1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica ATI officially "optimize" catalyst for Furmark, making it run slower

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por PT_kamikaze, 27 de Agosto de 2008. (Respostas: 60; Visualizações: 4155)

  1. PT_kamikaze

    PT_kamikaze Power Member

    fonte:expreview

    andava ja a algum tempo a ver estes desenvolvimentos acerca dos problemas que as hd4800
    porque estava a pensar em ir buscar uma hd4870 pcs+ que me parecia uma boa aposta por ter um cooler aftermarket mas parece que é ainda pior
    estava a espera que a ati lança-se uma solução que resolve-se o problema mas na minha opinião esta nao foi a melhor...
     
    Última edição: 27 de Agosto de 2008
  2. Crusher

    Crusher Power Member

    Dizem no título que a ATI oficialmente está a "optimizar" o benchmark, e eu não estou a ver onde anda a resposta oficial da ATI no artigo.

    Mas em todo o caso cheira mesmo a truque para as HD4850 não arderem. Será que com a HD4870 acontece a mesma coisa?

    Duas coisas. O consumo subir pouco para a performance que se obtém depois de mudar o nome do executável e depois o Quake Wars obter aquela subida que ao meu ver é exagerada já que em todas as reviews que vi, o jogo no geral aparenta ser bastante limitado pelo CPU, e tanto mais pela resolução em que correram o jogo.
     
  3. lohka_86

    lohka_86 Banido

    Acaba por ser normal este tipo de acontecimentos. Todas as empresas puxam a brasa à sua sardinha e a ATI não é excepção.

    Que sirva para os fanboys se calarem um pouco.
     
  4. Crusher

    Crusher Power Member

    Normal não será bem este caso. É a primeira vez que vejo o propósito de uma empresa nos seus drivers, fazer com que a placa produza menos performance de modo a baixar a temperatura da placa gráfica. Para mim isto é uma novidade.

    Antes disto foi sempre no sentido de que ao mudar o nome do executável fazia subir a performance na aplicação. Estou a lembrar-me do Quack (Quake3) com a ATI 8500 assim como as histórias da Nvidia em torno do 3DMark 2003.

    Eu acredito que ambos continuam a usar o mesmo tipo de esquema (apesar dos anos que têm este truque) para subir resultados em alguns benchmarks ou timedemos, mas sem que isso provoque alguma anomalia visual.

    EDIT: Mas já agora gostava de saber se só acontece com estas duas aplicações. Com o Crysis será que acontece o mesmo?

    Vejamos que isto é mesmo contraditório. Seja Nvidia seja ATI, ambos têm o interesse de obter mais performance de modo a vender mais, mas neste caso e depois de mudar o nome do executável a performance sobe que é uma coisa "estúpida" provocando também a subida das temperaturas, temperaturas essas que já começam a cheirar a queimado.

    Daí ter perguntado se por acaso acontecerá o mesmo com uma HD4870 que têm um dissipador bem melhor.
     
    Última edição: 27 de Agosto de 2008
  5. lohka_86

    lohka_86 Banido

    Neste aspecto, penso que só alguém disposto a experimentar poderia dizer algo. o facto é que ambos furmark e ETQW são aplicações que correm sobre OpenGL, logo a "optimização" poderá não ter efeito em aplicações que corram sobre DirectX.
     
  6. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Mas se calarem do quê? O que é que é normal? O teu comentário não faz sentido nenhum!
     
  7. lohka_86

    lohka_86 Banido

    Não faz porque não me conheces, se conhecesses fazia mais que sentido ;)

    O que quero dizer é que o pessoal pro-ATI critica sempre a nVidia devido às suas estratégias menos morais, e então para eles o lançamento das HD48xx foi tipo Jesus vir à terra.

    Isto que sirva para eles se lembrarem que os telhados de vidro existem.
     
  8. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Conheço os teus posts, nvidia fanboy em todo o lado. :P

    Mas "isto" o quê? Limitar a performance de um benchmark sintético para prevenir que a placa queime? Ou está a escapar-me alguma coisa?
     
  9. vasco fernandes

    vasco fernandes [email protected] Member

    Pois aquecem.... mas até agora nunca vi nenhuma a queimar !!
     
