns desapareceram de vez. Sinceramente nem notei grande diferença de performance nos jogos que jogo (CSS, PES2008, WOW, etc..) com a troca de CPU.

Como o CPU 2.4 deve aquecer menos e talvez consumir menos energia... o pc aquece menos e não necessita de tanta refrigeração..

Como te digo, nunca chegeui a ter certezas do problema, mas com uma base de aluminio refrigerada, uma limpeza ao portatil e um CPU mais "fresco" o problema desapareceu de vez!

Quando comprei o portatil não tinha slowdowns, mas também os jogos puxavam menos por este...

3. Obrigado pela (incrivelmente) completa resposta :D

Hei-de tentar então esse sistema de ventoinhas (e se calhar ate puxar um bocado mais pelo overclock, já que estamos frescos). Agora o meu problema é que depois de ter aberto o computador e separado (quase) todos os componentes para fazer uma limpeza geral (camadas de pó nos heatsinks, desde 2003), o bicho não liga... Dá uma luzinha, liga a ventoinha e desliga meio segundo mal começa. Se calhar é algum componente que não liguei bem, se calhar é algum parfuso mal apertado... Ou se calhar tem a ver com os 4 parafusos que me sobraram depois de ter montado tudo... Em qualquer caso, em último recurso levo a alguém que entenda mais daquilo para mo por normal outra vez :P

Obrigado pela ajuda! :D

Cumprimentos,
    snuffrape

P.S.: Para quem tiver um portátil série ASUS A2000 como eu e estiver interessado em abri-lo (troca de memórias, etc), encontrei <a href="http://ec.synnex.com/sb/docs/A2H-Chapter%2004-v1.1.pdf">aqui</a> um pdf detalhado sobre os componentes do portátil.

Partilhar esta Página