  10. cL!cK

    cL!cK Power Member

    De facto é estranho..será que a própria ATI tem assim TÃO pouca confiança nos seus stock coolers?? Omg :eek:

    Acho que é a 1ª vez que vejo uma estratégia deste género no mercado das gráficas, limitar a performance de uma gráfica num determinado programa, big LOL

    Tou pa ver que desculpa é que a ATI vai dar :P
     
  11. Boobaloo

    Boobaloo Power Member

    Será que entendi bem, a ATI anda a diminuir a performance de propósito com novos drivers?
    Isto poderá significar que detectaram algum problema com as temperaturas do GPU...não me parece nada bom sinal.

    Vamos ver se não vamos ter o problema que a Nvidia teve nos laptops, agora para os lados da ATI...
     
  12. TheBigTwo

    TheBigTwo Power Member

    Eu acho é que com isto a ATI quer provar que está a ir na direcção oposta a nVidia, melhor performance nos jogos e pior nos benchmarks ao contrário na nVidia que faz drivers para obter bons resultados nos benchmarks remetendos os fps nos jogos para 2.º plano.
     
  13. Ricardo C.

    Ricardo C. Power Member

    Para mim os benchmarks pouco interessam! O que interessa é os jogos, para que raio quero eu saber de benchmarks, não os vou andar a jogar e cada vez menos servem para ver a perfomace da placa gráfica, para mim são só numeros lol.
     
  14. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Epá que disparate. Apenas viram que não é nada boa ideia deixar as placas atingir 103,5º C com um benchmark que caso deixado em loop ainda rebenta com o core da gráfica, e RMA com ela.
    Cá para mim o Furmark usa funções da placa que raramente se usa em outras aplicações ou jogos e consegue aquecer a placa toda, especialmente o core.
     
  15. Boobaloo

    Boobaloo Power Member

    Espero que tenhas razão, se as placas começassem a queimar era muito mau :P...
     
  16. PT_kamikaze

    PT_kamikaze Power Member


    sim tambem acontece nas hd4870, é pior nas versões com coolers aftermarket em que as placas chegam mesmo a desligar ja se chegou a conclusão que o problema esta nos vrms nestas placas aquecerem em demasia por nao cooling suficiente

    por favor nao se começem a atacar com essas cenas de "tu es fan boy" e etc vai acabar por fazer fechar o topico e acabam por perder todos com isso "as always"...
     
  17. lohka_86

    lohka_86 Banido

    Uma coisa é ser nvidia fanboy, outra é lutar contra a desinformação que os fanboys da ATI insistem em passar.
     
  18. CHuico

    CHuico Power Member

    Finalmente alguma acção sensata.

    Já era altura de descredibilizar estes benchmarks sem fundamento, pelos quais se vendem e se jura por novo hardware.

    A ATi a revelar mais uma vez a grande maturidade que tem no mercado do gpu. É claro que eles é que fornecem os militares no que toca a chips gráficos. O mercado da guerra sendo o mais exigente e adulto de todos, recorre aos melhores a nível de fiabilidade.

    Esta atitude da ATi segue a linha de novas maneiras de pensar que se teem visto em certos sites de entusiastas, em que se começa a exigir numeros para avaliar o jogo quando o jogamos e não quando se corre o benchmark embutido nele, onde se faz muita batota...

    Já era altura que uma empresa de software, extremamente inútil, fosse apontada do dedo pelos "adultos" da indústria.


    Cumps
     
  19. lohka_86

    lohka_86 Banido

    Sinceramente, se o Software faz o que é devido fazer, puxar ao máximo o GPU, qual é o problema? Se as placas morrem devido a estarem a 100%, o problema é de quem faz o software? Por favor, vamos a ter dois dedinhos de testa e ver as coisas como elas são...

    Os fabricantes de GPUs já cá andam há muito tempo, e se os seus GPUs atingem temperaturas elevadas com um determinado software, o hardware é que tem de aguentar com essa carga, não o software!

    Imagina que agora a Intel lnaçava um "fix" que fazia com que os seus CPUs funcionassem a apenas 1,6ghz no prime95, Orthos, IntelburnTest, etc... Bem fresquinhos, hã?

    O cerne da questão é: nenhum software pode ser capaz de danificar o hardware, e se o hardware é danificado pelo software, a culpa é do fabricante de hardware que lançou para o mercado um produto deficiente. Ponto final, isto server para qualquer fabricante.

    Ora, se a ATI estava a deparar-se com problemas no Furmark, não deveria adulterar a sua performance em ordem de ter melhores temperaturas; devria, sim melhorar o cooling ou o perfil da fan. Quem não consegue entender isto, que tire a venda vermelha, por favor...
     
  20. CHuico

    CHuico Power Member

    ...
     
    Última edição: 28 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página